Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Magdalena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640
Resumo: Este estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizado
id PUC_GO_ca29c1117cfa12cf090470f1df797070
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4640
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadoraEducation as a practice of freedom and pedagogy of autonomy: Paulo Freire: for a humanizing educationEducação. Conhecimento. Intelectual. Paulo FreireEducation. Knowledge. Intellectual. Paulo FreireCiências Humanas: EducaçãoEste estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizadoThis study has as its object Paulo Freire¿s educational proposal and it was thought from the thematic conception of the constitution of the intellectual and his trajectory and political activism. This assertion reflects the political engagement of this thinker in educational cause, which leads us to the search for the answer to the following research problem/question: what was his intellectual trajectory that enabled him to formulate his postulates? Based on this reflection, the objective was to analyze his intellectual trajectory based on his works. For that, primary sources were consulted, that is, the books of this educational cause researcher, and secondary sources, that is, the works of authors who study or deal with adult education in Brazil. The methodology took place through a qualitative bibliographic research in which the aim was to understand Paulo Freire's intellectual path from the books Pedagogy of the Oppressed (Pedagogia do Oprimido); The Importance of the Act of Reading (A Importância do Ato de Ler) - in three complementing articles; Conscientization - Theory and Practice of Liberation - an introduction to Paulo Freire's thoughts (Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire), and, especially, in Education: The Practice of Freedom (Educação como Prática da Liberdade) and Pedagogy of Freedom (Pedagogia da Autonomia). These two last ones were chosen to compose the last chapter of this study because they are the first and last works of this intellectual, being a favorable place to understand the beginning and the end of his writing on the teaching and learning acts in a capitalist society. In this context, Paulo Freire's ideas confront bank education and humanizing education. The result of this confrontation was the birth of a conception of education which has as a principle the dialogue between men and women, cognizant subjects, capable of transforming themselves and the world through the systematized knowledgePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Leal, Cristyane BatistaDuarte, Aldimar JacintoFerreira, Maria Magdalena2021-07-01T18:44:21Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-07-02T04:00:25Zoai:ambar:tede/4640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-07-02T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
Education as a practice of freedom and pedagogy of autonomy: Paulo Freire: for a humanizing education
title Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
spellingShingle Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
Ferreira, Maria Magdalena
Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire
Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire
Ciências Humanas: Educação
title_short Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
title_full Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
title_fullStr Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
title_full_unstemmed Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
title_sort Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
author Ferreira, Maria Magdalena
author_facet Ferreira, Maria Magdalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Leal, Cristyane Batista
Duarte, Aldimar Jacinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Magdalena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire
Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire
Ciências Humanas: Educação
topic Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire
Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire
Ciências Humanas: Educação
description Este estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizado
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01T18:44:21Z
2021-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640
identifier_str_mv Ferreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202273020018688