ANTROPOLOGIA DA LIBERDADE E EXISTÊNCIA ÉTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/24854 |
Resumo: | No presente trabalho examinamos a maneira pela qual, na filosofia de Tomás de Aquino, os componentes antropológicos atualizam as potências da alma possibilitando ao homem ser o princípio de suas ações, responsável por elas e constituir-se, em seu desenvolvimento dinâmico, como ente de existência ética. São esses componentes antropológicos que conferem ao homem a potência para desenvolver os hábitos virtuosos que lhe servem de meios para alcançar sua plena autorrealização. Utilizamos a metodologia de leitura analítica, análise e comparação dos textos da Suma teológica pois nela encontramos a elaboração do sistema antropológico e ético do Aquinate. A pessoa humana é dotada de todas as condições antropológicas necessárias para desenvolver-se em uma existência ética. |
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ANTROPOLOGIA DA LIBERDADE E EXISTÊNCIA ÉTICAIntelligenceLibertéExistence éthiqueThomas d’AquinInteligênciaLiberdadeExistência éticaTomás de AquinoNo presente trabalho examinamos a maneira pela qual, na filosofia de Tomás de Aquino, os componentes antropológicos atualizam as potências da alma possibilitando ao homem ser o princípio de suas ações, responsável por elas e constituir-se, em seu desenvolvimento dinâmico, como ente de existência ética. São esses componentes antropológicos que conferem ao homem a potência para desenvolver os hábitos virtuosos que lhe servem de meios para alcançar sua plena autorrealização. Utilizamos a metodologia de leitura analítica, análise e comparação dos textos da Suma teológica pois nela encontramos a elaboração do sistema antropológico e ético do Aquinate. A pessoa humana é dotada de todas as condições antropológicas necessárias para desenvolver-se em uma existência ética.Dans le cadre de ce travail-ci, on a pour but d’examiner la manière par laquelle, au sein de la philosophie thomiste, les composants anthropologiques actualisent les puissances de l’âme, tout en rendant possible à l’homme d’être le principe de ses actions, d’en assumer la responsabilité e de se constituer, à la lumière de son processus d’épanouissement dynamique, en tant qu’être de l’existence éthique. Ce sont ces composants anthropologiques qui confèrent à l’homme la puissance de développer des habitus vertueux qui lui serviront de moyens pour atteindre sa pleine réalisation. On utilise la méthodologie de la lecture analytique, de l’analyse et comparaison des textes de la Somme Théologique, car on y rencontre l’élaboration du système anthropologique et éthique de l’Aquinate. La personne humaine est douée de toutes les conditions anthropologiques nécessaires au but de se développer dans une existence éthique.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/2485410.5752/P.2177-6342.2020v11n22p619-628Sapere Aude; v. 11 n. 22 (2020): FILOSOFIA MEDIEVAL: CONHECIMENTO, VONTADE E ARTE; 619-628Sapere Aude - Journal of Philosophy; Vol 11 No 22 (2020): FILOSOFIA MEDIEVAL: CONHECIMENTO, VONTADE E ARTE; 619-6282177-63422176-2708reponame:Sapere Aude (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MGporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/24854/17649Copyright (c) 2020 Sapere Audeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Bruno Magalhães 2021-01-06T17:32:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24854Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAudePRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/oairevisapereaude@gmail.com || sergio10@pucminas.br2177-63422176-2708opendoar:2021-01-06T17:32:32Sapere Aude (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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