O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1033
Resumo: Atualmente vem sendo feito o aproveitamento dos resultados do desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em cursos de graduação. Enquanto a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás é de que os projetos pedagógicos das escolas sejam construídos a partir de interesses e necessidades locais, indicadas por professores e alunos, os conteúdos e objetivos de avaliação do ENEM são delineados como uma proposta homogênea para todo o país. Assim, a questão que se apresenta é: o que dizem professores e alunos acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM? Em busca de respondê-la realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral analisar o que dizem estudantes e professores acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM. A pesquisa baseou-se em autores como Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), entre outros. Os objetivos específicos foram: - descrever e analisar as relações que professores estabelecem entre o conteúdo que ensinam na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - descrever e analisar as relações que alunos estabelecem entre o conteúdo que aprendem na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - identificar as contribuições do ENEM apontadas pelos estudantes e professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes de uma escola pública estadual na região metropolitana de Goiânia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise permitiu a identificação de três categorias principais: 1 Dificuldade de interdisciplinaridade; 2 - ENEM: oportunidade, motivação; 3 Projeto Pedagógico da escola e o ENEM: tensão entre aproximação e distanciamento. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para melhor compreensão acerca do ENEM e seu papel na melhoria da aprendizagem escolar.
id PUC_GO_5d3655629d913e2214dd973102a58968
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1033
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.ENEMavaliação da escolaavaliação da aprendizagemENEMevaluation of the schoolevaluation of the learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtualmente vem sendo feito o aproveitamento dos resultados do desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em cursos de graduação. Enquanto a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás é de que os projetos pedagógicos das escolas sejam construídos a partir de interesses e necessidades locais, indicadas por professores e alunos, os conteúdos e objetivos de avaliação do ENEM são delineados como uma proposta homogênea para todo o país. Assim, a questão que se apresenta é: o que dizem professores e alunos acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM? Em busca de respondê-la realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral analisar o que dizem estudantes e professores acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM. A pesquisa baseou-se em autores como Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), entre outros. Os objetivos específicos foram: - descrever e analisar as relações que professores estabelecem entre o conteúdo que ensinam na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - descrever e analisar as relações que alunos estabelecem entre o conteúdo que aprendem na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - identificar as contribuições do ENEM apontadas pelos estudantes e professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes de uma escola pública estadual na região metropolitana de Goiânia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise permitiu a identificação de três categorias principais: 1 Dificuldade de interdisciplinaridade; 2 - ENEM: oportunidade, motivação; 3 Projeto Pedagógico da escola e o ENEM: tensão entre aproximação e distanciamento. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para melhor compreensão acerca do ENEM e seu papel na melhoria da aprendizagem escolar.Now it has been made the use of the results of the student's acting in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) for entrance in degree courses. While the orientation of the State General office of Education is that the pedagogic projects of the schools are built starting from interests and local needs, suitable for teachers and students, the contents and objectives of evaluation of ENEM are delineated as a homogeneous proposal to the whole country. Like this, the subject that present is: what do teachers and students say concerning the relationship among the one what is taught at the school and the one what is evaluated in ENEM? In search of answering her he/she took place a research of qualitative nature, tends as general objective to analyze what students and teachers say concerning the relationship among what it is taught at the school and what is evaluated in ENEM. The research based on authors as Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), among others. The specific objectives were: - to describe and to analyze the relationships that teachers establish among the content that you/they teach in the school and the appraised content in ENEM; - to describe and to analyze the relationships that students establish among the content that you/they learn in the school and the appraised content in ENEM; - to identify the contributions of pointed ENEM for the students and teachers. The subject of the research was teachers and students of a state public school in the metropolitan area of Goiania. The data were collected through semi-structured interviews. The analysis allowed the identification of three main categories: 1 Difficulty of interdisciplinarity; 2 - ENEM: opportunity, motivation; 3 School Educational Project and ENEM: tension between closeness and distance. It is waited that the results of this research can contribute for better understanding concerning ENEM and his role in the improvement of the school learning.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6665148469537613Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira2016-07-27T13:52:24Z2015-02-052010-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Rosy-mary Magalhães de Oliveira. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T16:59:45Zoai:ambar:tede/1033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T16:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
title O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
spellingShingle O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira
ENEM
avaliação da escola
avaliação da aprendizagem
ENEM
evaluation of the school
evaluation of the learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
title_full O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
title_fullStr O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
title_full_unstemmed O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
title_sort O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
author Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira
author_facet Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
http://lattes.cnpq.br/6665148469537613
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
avaliação da escola
avaliação da aprendizagem
ENEM
evaluation of the school
evaluation of the learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic ENEM
avaliação da escola
avaliação da aprendizagem
ENEM
evaluation of the school
evaluation of the learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Atualmente vem sendo feito o aproveitamento dos resultados do desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em cursos de graduação. Enquanto a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás é de que os projetos pedagógicos das escolas sejam construídos a partir de interesses e necessidades locais, indicadas por professores e alunos, os conteúdos e objetivos de avaliação do ENEM são delineados como uma proposta homogênea para todo o país. Assim, a questão que se apresenta é: o que dizem professores e alunos acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM? Em busca de respondê-la realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral analisar o que dizem estudantes e professores acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM. A pesquisa baseou-se em autores como Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), entre outros. Os objetivos específicos foram: - descrever e analisar as relações que professores estabelecem entre o conteúdo que ensinam na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - descrever e analisar as relações que alunos estabelecem entre o conteúdo que aprendem na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - identificar as contribuições do ENEM apontadas pelos estudantes e professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes de uma escola pública estadual na região metropolitana de Goiânia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise permitiu a identificação de três categorias principais: 1 Dificuldade de interdisciplinaridade; 2 - ENEM: oportunidade, motivação; 3 Projeto Pedagógico da escola e o ENEM: tensão entre aproximação e distanciamento. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para melhor compreensão acerca do ENEM e seu papel na melhoria da aprendizagem escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-29
2015-02-05
2016-07-27T13:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Rosy-mary Magalhães de Oliveira. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1033
identifier_str_mv SOUSA, Rosy-mary Magalhães de Oliveira. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381716369408