ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gustavo Pires
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173
Resumo: Esta pesquisa é teórico-bibliográfica, com análise de conteúdo. O objeto é a formação de professores. O objetivo proposto foi a realização do Estado do Conhecimento sobre Formação de Professores, com análise de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós- Graduação em Educação, no período 2003-2004. Dessa produção discente definiu-se como amostra os trabalhos sobre educação a distância e o uso das novas tecnologias na prática docente. O problema da investigação foi assim enunciado: a formação de professores na modalidade a distância e o uso das tecnologias de informação e comunicação contribuem para a democratização do saber? A análise de conteúdo foi realizada com base em Bardin (2004) e Franco (2005). O referencial teórico abordou o histórico da educação a distância, as políticas atinentes ao tema e a base legal com foco na formação de professores. As idéias sustentadoras do arcabouço teórico foram revistas em Moraes (1997), Brzezinski (1999, 2004, 2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), dentre outros. Do primeiro capítulo consta uma visão geral da história da Educação a Distância (EAD), ao mesmo tempo em que são apresentadas prescrições e diplomas legais que instituem a EAD como modalidade de ensino no Brasil. São também estudadas as concepções de EAD e o uso das tecnologias inovadoras como recursos didáticos do trabalho docente. As concepções da EAD e da formação dos professores, as exigências para essa formação, o papel do professor, com destaque à importância dos conhecimentos acerca da EAD, fazem parte do segundo capítulo. O terceiro capítulo é composto pelo Estado do Conhecimento desenvolvido em cinco etapas: a) levantamento documental; b) leitura integral da produção discente que compõe a amostra (21 trabalhos); c) elaboração dos resumos analíticos no Modelo REDUC; d) mapeamento dos dados em matriz analítica e configuração de categorias de análise e descritores; e) análise do conteúdo. Resultaram desta investigação indicativos de que a democratização do saber no campo de formação de professores se realiza por meio da EAD de boa qualidade e do uso das novas tecnologias na prática docente, como estratégia de apoio às atividades que se desenvolvem na sala de aula, nos ambientes virtuais educativos e no âmbito da instituição escolar.
id PUC_GO_ccba8ac88d50ce6d68e6cf96890dc725
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1173
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?Formação de ProfessoresPolíticas EducacionaisEducação a DistânciaTecnologias da Informação e ComunicaçãoEstado do ConhecimentoAnálise de Conteúdo.Teachers EducationEducational PoliciesDistance EducationInformation and Communication TechnologiesState of the KnowledgeContent Analysis.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa é teórico-bibliográfica, com análise de conteúdo. O objeto é a formação de professores. O objetivo proposto foi a realização do Estado do Conhecimento sobre Formação de Professores, com análise de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós- Graduação em Educação, no período 2003-2004. Dessa produção discente definiu-se como amostra os trabalhos sobre educação a distância e o uso das novas tecnologias na prática docente. O problema da investigação foi assim enunciado: a formação de professores na modalidade a distância e o uso das tecnologias de informação e comunicação contribuem para a democratização do saber? A análise de conteúdo foi realizada com base em Bardin (2004) e Franco (2005). O referencial teórico abordou o histórico da educação a distância, as políticas atinentes ao tema e a base legal com foco na formação de professores. As idéias sustentadoras do arcabouço teórico foram revistas em Moraes (1997), Brzezinski (1999, 2004, 2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), dentre outros. Do primeiro capítulo consta uma visão geral da história da Educação a Distância (EAD), ao mesmo tempo em que são apresentadas prescrições e diplomas legais que instituem a EAD como modalidade de ensino no Brasil. São também estudadas as concepções de EAD e o uso das tecnologias inovadoras como recursos didáticos do trabalho docente. As concepções da EAD e da formação dos professores, as exigências para essa formação, o papel do professor, com destaque à importância dos conhecimentos acerca da EAD, fazem parte do segundo capítulo. O terceiro capítulo é composto pelo Estado do Conhecimento desenvolvido em cinco etapas: a) levantamento documental; b) leitura integral da produção discente que compõe a amostra (21 trabalhos); c) elaboração dos resumos analíticos no Modelo REDUC; d) mapeamento dos dados em matriz analítica e configuração de categorias de análise e descritores; e) análise do conteúdo. Resultaram desta investigação indicativos de que a democratização do saber no campo de formação de professores se realiza por meio da EAD de boa qualidade e do uso das novas tecnologias na prática docente, como estratégia de apoio às atividades que se desenvolvem na sala de aula, nos ambientes virtuais educativos e no âmbito da instituição escolar.This is a theoretical and bibliographical research, with content analysis. The object is the teachers education. It has, as objective, the accomplishment of the State of the Knowledge on Teachers Education with analysis of thesis and dissertations defended in Programs of Post- Graduation in Education, in the period 2003-2004. The distance education and the use of new technologies in the teaching practice were defined as sample for this learning production. The problem of this investigation is the following: Do the teachers education in the distance learning and the use of the information and communication technologies contribute to the democratization of knowledge? The content analysis was carried through on the basis of Bardin (2004) and Franco (2005). The theoretical reference approaches the history of distance learning, the policies regarding this topic, and the legal base focusing the teachers education. The ideas of the theoretical structure were reviewed in Moraes (1997), Brzezinski (1999,2004,2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), amongst others. In the first chapter, there is a general view on the history of Distance Education (EAD), at the same time, statutes and norms regarding EAD as a modality of education in Brazil are presented. The concepts of EAD and the use of new technologies in the teaching practice as didactic resources are also studied. The concepts of the EAD and teachers education, its requirements, teacher s role, emphasizing the importance of the knowledge regarding the EAD are part of the second chapter. In the third chapter, the State of the Knowledge is developed in five stages a) documentary survey; b) Integral reading of the learning production that composes the sample (21 works); c) Elaboration of analytical summaries following the REDUC model d) Mapping of the data in an analytical matrix and arrangement of categories of analysis and describers; e) Analysis of the Content. As a result, some indications that the democratization of knowledge in the field of teachers education is carried out in a high quality EAD and in the use of new technologies in the teaching practice as a strategy of support for activities which are developed in the classroom, in virtual educational environments and in the scope of the school institution.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Nonata, Antônia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/2277902850612522Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Guimarães, Gustavo Pires2016-07-27T13:53:52Z2007-11-132007-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Gustavo Pires. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T18:08:09Zoai:ambar:tede/1173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T18:08:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
title ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
spellingShingle ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
Guimarães, Gustavo Pires
Formação de Professores
Políticas Educacionais
Educação a Distância
Tecnologias da Informação e Comunicação
Estado do Conhecimento
Análise de Conteúdo.
Teachers Education
Educational Policies
Distance Education
Information and Communication Technologies
State of the Knowledge
Content Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
title_full ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
title_fullStr ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
title_full_unstemmed ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
title_sort ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?
author Guimarães, Gustavo Pires
author_facet Guimarães, Gustavo Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brzezinski, Iria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4
Nonata, Antônia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/2277902850612522
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Gustavo Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Políticas Educacionais
Educação a Distância
Tecnologias da Informação e Comunicação
Estado do Conhecimento
Análise de Conteúdo.
Teachers Education
Educational Policies
Distance Education
Information and Communication Technologies
State of the Knowledge
Content Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de Professores
Políticas Educacionais
Educação a Distância
Tecnologias da Informação e Comunicação
Estado do Conhecimento
Análise de Conteúdo.
Teachers Education
Educational Policies
Distance Education
Information and Communication Technologies
State of the Knowledge
Content Analysis.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa é teórico-bibliográfica, com análise de conteúdo. O objeto é a formação de professores. O objetivo proposto foi a realização do Estado do Conhecimento sobre Formação de Professores, com análise de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós- Graduação em Educação, no período 2003-2004. Dessa produção discente definiu-se como amostra os trabalhos sobre educação a distância e o uso das novas tecnologias na prática docente. O problema da investigação foi assim enunciado: a formação de professores na modalidade a distância e o uso das tecnologias de informação e comunicação contribuem para a democratização do saber? A análise de conteúdo foi realizada com base em Bardin (2004) e Franco (2005). O referencial teórico abordou o histórico da educação a distância, as políticas atinentes ao tema e a base legal com foco na formação de professores. As idéias sustentadoras do arcabouço teórico foram revistas em Moraes (1997), Brzezinski (1999, 2004, 2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), dentre outros. Do primeiro capítulo consta uma visão geral da história da Educação a Distância (EAD), ao mesmo tempo em que são apresentadas prescrições e diplomas legais que instituem a EAD como modalidade de ensino no Brasil. São também estudadas as concepções de EAD e o uso das tecnologias inovadoras como recursos didáticos do trabalho docente. As concepções da EAD e da formação dos professores, as exigências para essa formação, o papel do professor, com destaque à importância dos conhecimentos acerca da EAD, fazem parte do segundo capítulo. O terceiro capítulo é composto pelo Estado do Conhecimento desenvolvido em cinco etapas: a) levantamento documental; b) leitura integral da produção discente que compõe a amostra (21 trabalhos); c) elaboração dos resumos analíticos no Modelo REDUC; d) mapeamento dos dados em matriz analítica e configuração de categorias de análise e descritores; e) análise do conteúdo. Resultaram desta investigação indicativos de que a democratização do saber no campo de formação de professores se realiza por meio da EAD de boa qualidade e do uso das novas tecnologias na prática docente, como estratégia de apoio às atividades que se desenvolvem na sala de aula, nos ambientes virtuais educativos e no âmbito da instituição escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-13
2007-09-29
2016-07-27T13:53:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Gustavo Pires. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173
identifier_str_mv GUIMARÃES, Gustavo Pires. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253304692736