A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO: SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DO SABER
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/16757 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir algumas contribuições teóricas em torno do conceito de Interdisciplinaridade para a formação de professores no Brasil. Desse modo, dividimos nossa discussão em três subtópicos que melhor encadeiam nossa análise: no primeiro deles promovemos um breve remonte histórico, situando algumas noções sobre Interdisciplinaridade ao longo do processo de evolução do conhecimento. Em seguida oferecemos uma exposição sobre como a Interdisciplinaridade, enquanto categoria teórico-prática, adentrou o campo das discussões no nosso país, especialmente a partir dos estudos de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda, considerados os dois principais expoentes que se dedicaram a essa temática no Brasil, nas últimas décadas. Na finalização do artigo levantaremos algumas questões sobre os limites e possibilidades da perspectiva interdisciplinar junto à formação de professores. Concluímos que constitui-se como uma das principais dificuldades da implementação da abordagem interdisciplinar, nos cursos de formação docente, a postura engessada de formadores e licenciandos, fruto da escolarização tradicional que receberam ou de preconceitos cristalizados pela disputa de campo. Essa postura só pode ser superada gradativamente, se existir abertura ao novo, ao desconhecido; a partir de vivências dialógicas, na interação entre humanos, numa perspectiva holística |
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A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO: SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DO SABERConhecimento. Interdisciplinaridade. Formação de Professores.EducaçãoEste artigo tem por objetivo discutir algumas contribuições teóricas em torno do conceito de Interdisciplinaridade para a formação de professores no Brasil. Desse modo, dividimos nossa discussão em três subtópicos que melhor encadeiam nossa análise: no primeiro deles promovemos um breve remonte histórico, situando algumas noções sobre Interdisciplinaridade ao longo do processo de evolução do conhecimento. Em seguida oferecemos uma exposição sobre como a Interdisciplinaridade, enquanto categoria teórico-prática, adentrou o campo das discussões no nosso país, especialmente a partir dos estudos de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda, considerados os dois principais expoentes que se dedicaram a essa temática no Brasil, nas últimas décadas. Na finalização do artigo levantaremos algumas questões sobre os limites e possibilidades da perspectiva interdisciplinar junto à formação de professores. Concluímos que constitui-se como uma das principais dificuldades da implementação da abordagem interdisciplinar, nos cursos de formação docente, a postura engessada de formadores e licenciandos, fruto da escolarização tradicional que receberam ou de preconceitos cristalizados pela disputa de campo. Essa postura só pode ser superada gradativamente, se existir abertura ao novo, ao desconhecido; a partir de vivências dialógicas, na interação entre humanos, numa perspectiva holísticaPUC Minas2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1675710.5752/P.2236-0603.2017v7n14p436-452Percurso Acadêmico; v. 7 n. 14 (2017): EXCLUSÃO X INCLUSÃO: PARADOXOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, JUL/DEZ (2017); 436-4522236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/16757/13369Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Ludmila de AlmeidaAlmeida, Ronaldo de Souza2019-11-04T18:26:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16757Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:26:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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