O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/10944
Resumo: O tema do presente artigo é a influência decisiva da filosofia existencial na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Temos o objetivo de evidenciar como o elemento existencial se encontra presente e ativo na hermenêutica filosófica de nosso autor alemão. Assumimos como problema teórico a seguinte pergunta: Como o componente existencial participa da hermenêutica de Gadamer? Como subproblema, nós indagaremos sobre a influência da analítica existencial de Martin Heidegger na síntese autoral de Gadamer. Para responder esses problemas, pretendemos sustentar que a ideia de compreensão, em Hans-Georg Gadamer, traz influências da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Dizendo em outras palavras, pretendemos indicar como a compreensão concebida por Heidegger e Gadamer já é compreensão existencial. No intuito de validar a hipótese de que Gadamer constrói sua hermenêutica filosófica se valendo de posições fundamentalmente fenomenológicas e existenciais, apresentaremos notas de sua formação, uma análise preliminar dos contextos existenciais apoiados nas noções de compreensão e interpretação e, por fim, um aprofundamento dessas noções com base no assim chamado “paradigma textual”. Para desenvolver essa pesquisa essencialmente teórica, usaremos a metodologia pesquisa bibliográfica, servindo-nos prioritariamente das obras Ser e tempo, de Heidegger, e Verdade e método, de Gadamer, além, é claro, da bibliografia autorizada sobre o tema.
id PUC_MG-2_19369ab30482bb902744cc906383b6c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10944
network_acronym_str PUC_MG-2
network_name_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMERFenomenologiaFilosofia da existênciaHermenêutica filosóficaO tema do presente artigo é a influência decisiva da filosofia existencial na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Temos o objetivo de evidenciar como o elemento existencial se encontra presente e ativo na hermenêutica filosófica de nosso autor alemão. Assumimos como problema teórico a seguinte pergunta: Como o componente existencial participa da hermenêutica de Gadamer? Como subproblema, nós indagaremos sobre a influência da analítica existencial de Martin Heidegger na síntese autoral de Gadamer. Para responder esses problemas, pretendemos sustentar que a ideia de compreensão, em Hans-Georg Gadamer, traz influências da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Dizendo em outras palavras, pretendemos indicar como a compreensão concebida por Heidegger e Gadamer já é compreensão existencial. No intuito de validar a hipótese de que Gadamer constrói sua hermenêutica filosófica se valendo de posições fundamentalmente fenomenológicas e existenciais, apresentaremos notas de sua formação, uma análise preliminar dos contextos existenciais apoiados nas noções de compreensão e interpretação e, por fim, um aprofundamento dessas noções com base no assim chamado “paradigma textual”. Para desenvolver essa pesquisa essencialmente teórica, usaremos a metodologia pesquisa bibliográfica, servindo-nos prioritariamente das obras Ser e tempo, de Heidegger, e Verdade e método, de Gadamer, além, é claro, da bibliografia autorizada sobre o tema.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1094410.5752/P.2177-6342.2015v6n12p444Sapere Aude; v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 444Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 4442177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/10944/GadamerKahlmeyer-Mertens, Roberto Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T03:11:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10944Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2023-07-14T03:11:11Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
title O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
spellingShingle O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Fenomenologia
Filosofia da existência
Hermenêutica filosófica
title_short O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
title_full O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
title_fullStr O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
title_full_unstemmed O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
title_sort O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
author Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
author_facet Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Filosofia da existência
Hermenêutica filosófica
topic Fenomenologia
Filosofia da existência
Hermenêutica filosófica
description O tema do presente artigo é a influência decisiva da filosofia existencial na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Temos o objetivo de evidenciar como o elemento existencial se encontra presente e ativo na hermenêutica filosófica de nosso autor alemão. Assumimos como problema teórico a seguinte pergunta: Como o componente existencial participa da hermenêutica de Gadamer? Como subproblema, nós indagaremos sobre a influência da analítica existencial de Martin Heidegger na síntese autoral de Gadamer. Para responder esses problemas, pretendemos sustentar que a ideia de compreensão, em Hans-Georg Gadamer, traz influências da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Dizendo em outras palavras, pretendemos indicar como a compreensão concebida por Heidegger e Gadamer já é compreensão existencial. No intuito de validar a hipótese de que Gadamer constrói sua hermenêutica filosófica se valendo de posições fundamentalmente fenomenológicas e existenciais, apresentaremos notas de sua formação, uma análise preliminar dos contextos existenciais apoiados nas noções de compreensão e interpretação e, por fim, um aprofundamento dessas noções com base no assim chamado “paradigma textual”. Para desenvolver essa pesquisa essencialmente teórica, usaremos a metodologia pesquisa bibliográfica, servindo-nos prioritariamente das obras Ser e tempo, de Heidegger, e Verdade e método, de Gadamer, além, é claro, da bibliografia autorizada sobre o tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/10944
10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p444
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/10944
identifier_str_mv 10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/10944/Gadamer
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv Sapere Aude; v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 444
Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 6 No 12 (2015): DOSSIÊ: FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA; 444
2177-6342
2176-2708
reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MG
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MG
institution PUC_MG
reponame_str Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
collection Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv revisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br
_version_ 1798042343739228160