INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loures, Patricia Marcelina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1062
Resumo: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa, Educação Sociedade e Cultura. Propôsse inventariar determinadas manifestações culturais circunscritas no campo da religiosidade popular, na perpectiva de analisar suas práticas como mediadoras e possibilitadoras de formação humana, portanto, educação, no sentido preconizado pela LDBEN-1996. Esta noção ampliada de Educação incorporou sua realização em diferentes espaços sociais e não mais restritos ao escolar, sendo desnecessário abordá-la na dicotomia formal e informal, institucional ou não institucional. A diversidade de espaços culturais e sociais tornam-se legítimos. O lócus das manifestações analisadas, Benzeções, Rezas e Novenas, Folias e Congada, é o município de Nova Veneza- Goiás. Brasil, de colonização italiana e considerada como referência cultural significativa. Estas formas de expressão cultural encontram-se circunstanciadas nas manifestações religiosas populares que se organizam por meio de um calendário festivo cristão e que se repete a cada ano. A construção teórica privilegiou as contribuições de Durkheim (1977), Bourdieu (1980, 1989, 2008), Brandão (1983, 1986, 1996, 2007), Pereira e Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), dentre outros. Delineado com uma metodologia qualitativa-etnográfica, foram utilizados os procedimentos da observação não participante e participante, registros fotográficos, documentos técnicos e históricos, filmagens e entrevistas autorizadas pelos seus protagonistas. Todas as manifestações culturais inventariadas revelaram, por meio de seus rituais religiososeducativos, uma infinidade de bens simbólicos e saberes, os quais são transmitidos culturalmente pelas gerações adultas sobre as novas, tal como preconiza Durkheim em seu conceito de educação como processo socializador. Na estruturação das manifestações culturais/práticas/ritos e rituais há uma hierarquização entre aquele que detém os saberes/poderes legítimos e os demais, crianças e jovens, em especial tornamse aprendizes, processo este que ocorre sem maiores formalidades. A análise do inventário à luz das referências teóricas possibilitou-nos revelar e apreender os sentidos educativos que estas práticas transmitem. A partir de alguns indicadores foi possível comprovar que a Educação como processo de formação humana desenvolve-se nos espaços sociais das manifestações culturais definidas nos limites desta investigação.
id PUC_GO_b7295e40a50e375e96e1d3786494a8b2
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1062
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.EducaçãoManifestações CulturaisReligiosidadeCrençasEducationCultural EventsReligiousnessBeliefsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa, Educação Sociedade e Cultura. Propôsse inventariar determinadas manifestações culturais circunscritas no campo da religiosidade popular, na perpectiva de analisar suas práticas como mediadoras e possibilitadoras de formação humana, portanto, educação, no sentido preconizado pela LDBEN-1996. Esta noção ampliada de Educação incorporou sua realização em diferentes espaços sociais e não mais restritos ao escolar, sendo desnecessário abordá-la na dicotomia formal e informal, institucional ou não institucional. A diversidade de espaços culturais e sociais tornam-se legítimos. O lócus das manifestações analisadas, Benzeções, Rezas e Novenas, Folias e Congada, é o município de Nova Veneza- Goiás. Brasil, de colonização italiana e considerada como referência cultural significativa. Estas formas de expressão cultural encontram-se circunstanciadas nas manifestações religiosas populares que se organizam por meio de um calendário festivo cristão e que se repete a cada ano. A construção teórica privilegiou as contribuições de Durkheim (1977), Bourdieu (1980, 1989, 2008), Brandão (1983, 1986, 1996, 2007), Pereira e Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), dentre outros. Delineado com uma metodologia qualitativa-etnográfica, foram utilizados os procedimentos da observação não participante e participante, registros fotográficos, documentos técnicos e históricos, filmagens e entrevistas autorizadas pelos seus protagonistas. Todas as manifestações culturais inventariadas revelaram, por meio de seus rituais religiososeducativos, uma infinidade de bens simbólicos e saberes, os quais são transmitidos culturalmente pelas gerações adultas sobre as novas, tal como preconiza Durkheim em seu conceito de educação como processo socializador. Na estruturação das manifestações culturais/práticas/ritos e rituais há uma hierarquização entre aquele que detém os saberes/poderes legítimos e os demais, crianças e jovens, em especial tornamse aprendizes, processo este que ocorre sem maiores formalidades. A análise do inventário à luz das referências teóricas possibilitou-nos revelar e apreender os sentidos educativos que estas práticas transmitem. A partir de alguns indicadores foi possível comprovar que a Educação como processo de formação humana desenvolve-se nos espaços sociais das manifestações culturais definidas nos limites desta investigação.This study is connected to the Research Line of Education, Society and Culture. It was proposed to document some cultural events in the popular religiosity field, aiming to analyze their practices as mediators and facilitators of human formation and so the education, as predicted by LDBEN-1996. This wide notion of Education has adopted it in different social areas not only to school, being unnecessary to link them to formal and informal dichotomy, institutional or non-institutional. Cultural and social diversity have become legitimate. Because of its cultural reference Nova Veneza city, an Italian colonization site in Goias, Brazil is the locus where Consecrating, Prayers, Novenas, Congada and Folias events take place. These cultural expression ways are showed in popular religious events organized on a Christian festival calendar which happens every year. The theoretical construction used Durkheim (1977), Bourdieu (1980,1989, 2008), Brandão (1983,1986, 1996, 2007), Pereira and Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), among others as contributions. This article was designed over an ethnographic qualitative methodology, participant and non-participant observation procedures were also used, pictures, technical and historical documents, filming and interviews authorized by its protagonists as well. All cultural events showed through their religious and educational rituals a wide knowledge and symbolism in goods which are culturally transmitted from older to younger generations as Durkheim predicted in his concept of education as a socializing process. In structuring cultural / practices / rites events and rituals there is a hierarchy between the one who holds the knowledge / power and children and young people who become learners in a non-formal process. The study and the theoretical references allowed us to reveal and understand how educational meanings that these practices pass on. It was possible to prove from some indicators that education as a human formation process develops in social cultural networks events defined within this investigation limits.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBaldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvBarrio, Juan Bernardino Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Loures, Patricia Marcelina2016-07-27T13:52:41Z2013-06-242012-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURES, Patricia Marcelina. INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:47:34Zoai:ambar:tede/1062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:47:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
title INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
spellingShingle INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
Loures, Patricia Marcelina
Educação
Manifestações Culturais
Religiosidade
Crenças
Education
Cultural Events
Religiousness
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
title_full INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
title_fullStr INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
title_full_unstemmed INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
title_sort INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
author Loures, Patricia Marcelina
author_facet Loures, Patricia Marcelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldino, José Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
Barrio, Juan Bernardino Marques
http://lattes.cnpq.br/6859482550702496
Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
http://lattes.cnpq.br/5736362178244406
dc.contributor.author.fl_str_mv Loures, Patricia Marcelina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Manifestações Culturais
Religiosidade
Crenças
Education
Cultural Events
Religiousness
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Manifestações Culturais
Religiosidade
Crenças
Education
Cultural Events
Religiousness
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa, Educação Sociedade e Cultura. Propôsse inventariar determinadas manifestações culturais circunscritas no campo da religiosidade popular, na perpectiva de analisar suas práticas como mediadoras e possibilitadoras de formação humana, portanto, educação, no sentido preconizado pela LDBEN-1996. Esta noção ampliada de Educação incorporou sua realização em diferentes espaços sociais e não mais restritos ao escolar, sendo desnecessário abordá-la na dicotomia formal e informal, institucional ou não institucional. A diversidade de espaços culturais e sociais tornam-se legítimos. O lócus das manifestações analisadas, Benzeções, Rezas e Novenas, Folias e Congada, é o município de Nova Veneza- Goiás. Brasil, de colonização italiana e considerada como referência cultural significativa. Estas formas de expressão cultural encontram-se circunstanciadas nas manifestações religiosas populares que se organizam por meio de um calendário festivo cristão e que se repete a cada ano. A construção teórica privilegiou as contribuições de Durkheim (1977), Bourdieu (1980, 1989, 2008), Brandão (1983, 1986, 1996, 2007), Pereira e Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), dentre outros. Delineado com uma metodologia qualitativa-etnográfica, foram utilizados os procedimentos da observação não participante e participante, registros fotográficos, documentos técnicos e históricos, filmagens e entrevistas autorizadas pelos seus protagonistas. Todas as manifestações culturais inventariadas revelaram, por meio de seus rituais religiososeducativos, uma infinidade de bens simbólicos e saberes, os quais são transmitidos culturalmente pelas gerações adultas sobre as novas, tal como preconiza Durkheim em seu conceito de educação como processo socializador. Na estruturação das manifestações culturais/práticas/ritos e rituais há uma hierarquização entre aquele que detém os saberes/poderes legítimos e os demais, crianças e jovens, em especial tornamse aprendizes, processo este que ocorre sem maiores formalidades. A análise do inventário à luz das referências teóricas possibilitou-nos revelar e apreender os sentidos educativos que estas práticas transmitem. A partir de alguns indicadores foi possível comprovar que a Educação como processo de formação humana desenvolve-se nos espaços sociais das manifestações culturais definidas nos limites desta investigação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-29
2013-06-24
2016-07-27T13:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURES, Patricia Marcelina. INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1062
identifier_str_mv LOURES, Patricia Marcelina. INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252566495232