O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Eli Coelho Guimarães
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1091
Resumo: A Educação de Jovens e Adul tos (EJA) adqui re espaço no sistema educativo, v isto que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos à escolarização retirados no período regular de suas vidas. É nesse contexto que analiso o processo de formação do consenso sobre a visão de educação que foi norteando a qual idade do ensino da Educação de Jovens e Adultos oferecida pelo RioEJA, mostrando a realidade e ilusão de uma população trabalhadora, além de discutir as interferências nas relações de trabalho destes(as) educandos(as). Para isso, fez-se necessário conhecer um pouco da Educação de Jovens e Adultos e seu processo ao longo da história. Foi proposto como referencial teórico o método dialét ico o qual está vinculado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida. Nesse sentido, o problema desta investigação é: A educação oferecida pelo projeto RioEja aos trabalhadores de Rio Verde, atende às necessidades e expectativas dos trabalhadores/ estudantes? Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalhador aluno do RioEja,na perspectiva da realidade e da i lusão. Os objetivos específicos são: Investigar quem são os estudantes/trabalhadores que procuram o projeto, qual a sua origem social, sua formação, suas expectativas ao se inscreverem no projeto e seus planos para o futuro, e anal isar se o ensino ministrado pelo projeto RioEja corresponde às expectativas e às perspectivas dos alunos trabalhadores. Esta investigação empreendeu uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada na escola onde funcionava a última turma do projeto RioEja. Sendo o nosso objeto de estudo algo vivo e que está em constante movimento, ut ilizamos vários procedimentos metodológicos como: Análise documental de leis resoluções, diretrizes, do projeto RioEja; questionários entrevistas com alunos(as) do projeto e também entrevistas com as coordenadoras do projeto. Foram aplicados 25 questionários e 9 entrevistas. Ao concluir, nota-se que existe uma luta pela sobrevivência tanto na infância quanto na vida adulta. Conforme pesquisa realizada, o trabalho como atividade econômica continua sendo o empecilho para que muitos alunos freqüentem a escola, e os trabalhadores-alunos retornam à escola em busca de um emprego melhor, acreditando que após concluir os estudos irão conseguir um bom emprego ou uma colocação melhor. Conclui-se, também, que resta-nos pensar em como organizar essa escola para atender as especi ficidade e anseios desses alunos(as) trabalhadores(as) diante das crescentes transformações pelas quais vem passando o sistema educativo e também o mundo do trabalho.
id PUC_GO_de3456f7f6f0046f1aaec0ed12718e80
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1091
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.EducaçãoRioEjamundo do trabalhoeducationRio-Ejajob marketCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação de Jovens e Adul tos (EJA) adqui re espaço no sistema educativo, v isto que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos à escolarização retirados no período regular de suas vidas. É nesse contexto que analiso o processo de formação do consenso sobre a visão de educação que foi norteando a qual idade do ensino da Educação de Jovens e Adultos oferecida pelo RioEJA, mostrando a realidade e ilusão de uma população trabalhadora, além de discutir as interferências nas relações de trabalho destes(as) educandos(as). Para isso, fez-se necessário conhecer um pouco da Educação de Jovens e Adultos e seu processo ao longo da história. Foi proposto como referencial teórico o método dialét ico o qual está vinculado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida. Nesse sentido, o problema desta investigação é: A educação oferecida pelo projeto RioEja aos trabalhadores de Rio Verde, atende às necessidades e expectativas dos trabalhadores/ estudantes? Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalhador aluno do RioEja,na perspectiva da realidade e da i lusão. Os objetivos específicos são: Investigar quem são os estudantes/trabalhadores que procuram o projeto, qual a sua origem social, sua formação, suas expectativas ao se inscreverem no projeto e seus planos para o futuro, e anal isar se o ensino ministrado pelo projeto RioEja corresponde às expectativas e às perspectivas dos alunos trabalhadores. Esta investigação empreendeu uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada na escola onde funcionava a última turma do projeto RioEja. Sendo o nosso objeto de estudo algo vivo e que está em constante movimento, ut ilizamos vários procedimentos metodológicos como: Análise documental de leis resoluções, diretrizes, do projeto RioEja; questionários entrevistas com alunos(as) do projeto e também entrevistas com as coordenadoras do projeto. Foram aplicados 25 questionários e 9 entrevistas. Ao concluir, nota-se que existe uma luta pela sobrevivência tanto na infância quanto na vida adulta. Conforme pesquisa realizada, o trabalho como atividade econômica continua sendo o empecilho para que muitos alunos freqüentem a escola, e os trabalhadores-alunos retornam à escola em busca de um emprego melhor, acreditando que após concluir os estudos irão conseguir um bom emprego ou uma colocação melhor. Conclui-se, também, que resta-nos pensar em como organizar essa escola para atender as especi ficidade e anseios desses alunos(as) trabalhadores(as) diante das crescentes transformações pelas quais vem passando o sistema educativo e também o mundo do trabalho.The program Educação para Jovens e Adultos (EJA) acquires space in the educational system, since it is organized in defense of those who had their rights to education taken off from the period of their regular lives. It is in this context that I analyze the process of formation of the consensus on the view of education that was guiding the quality of education of adult and youth people offered by RioEja, showing the reality and illusion of a working population, besides discussing the interference in the work relations of these students. For this, it is necessary to know a little of this program and its process throughout history. A theoretical reference was proposed as the dialectical method that is linked to a reality, world and life conception. Accordingly, this research problem is: does the education provided by the project RioEJA to employees of Rio Verde, meets the needs and expectations of employees/ students? Therefore, the objective of this study is to analyze the employee student of RioEja in the perspective of reality and illusion. The specific objectives are: to investigate who the students/employees are, what they are seeking at the project, what their social origin is, what their education is, what their expectations are when they join the project, their plans for the future, and whether the education provided by the project RioEja meets the expectations and perspectives of working students. This was a qualitative bibliographic research. The field research was conducted at the school where the last group of the project RioEja was attending classes. As our object of study were people who were in constant motion, we used different methodological procedures such as documentary analysis of law resolutions, guidelines, from the project RioEja - questionnaires interviews with students from the project and interviews with the coordinators of the project. Twenty-five questionnaires and 9 interviews were applied. In conclusion, we observe that there is a struggle for survival both in childhood as in adulthood. According to the research conducted, working remains being the obstacle for many students to school, and working students returned to school in search for a better job, believing that after completing their studies they will get a good job or a better position at work. We also conclude that it is left for us thinking about how to organize the school to meet the specific specificity of students who work towards the growing changes that the educational system and the job market have been going through.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Schultz, Lenita Maria Junqueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0Carneiro, Eli Coelho Guimarães2016-07-27T13:52:58Z2013-11-052009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNEIRO, Eli Coelho Guimarães. O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:33:25Zoai:ambar:tede/1091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:33:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
title O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
spellingShingle O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
Carneiro, Eli Coelho Guimarães
Educação
RioEja
mundo do trabalho
education
Rio-Eja
job market
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
title_full O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
title_fullStr O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
title_full_unstemmed O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
title_sort O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
author Carneiro, Eli Coelho Guimarães
author_facet Carneiro, Eli Coelho Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Lúcia Helena Rincón
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8
Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
http://lattes.cnpq.br/9605710386752623
Schultz, Lenita Maria Junqueira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Eli Coelho Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
RioEja
mundo do trabalho
education
Rio-Eja
job market
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
RioEja
mundo do trabalho
education
Rio-Eja
job market
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Educação de Jovens e Adul tos (EJA) adqui re espaço no sistema educativo, v isto que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos à escolarização retirados no período regular de suas vidas. É nesse contexto que analiso o processo de formação do consenso sobre a visão de educação que foi norteando a qual idade do ensino da Educação de Jovens e Adultos oferecida pelo RioEJA, mostrando a realidade e ilusão de uma população trabalhadora, além de discutir as interferências nas relações de trabalho destes(as) educandos(as). Para isso, fez-se necessário conhecer um pouco da Educação de Jovens e Adultos e seu processo ao longo da história. Foi proposto como referencial teórico o método dialét ico o qual está vinculado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida. Nesse sentido, o problema desta investigação é: A educação oferecida pelo projeto RioEja aos trabalhadores de Rio Verde, atende às necessidades e expectativas dos trabalhadores/ estudantes? Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalhador aluno do RioEja,na perspectiva da realidade e da i lusão. Os objetivos específicos são: Investigar quem são os estudantes/trabalhadores que procuram o projeto, qual a sua origem social, sua formação, suas expectativas ao se inscreverem no projeto e seus planos para o futuro, e anal isar se o ensino ministrado pelo projeto RioEja corresponde às expectativas e às perspectivas dos alunos trabalhadores. Esta investigação empreendeu uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada na escola onde funcionava a última turma do projeto RioEja. Sendo o nosso objeto de estudo algo vivo e que está em constante movimento, ut ilizamos vários procedimentos metodológicos como: Análise documental de leis resoluções, diretrizes, do projeto RioEja; questionários entrevistas com alunos(as) do projeto e também entrevistas com as coordenadoras do projeto. Foram aplicados 25 questionários e 9 entrevistas. Ao concluir, nota-se que existe uma luta pela sobrevivência tanto na infância quanto na vida adulta. Conforme pesquisa realizada, o trabalho como atividade econômica continua sendo o empecilho para que muitos alunos freqüentem a escola, e os trabalhadores-alunos retornam à escola em busca de um emprego melhor, acreditando que após concluir os estudos irão conseguir um bom emprego ou uma colocação melhor. Conclui-se, também, que resta-nos pensar em como organizar essa escola para atender as especi ficidade e anseios desses alunos(as) trabalhadores(as) diante das crescentes transformações pelas quais vem passando o sistema educativo e também o mundo do trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-29
2013-11-05
2016-07-27T13:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Eli Coelho Guimarães. O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1091
identifier_str_mv CARNEIRO, Eli Coelho Guimarães. O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252658769920