Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Adriane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costas, Fabiane Adela Tonetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250
Resumo: A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.
id PUC_MG-3_c8e6d9c509d31e8f467b9f6c0a722e0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagemexperiência de aprendizagem mediadaconceitos cotidianosdificuldades de aprendizagemFeuersteinVygotskyA pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.Editora PUC Minas2013-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p25010.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 250-2701678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/5755http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/15340Cenci, AdrianeCostas, Fabiane Adela Tonettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3906Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
title Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
Cenci, Adriane
experiência de aprendizagem mediada
conceitos cotidianos
dificuldades de aprendizagem
Feuerstein
Vygotsky
title_short Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
title_full Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
title_sort Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
author Cenci, Adriane
author_facet Cenci, Adriane
Costas, Fabiane Adela Tonetto
author_role author
author2 Costas, Fabiane Adela Tonetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Adriane
Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.subject.por.fl_str_mv experiência de aprendizagem mediada
conceitos cotidianos
dificuldades de aprendizagem
Feuerstein
Vygotsky
topic experiência de aprendizagem mediada
conceitos cotidianos
dificuldades de aprendizagem
Feuerstein
Vygotsky
description A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250
10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/5755
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2013v19n2p250/15340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 19 n. 2 (2013): Psicologia em Revista; 250-270
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272291364865