ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697 |
Resumo: | A revolução da educação teve enorme impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e passou a ser obrigatório, enquanto o tempo gasto no banco escolar aumentou e os conteúdos ganharam diversidade - em suma, pode-se dizer que o próprio conceito de educação mudou. Para a maioria dos países, a educação é hoje entendida como um dos grandes desafios do desenvolvimento social. Nesse contexto, o ensino religioso,incluído no currículo das escolas brasileiras, representa a conquista de um espaço pelas instituições religiosas, assumindo o papel de formar o cidadão - e tornando-o capaz de interpretar o que lhe acontece diariamente e de agir na sociedade a que pertence. |
id |
PUC_MINS-5_b379fd3cd13ccddb5215baefaf004f3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6697 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-5 |
network_name_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICAEducação. História da educação. Ensino Religioso. Componente curricular.A revolução da educação teve enorme impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e passou a ser obrigatório, enquanto o tempo gasto no banco escolar aumentou e os conteúdos ganharam diversidade - em suma, pode-se dizer que o próprio conceito de educação mudou. Para a maioria dos países, a educação é hoje entendida como um dos grandes desafios do desenvolvimento social. Nesse contexto, o ensino religioso,incluído no currículo das escolas brasileiras, representa a conquista de um espaço pelas instituições religiosas, assumindo o papel de formar o cidadão - e tornando-o capaz de interpretar o que lhe acontece diariamente e de agir na sociedade a que pertence.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697INTERAÇÕES; Vol 4 No 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-256INTERAÇÕES; Vol. 4 Núm. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-256INTERAÇÕES; v. 4 n. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-2561983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697/6129Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Sérgio Rogério Azevedo2021-02-12T05:09:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6697Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:39Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
title |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo Educação. História da educação. Ensino Religioso. Componente curricular. |
title_short |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
title_full |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
title_sort |
ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA: UMA IDENTIDADE PEDAGÓGICA |
author |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_facet |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. História da educação. Ensino Religioso. Componente curricular. |
topic |
Educação. História da educação. Ensino Religioso. Componente curricular. |
description |
A revolução da educação teve enorme impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e passou a ser obrigatório, enquanto o tempo gasto no banco escolar aumentou e os conteúdos ganharam diversidade - em suma, pode-se dizer que o próprio conceito de educação mudou. Para a maioria dos países, a educação é hoje entendida como um dos grandes desafios do desenvolvimento social. Nesse contexto, o ensino religioso,incluído no currículo das escolas brasileiras, representa a conquista de um espaço pelas instituições religiosas, assumindo o papel de formar o cidadão - e tornando-o capaz de interpretar o que lhe acontece diariamente e de agir na sociedade a que pertence. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6697/6129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
INTERAÇÕES; Vol 4 No 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-256 INTERAÇÕES; Vol. 4 Núm. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-256 INTERAÇÕES; v. 4 n. 5 (2009): Dossiê: Religião e Religiosidade: O Olhar Antropológico; 245-256 1983-2478 reponame:Interações (Uberlândia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
collection |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1798321138784272384 |