A Relevância do Corpo Docente na Qualidade Percebida em Serviço de Ensino Superior no Brasil: um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p82

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieria, Paulo Roberto da Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Troccoli, Irene Raguenet, Silva, José Maria Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n26p82
Resumo: O setor privado é responsável pela maior parte da educação brasileira, com cerca de 3,4 milhões de estudantes matriculados em mais de duas mil instituições espalhadas por todo o País. Esse grande mercado defronta-se com o dilema de que a sua maior demanda concentra-se nas classes de menor poder aquisitivo. Isto exige que as instituições de ensino superior privadas desenvolvam serviços que, enquadrados na legislação existente, consigam atraí-las. Este artigo examina o quão importante é a dimensão física na avaliação da qualidade em serviço privado de educação, bem como se sofre influência de outras dimensões. Para tanto, foi realizada pesquisa de survey com amostra de conveniência constituída por 265 alunos do curso de Medicina oferecido por instituição privada de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado, com escala Likert, e as informações foram tratadas com modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que, no tocante à percepção de qualidade, não apenas o elemento humano é o mais importante, notadamente o corpo docente, mas também exerce impacto positivo sobre a percepção quanto aos ativos tangíveis.
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