ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELA CRIANÇA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1106 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos e significados que as crianças, sujeitos desta pesquisa, atribuem à Escola de Tempo Integral. O método que orientou este trabalho foi o materialismo histórico dialético e a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A investigação empírica realizou-se auxiliada por instrumentos diversificados que possibilitaram construir zonas de sentido acerca desta realidade, como: observação, análise documental e rodas de conversa com as crianças. Para a realização das rodas de conversa, os alunos fotografaram e desenharam suas famílias, os espaços, os ambientes e as atividades que realizam na escola. Para fundamentar as análises acerca desta complexa realidade, inicialmente discutiu-se a construção histórica da concepção de infância. Neste trabalho, assumiu-se a concepção de infância como constructo histórico e social, visto que as maneiras pelas quais ela é vivenciada, ao longo da história, em diferentes sociedades, é mediada pelas condições econômicas, sociais e políticas determinadas pelos modos que as pessoas se organizam na produção de sua sobrevivência. Assim, refletiu-se acerca da concepção de educação integral e de escola de tempo integral. Para tanto, analisouse a educação escolar no início do século XX, as principais experiências de escola de tempo integral no Brasil e a recente experiência na Rede Estadual de Ensino de Goiás. A escola de tempo integral não pressupõe que se tenha educação integral. Defende-se a concepção de educação integral como a formação do ser humano em todos os seus aspectos, que não se caracteriza pela formação em atendimento às necessidades mínimas do indivíduo. Com esta fundamentação teórica, foram analisados os significados e sentidos atribuídos pelas crianças à escola de tempo integral, obtidas na pesquisa de campo realizada em uma Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Goiás, situada na cidade de Ceres. Para essa análise, elegeu-se como categorias: a tarefa, a quadra e o almoço, apoiando-se nas falas, desenhos e fotografias feitas pelas crianças. As considerações finais apresentadas no estudo pretendem contribuir para a discussão sobre o sentido que a escola de tempo integral tem para a criança, sem esgotar as discussões que emergem sobre esse tema. Para as crianças, a escola de tempo integral é o lugar da tarefa e da cópia, mas também da brincadeira, de alimentar-se, de encontrar-se com os colegas e estabelecer a amizade entre eles. Sendo assim, considera-se que, para eles, a escola cumpre, em parte, a sua função social. No entanto, necessita de propostas pedagógicas, espaços adequados, tempos, rotinas e metodologias, que integrem os conhecimentos e as formas em desenvolvê-los. |
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ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELA CRIANÇA.Política EducacionalEscola de Tempo IntegralAmpliação da Jornada escolarEducation PolicyFull Time SchoolThe Increase of Daily School HoursCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos e significados que as crianças, sujeitos desta pesquisa, atribuem à Escola de Tempo Integral. O método que orientou este trabalho foi o materialismo histórico dialético e a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A investigação empírica realizou-se auxiliada por instrumentos diversificados que possibilitaram construir zonas de sentido acerca desta realidade, como: observação, análise documental e rodas de conversa com as crianças. Para a realização das rodas de conversa, os alunos fotografaram e desenharam suas famílias, os espaços, os ambientes e as atividades que realizam na escola. Para fundamentar as análises acerca desta complexa realidade, inicialmente discutiu-se a construção histórica da concepção de infância. Neste trabalho, assumiu-se a concepção de infância como constructo histórico e social, visto que as maneiras pelas quais ela é vivenciada, ao longo da história, em diferentes sociedades, é mediada pelas condições econômicas, sociais e políticas determinadas pelos modos que as pessoas se organizam na produção de sua sobrevivência. Assim, refletiu-se acerca da concepção de educação integral e de escola de tempo integral. Para tanto, analisouse a educação escolar no início do século XX, as principais experiências de escola de tempo integral no Brasil e a recente experiência na Rede Estadual de Ensino de Goiás. A escola de tempo integral não pressupõe que se tenha educação integral. Defende-se a concepção de educação integral como a formação do ser humano em todos os seus aspectos, que não se caracteriza pela formação em atendimento às necessidades mínimas do indivíduo. Com esta fundamentação teórica, foram analisados os significados e sentidos atribuídos pelas crianças à escola de tempo integral, obtidas na pesquisa de campo realizada em uma Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Goiás, situada na cidade de Ceres. Para essa análise, elegeu-se como categorias: a tarefa, a quadra e o almoço, apoiando-se nas falas, desenhos e fotografias feitas pelas crianças. As considerações finais apresentadas no estudo pretendem contribuir para a discussão sobre o sentido que a escola de tempo integral tem para a criança, sem esgotar as discussões que emergem sobre esse tema. Para as crianças, a escola de tempo integral é o lugar da tarefa e da cópia, mas também da brincadeira, de alimentar-se, de encontrar-se com os colegas e estabelecer a amizade entre eles. Sendo assim, considera-se que, para eles, a escola cumpre, em parte, a sua função social. No entanto, necessita de propostas pedagógicas, espaços adequados, tempos, rotinas e metodologias, que integrem os conhecimentos e as formas em desenvolvê-los.This dissertation presents the results of a research that aims to understand the meanings that children, subject of this research, attach to Full Time School. The method that guided this research was dialectic historical materialism and the methodology used was qualitative approach. The empirical research was carried out aided by differents instruments that enabled build zones on this sense of reality, like: observation, document analysis and conversations circles with children. To hold the conversation circles students photographed and drew their families, spaces, environments and they school activities. To build our analysis on this complex reality, at first discussed the historical construction of the concept of childhood. In this work, we take the concept of childhood as a construct historical and social, since the ways in which it is experienced, throughout history, in different societies were mediated by the economic, social and political with determined ways by people who organize themselves in production of their survival. From there, we reflect about the concept the increase of daily school hours education and Full Time School. Therefore, we analyzed the school education in the beginning of XX century and the main experiences on Full Time School in Brazil and recent experience on State Schools in Goiás. For us Full Time School does not imply that it has comprehensive education. We support the concept of full time education as the formation of the human being in all their aspects, is not characterized by the formation in compliance with the minimum needs of the individual. With this theoretical foundations, we analyze the significance and meanings attributed by children to Full Time School, obtained in field research done in a Full Time School at the State of Goiás, in the city of Ceres. For this analysis, we chose the categories: the task, the court and lunch, supporting us in the speeches, photographs and drawings made by the children. The final considerations presented in this study aim to contribute to the discussion about the direction the Full Time School has for the child, we do not intend, however, exhaust the discussions that permeate this topic.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAraújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Limonta, Sandra Valériahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Siqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Nunes, Gilda Aparecida Nascimento2016-07-27T13:53:10Z2014-04-232013-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Gilda Aparecida Nascimento. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELA CRIANÇA.. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:33:27Zoai:ambar:tede/1106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:33:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os sentidos e significados que as crianças, sujeitos desta pesquisa, atribuem à Escola de Tempo Integral. O método que orientou este trabalho foi o materialismo histórico dialético e a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A investigação empírica realizou-se auxiliada por instrumentos diversificados que possibilitaram construir zonas de sentido acerca desta realidade, como: observação, análise documental e rodas de conversa com as crianças. Para a realização das rodas de conversa, os alunos fotografaram e desenharam suas famílias, os espaços, os ambientes e as atividades que realizam na escola. Para fundamentar as análises acerca desta complexa realidade, inicialmente discutiu-se a construção histórica da concepção de infância. Neste trabalho, assumiu-se a concepção de infância como constructo histórico e social, visto que as maneiras pelas quais ela é vivenciada, ao longo da história, em diferentes sociedades, é mediada pelas condições econômicas, sociais e políticas determinadas pelos modos que as pessoas se organizam na produção de sua sobrevivência. Assim, refletiu-se acerca da concepção de educação integral e de escola de tempo integral. Para tanto, analisouse a educação escolar no início do século XX, as principais experiências de escola de tempo integral no Brasil e a recente experiência na Rede Estadual de Ensino de Goiás. A escola de tempo integral não pressupõe que se tenha educação integral. Defende-se a concepção de educação integral como a formação do ser humano em todos os seus aspectos, que não se caracteriza pela formação em atendimento às necessidades mínimas do indivíduo. Com esta fundamentação teórica, foram analisados os significados e sentidos atribuídos pelas crianças à escola de tempo integral, obtidas na pesquisa de campo realizada em uma Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Goiás, situada na cidade de Ceres. Para essa análise, elegeu-se como categorias: a tarefa, a quadra e o almoço, apoiando-se nas falas, desenhos e fotografias feitas pelas crianças. As considerações finais apresentadas no estudo pretendem contribuir para a discussão sobre o sentido que a escola de tempo integral tem para a criança, sem esgotar as discussões que emergem sobre esse tema. Para as crianças, a escola de tempo integral é o lugar da tarefa e da cópia, mas também da brincadeira, de alimentar-se, de encontrar-se com os colegas e estabelecer a amizade entre eles. Sendo assim, considera-se que, para eles, a escola cumpre, em parte, a sua função social. No entanto, necessita de propostas pedagógicas, espaços adequados, tempos, rotinas e metodologias, que integrem os conhecimentos e as formas em desenvolvê-los. |
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