O SERMÃO DA MONTANHA SEGUNDO A FILOSOFIA PERENE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6189 |
Resumo: | O Sermão da Montanha é visto aqui como o texto que melhor exprime o cerne da mensagem do Novo Testamento e como uma síntese perfeita da tradição cristã. Pode-se ler toda a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, mas dificilmente se encontrará algo que supere a sabedoria do Sermão. O texto concentra o maior número de doutrinas e conselhos espirituais perenes e universais de toda a Escritura. Boa parte de tudo aquilo que o leitor da Bíblia dela se recorda deriva do Sermão. Ninguém menos que Santo Agostinho chamou-o “regra perfeita” da vida virtuosa. Fonte de instruções espirituais e morais, o Sermão da Montanha é encarado como a quintessência mesma do Cristianismo. O artigo aborda o Sermão segundo a perspectiva “universalista” da Filosofia Perene e responde a seguinte questão: levando em conta que toda religião comporta duas grandes dimensões, a exotérica e a esotérica, a qual delas o Sermão se refere? |
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O SERMÃO DA MONTANHA SEGUNDO A FILOSOFIA PERENEFilosofia Perene. René Guénon. Esoterismo e exoterismo. Mística cristã. Sermão da Montanha.O Sermão da Montanha é visto aqui como o texto que melhor exprime o cerne da mensagem do Novo Testamento e como uma síntese perfeita da tradição cristã. Pode-se ler toda a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, mas dificilmente se encontrará algo que supere a sabedoria do Sermão. O texto concentra o maior número de doutrinas e conselhos espirituais perenes e universais de toda a Escritura. Boa parte de tudo aquilo que o leitor da Bíblia dela se recorda deriva do Sermão. Ninguém menos que Santo Agostinho chamou-o “regra perfeita” da vida virtuosa. Fonte de instruções espirituais e morais, o Sermão da Montanha é encarado como a quintessência mesma do Cristianismo. O artigo aborda o Sermão segundo a perspectiva “universalista” da Filosofia Perene e responde a seguinte questão: levando em conta que toda religião comporta duas grandes dimensões, a exotérica e a esotérica, a qual delas o Sermão se refere?Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6189INTERAÇÕES; Vol 7 No 11 (2012): Dossiê: Filosofia da Religião (II); 77-86INTERAÇÕES; Vol. 7 Núm. 11 (2012): Dossiê: Filosofia da Religião (II); 77-86INTERAÇÕES; v. 7 n. 11 (2012): Dossiê: Filosofia da Religião (II); 77-861983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6189/5715Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Mateus Soares2021-02-12T05:10:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6189Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:10:38Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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