APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moulin, Mirene Fonseca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1039
Resumo: O gênero de divulgação científica (DC) tem relevância social por ser o mais lido e discutido dentro e fora da escola. Contribui para a formação científica do aluno por trazer a linguagem da ciência e a observação do real com os avanços científicos e tecnológicos. No entanto, é um gênero pouco estudado e explorado pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Em torno dessa problemática, surgiram as questões: Quando o professor explora sistematicamente e enfaticamente o gênero de DC, isso traz repercussões importantes na produção escrita dos alunos? Como essa aprendizagem se evidencia nas produções escritas do gênero DC? Como se expressam nas produções do aluno as categorias bakhtinianas: unidade temática, estilo e construção composicional? Definiou-se por objetivo geral analisar a aprendizagem do gênero de DC expressa em produções escritas produzidas por um aluno de uma escola pública do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: 1) analisar nos gêneros de DC apresentados nas atividades didáticas, as características linguísticas e discursivas que compõem esse gênero 2) reconhecer nessa produção as principais características que compõem esse gênero; 3) examinar a compreensão das leituras realizadas; 4) analisar as produções a partir dos três elementos que constituem o gênero discursivo, descritos por Bakhtin (2003): conteúdo temático, estilo e construção composicional. Fundamentou-se no referencial teórico histórico-cultural representado, principalmente, por Bakhtin (1995, 2003) e Vygotsky (1987, 1988, 2000). Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública, em Goiânia - Goiás, no 4° e 5° anos do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Selecionaram-se para análise as produções escritas de um aluno relativas ao gênero de DC. A investigação qualitativa, de caráter longitudinal, realizou-se em duas fases e com organização da coletânea de exemplares do discurso escrito elaborado pelo aluno durante a atividade escolar, em ambas as fases. Constatou-se que o trabalho sistemático, significativo e contextualizado com o gênero de DC em sala de aula é uma ferramenta eficaz que beneficia a compreensão histórica dos conhecimentos e repercute favoravelmente no processo de escolarização relacionado à leitura e à escrita.
id PUC_GO_2e5584635f3dd84cdac77976cf5957df
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1039
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALaprendizagemdivulgação científicaprodução escritaanos iniciaisensino de Línguaearningscientific communicationwritingearly yearsteaching Portuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO gênero de divulgação científica (DC) tem relevância social por ser o mais lido e discutido dentro e fora da escola. Contribui para a formação científica do aluno por trazer a linguagem da ciência e a observação do real com os avanços científicos e tecnológicos. No entanto, é um gênero pouco estudado e explorado pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Em torno dessa problemática, surgiram as questões: Quando o professor explora sistematicamente e enfaticamente o gênero de DC, isso traz repercussões importantes na produção escrita dos alunos? Como essa aprendizagem se evidencia nas produções escritas do gênero DC? Como se expressam nas produções do aluno as categorias bakhtinianas: unidade temática, estilo e construção composicional? Definiou-se por objetivo geral analisar a aprendizagem do gênero de DC expressa em produções escritas produzidas por um aluno de uma escola pública do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: 1) analisar nos gêneros de DC apresentados nas atividades didáticas, as características linguísticas e discursivas que compõem esse gênero 2) reconhecer nessa produção as principais características que compõem esse gênero; 3) examinar a compreensão das leituras realizadas; 4) analisar as produções a partir dos três elementos que constituem o gênero discursivo, descritos por Bakhtin (2003): conteúdo temático, estilo e construção composicional. Fundamentou-se no referencial teórico histórico-cultural representado, principalmente, por Bakhtin (1995, 2003) e Vygotsky (1987, 1988, 2000). Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública, em Goiânia - Goiás, no 4° e 5° anos do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Selecionaram-se para análise as produções escritas de um aluno relativas ao gênero de DC. A investigação qualitativa, de caráter longitudinal, realizou-se em duas fases e com organização da coletânea de exemplares do discurso escrito elaborado pelo aluno durante a atividade escolar, em ambas as fases. Constatou-se que o trabalho sistemático, significativo e contextualizado com o gênero de DC em sala de aula é uma ferramenta eficaz que beneficia a compreensão histórica dos conhecimentos e repercute favoravelmente no processo de escolarização relacionado à leitura e à escrita.The scientific communication (SC) genre is socially relevant because it is the most widely read and discussed genre in and outside the school. It is also important for the scientific formation of students because it brings the language of science and observation of the real, along with its scientific and technological advances. However, it is a genre which is little studied or explored by teachers in the early years of elementary school. Because of this, certain questions have arisen: when the teacher emphatically and systematically explores the SC genre, does it have a significant impact on a students written production? How is this learning shown in written productions of the SC genre? How are the Bakhtinian categories thematic unity, style and compositional construction expressed in the student's productions? It was defined as general aim of this study the analysis of the learning of the SC genre expressed in the written productions of a public, elementary school student. The specific objectives were: 1) to analyze the genre s linguistic and discursive features, through didactic activities; 2) to recognize the main characteristics which make up the SC genre in this production; 3) to examine the comprehension of the readings done; and, 4) to analyze the productions based on the three elements which constitute the discursive genre, as described by Bakhtin: thematic content, style and compositional construction. It was based on the historical and cultural referential represented mainly by Bakhtin (1995, 2003) and Vygotsky (1987, 1988, 2000). The research took place in a public school in Goiânia, Goiás, in the 4th and 5th years of elementary education in Portuguese language classes. A student s written production in relation to the SC genre was selected for analysis. The qualitative research, of a longitudinal nature, was undertaken and organizing the collection of copies of written discourse produced by students during school activities, in both two phases. It was found that the significant, systematic and contextualized work with the SC genre in the classroom is an effective tool which promotes a better historical understanding of knowledge and impacts positively on the educational process in relation to reading and writing.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Fernandes, Eliane Marquez da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/6909779518031618Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Moulin, Mirene Fonseca2016-07-27T13:52:28Z2012-05-232011-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOULIN, Mirene Fonseca. APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. 274 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-07-28T05:20:17Zoai:ambar:tede/1039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-07-28T05:20:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Moulin, Mirene Fonseca
aprendizagem
divulgação científica
produção escrita
anos iniciais
ensino de Língua
earning
scientific communication
writing
early years
teaching Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Moulin, Mirene Fonseca
author_facet Moulin, Mirene Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Zanata, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
dc.contributor.author.fl_str_mv Moulin, Mirene Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
divulgação científica
produção escrita
anos iniciais
ensino de Língua
earning
scientific communication
writing
early years
teaching Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic aprendizagem
divulgação científica
produção escrita
anos iniciais
ensino de Língua
earning
scientific communication
writing
early years
teaching Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O gênero de divulgação científica (DC) tem relevância social por ser o mais lido e discutido dentro e fora da escola. Contribui para a formação científica do aluno por trazer a linguagem da ciência e a observação do real com os avanços científicos e tecnológicos. No entanto, é um gênero pouco estudado e explorado pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Em torno dessa problemática, surgiram as questões: Quando o professor explora sistematicamente e enfaticamente o gênero de DC, isso traz repercussões importantes na produção escrita dos alunos? Como essa aprendizagem se evidencia nas produções escritas do gênero DC? Como se expressam nas produções do aluno as categorias bakhtinianas: unidade temática, estilo e construção composicional? Definiou-se por objetivo geral analisar a aprendizagem do gênero de DC expressa em produções escritas produzidas por um aluno de uma escola pública do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: 1) analisar nos gêneros de DC apresentados nas atividades didáticas, as características linguísticas e discursivas que compõem esse gênero 2) reconhecer nessa produção as principais características que compõem esse gênero; 3) examinar a compreensão das leituras realizadas; 4) analisar as produções a partir dos três elementos que constituem o gênero discursivo, descritos por Bakhtin (2003): conteúdo temático, estilo e construção composicional. Fundamentou-se no referencial teórico histórico-cultural representado, principalmente, por Bakhtin (1995, 2003) e Vygotsky (1987, 1988, 2000). Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública, em Goiânia - Goiás, no 4° e 5° anos do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Selecionaram-se para análise as produções escritas de um aluno relativas ao gênero de DC. A investigação qualitativa, de caráter longitudinal, realizou-se em duas fases e com organização da coletânea de exemplares do discurso escrito elaborado pelo aluno durante a atividade escolar, em ambas as fases. Constatou-se que o trabalho sistemático, significativo e contextualizado com o gênero de DC em sala de aula é uma ferramenta eficaz que beneficia a compreensão histórica dos conhecimentos e repercute favoravelmente no processo de escolarização relacionado à leitura e à escrita.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-30
2012-05-23
2016-07-27T13:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOULIN, Mirene Fonseca. APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. 274 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1039
identifier_str_mv MOULIN, Mirene Fonseca. APRENDIZAGEM DO GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. 274 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1791080044070699008