A performatividade, voz e poesia em o rio e o cão sem plumas de João Cabral de Melo Neto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Maria Carrijo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3231
Resumo: Esta dissertação analisa os poemas O cão sem plumas (1950) e O rio (1953), de João Cabral de Melo Neto, na dimensão da temática, da poesia, da voz, do ritmo e da performance. O rio Capibaribe é o cenário dos dois poemas, cuja poética denuncia não só o estado do rio, mas também a situação de exclusão da população ribeirinha. População que viajou junto com o rio desde sua nascente no agreste pernambucano até a cidade do Recife. O sertão comprime-se em poucas páginas da vasta obra de João Cabral de Melo Neto. O rio Capibaribe de Cabral, situado na cidade de Recife, é O cão sem plumas e o Capibaribe que se faz gente para viajar do sertão até a cidade do Recife é O rio . Nesses poemas, um universo de turbulências metafóricas explora todos os cantos dos desajustes sociais com princípios na dicotomia vida morte. Cabral descortina a poesia da audácia e embrenha-se num lirismo particular, com sinais da poética medieval, nos parâmetros modernistas. São duas obras consideradas verdadeiras trilhas nos labirintos da arte (FERNANDES, 1983, p. 76).
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