A psicologia do trabalho e os processos de formação de educadores na educação profissional de nível básico: itinerários diversos, encruzilhadas constantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p212 |
Resumo: | Resumo Este trabalho pretende aprofundar os conhecimentos sobre a atividade dos educadores da educação profissional (EP) de curta duração. Recorre à metodologia da Psicologia do trabalho de Yves Clot, conhecida como clínica da atividade, que tem inspiração vygotskiana, e usa técnicas qualitativas de investigação (registro em vídeo, autoconfrontação direta e cruzada). Foram observados cinco programas de educação profissional dos setores público e privado em Belo Horizonte. Os resultados indicaram a prevalência de aspectos subjetivos na construção do gênero profissional formado pelos educadores de EP, confirmando Clot (2006): o gênero é fortemente influenciado pelo estilo profissional. A análise dos dados obtidos também sugere a convergência entre Psicologia do trabalho e Pedagogia crítica, recomendando o aprofundamento das investigações qualitativas sobre as iniciativas de EP de nível básico. Finalmente este trabalho recomenda que as políticas públicas no campo da EP de nível inicial ofereçam maior atenção às contribuições dos trabalhadores que as executam. Abstract This work intends to deepen the knowledge on the activity of short-term Educators of Professional Education (PE). It is based on the methodology of Yves Clot’s Work Psychology, known as activity clinic, of Vygotskian inspiration, and uses qualitative inquiry techniques (video record, direct and cross self-confrontation). Five programs of Professional Education of the public and private sectors in Belo Horizonte were observed. Results indicated the prevalence of subjective aspects in the construction of the professional sort formed by PE educators, confirming Clot (2006): the sort is strongly influenced by professional style. The analysis of the data also suggests the convergence between work psychology and critical pedagogy, recommending deeper qualitative inquiries on the initiatives of senior high-school PE. Finally, it is also recommended that public policies in the field of initial level PE pay greater attention to the contributions of those in charge of them. Resumen Este trabajo se prepone profundizar el conocimiento en la actividad de los educadores de la Educación Profesional (EP) de duración corta. Apela a la metodología de la psicología del trabajo de Yves Clot, conocida como clínica de la actividad, que tiene inspiración vygotskiana y usa las técnicas cualitativas de investigación (registro en vídeo, la auto-confrontación directa y cruzada). Cinco programas de educación profesional en Belo Horizonte fueron observados, de los sectores público y privado. Los resultados indicaron el predominio de aspectos subjetivos en la construcción de la clase profesional formada por los educadores de EP, lo que confirma Clot (2006): la clase está influenciada por el estilo profesional. El análisis de los datos conseguidos también sugiere la convergencia entre la psicología del trabajo y la pedagogía crítica, por lo que se recomienda la profundización de las investigaciones cualitativas en las iniciativas de EP del nivel básico. Finalmente, este trabajo recomienda que las políticas públicas en el campo de EP del nivel inicial ofrezcan una atención mayor a las contribuciones de los trabajadores que las ejecutan. |
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A psicologia do trabalho e os processos de formação de educadores na educação profissional de nível básico: itinerários diversos, encruzilhadas constantesPalavras-chavePsicologia do trabalhoclínica da atividadeeducação profissional. / Key-wordsWork psychologyactivity clinicprofessional education. / Palabras clavePsicología del trabajo. Clínica de la actividad. Educación Profesional.Resumo Este trabalho pretende aprofundar os conhecimentos sobre a atividade dos educadores da educação profissional (EP) de curta duração. Recorre à metodologia da Psicologia do trabalho de Yves Clot, conhecida como clínica da atividade, que tem inspiração vygotskiana, e usa técnicas qualitativas de investigação (registro em vídeo, autoconfrontação direta e cruzada). Foram observados cinco programas de educação profissional dos setores público e privado em Belo Horizonte. Os resultados indicaram a prevalência de aspectos subjetivos na construção do gênero profissional formado pelos educadores de EP, confirmando Clot (2006): o gênero é fortemente influenciado pelo estilo profissional. A análise dos dados obtidos também sugere a convergência entre Psicologia do trabalho e Pedagogia crítica, recomendando o aprofundamento das investigações qualitativas sobre as iniciativas de EP de nível básico. Finalmente este trabalho recomenda que as políticas públicas no campo da EP de nível inicial ofereçam maior atenção às contribuições dos trabalhadores que as executam. Abstract This work intends to deepen the knowledge on the activity of short-term Educators of Professional Education (PE). It is based on the methodology of Yves Clot’s Work Psychology, known as activity clinic, of Vygotskian inspiration, and uses qualitative inquiry techniques (video record, direct and cross self-confrontation). Five programs of Professional Education of the public and private sectors in Belo Horizonte were observed. Results indicated the prevalence of subjective aspects in the construction of the professional sort formed by PE educators, confirming Clot (2006): the sort is strongly influenced by professional style. The analysis of the data also suggests the convergence between work psychology and critical pedagogy, recommending deeper qualitative inquiries on the initiatives of senior high-school PE. Finally, it is also recommended that public policies in the field of initial level PE pay greater attention to the contributions of those in charge of them. Resumen Este trabajo se prepone profundizar el conocimiento en la actividad de los educadores de la Educación Profesional (EP) de duración corta. Apela a la metodología de la psicología del trabajo de Yves Clot, conocida como clínica de la actividad, que tiene inspiración vygotskiana y usa las técnicas cualitativas de investigación (registro en vídeo, la auto-confrontación directa y cruzada). Cinco programas de educación profesional en Belo Horizonte fueron observados, de los sectores público y privado. Los resultados indicaron el predominio de aspectos subjetivos en la construcción de la clase profesional formada por los educadores de EP, lo que confirma Clot (2006): la clase está influenciada por el estilo profesional. El análisis de los datos conseguidos también sugiere la convergencia entre la psicología del trabajo y la pedagogía crítica, por lo que se recomienda la profundización de las investigaciones cualitativas en las iniciativas de EP del nivel básico. Finalmente, este trabajo recomienda que las políticas públicas en el campo de EP del nivel inicial ofrezcan una atención mayor a las contribuciones de los trabajadores que las ejecutan. Editora PUC Minas2009-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p21210.5752/P.1678-9563.2009v15n1p212Psicologia em Revista; v. 15 n. 1 (2009): Psicologia em Revista; 212 - 2311678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n1p212/647Fonseca, João César de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/626Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:53Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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