Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250 |
Resumo: | A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam. |
id |
PUC_MG-3_c8e6d9c509d31e8f467b9f6c0a722e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagemexperiência de aprendizagem mediadaconceitos cotidianosdificuldades de aprendizagemFeuersteinVygotskyA pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.Editora PUC Minas2013-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p25010.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 250-2701678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/5755http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/15340Cenci, AdrianeCostas, Fabiane Adela Tonettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
title |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem Cenci, Adriane experiência de aprendizagem mediada conceitos cotidianos dificuldades de aprendizagem Feuerstein Vygotsky |
title_short |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem |
author |
Cenci, Adriane |
author_facet |
Cenci, Adriane Costas, Fabiane Adela Tonetto |
author_role |
author |
author2 |
Costas, Fabiane Adela Tonetto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Adriane Costas, Fabiane Adela Tonetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência de aprendizagem mediada conceitos cotidianos dificuldades de aprendizagem Feuerstein Vygotsky |
topic |
experiência de aprendizagem mediada conceitos cotidianos dificuldades de aprendizagem Feuerstein Vygotsky |
description |
A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/5755 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/15340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 250-270 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272291364865 |