Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640 |
Resumo: | Este estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizado |
id |
PUC_GO_ca29c1117cfa12cf090470f1df797070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4640 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadoraEducation as a practice of freedom and pedagogy of autonomy: Paulo Freire: for a humanizing educationEducação. Conhecimento. Intelectual. Paulo FreireEducation. Knowledge. Intellectual. Paulo FreireCiências Humanas: EducaçãoEste estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizadoThis study has as its object Paulo Freire¿s educational proposal and it was thought from the thematic conception of the constitution of the intellectual and his trajectory and political activism. This assertion reflects the political engagement of this thinker in educational cause, which leads us to the search for the answer to the following research problem/question: what was his intellectual trajectory that enabled him to formulate his postulates? Based on this reflection, the objective was to analyze his intellectual trajectory based on his works. For that, primary sources were consulted, that is, the books of this educational cause researcher, and secondary sources, that is, the works of authors who study or deal with adult education in Brazil. The methodology took place through a qualitative bibliographic research in which the aim was to understand Paulo Freire's intellectual path from the books Pedagogy of the Oppressed (Pedagogia do Oprimido); The Importance of the Act of Reading (A Importância do Ato de Ler) - in three complementing articles; Conscientization - Theory and Practice of Liberation - an introduction to Paulo Freire's thoughts (Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire), and, especially, in Education: The Practice of Freedom (Educação como Prática da Liberdade) and Pedagogy of Freedom (Pedagogia da Autonomia). These two last ones were chosen to compose the last chapter of this study because they are the first and last works of this intellectual, being a favorable place to understand the beginning and the end of his writing on the teaching and learning acts in a capitalist society. In this context, Paulo Freire's ideas confront bank education and humanizing education. The result of this confrontation was the birth of a conception of education which has as a principle the dialogue between men and women, cognizant subjects, capable of transforming themselves and the world through the systematized knowledgePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Leal, Cristyane BatistaDuarte, Aldimar JacintoFerreira, Maria Magdalena2021-07-01T18:44:21Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-07-02T04:00:25Zoai:ambar:tede/4640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-07-02T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora Education as a practice of freedom and pedagogy of autonomy: Paulo Freire: for a humanizing education |
title |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
spellingShingle |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora Ferreira, Maria Magdalena Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire Ciências Humanas: Educação |
title_short |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
title_full |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
title_fullStr |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
title_full_unstemmed |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
title_sort |
Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora |
author |
Ferreira, Maria Magdalena |
author_facet |
Ferreira, Maria Magdalena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 Leal, Cristyane Batista Duarte, Aldimar Jacinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Magdalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire Ciências Humanas: Educação |
topic |
Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire Ciências Humanas: Educação |
description |
Este estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizado |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01T18:44:21Z 2021-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202273020018688 |