O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Milka Alves Correia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendonça, José Ricardo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61
Resumo: Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.
id PUC_MG-1_0697415325f754f6774773f679ee22fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7198
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIAprofessor-gestorpolíticas institucionaisgestão universitária.Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.Editora PUC Minas2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p6110.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 42 (2016): E&G JAN/MAR; 61-881984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61/9410Barbosa, Milka Alves CorreiaMendonça, José Ricardo Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T09:08:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7198Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T09:08:30Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Barbosa, Milka Alves Correia
professor-gestor
políticas institucionais
gestão universitária.
title_short O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
author Barbosa, Milka Alves Correia
author_facet Barbosa, Milka Alves Correia
Mendonça, José Ricardo Costa
author_role author
author2 Mendonça, José Ricardo Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Milka Alves Correia
Mendonça, José Ricardo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv professor-gestor
políticas institucionais
gestão universitária.
topic professor-gestor
políticas institucionais
gestão universitária.
description Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61
10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61/9410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 42 (2016): E&G JAN/MAR; 61-88
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678400278528