O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Heitor Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28260
Resumo: As questões de leitura e escrita pensadas a partir do discurso científico, nesta entrevista, serão discutidas tendo a Análise de Discurso (AD), fundada por Michel Pêcheux, como terreno de sustentação. Tal orientação faz-se necessário porque se tomássemos, por exemplo, a leitura e a escrita pelo viés da Enunciação, certamente, outros efeitos de sentidos seriam mobilizados. Na obra Análise de Discurso: princípios e procedimentos ([1999] 2005), Orlandi pontuou que “A Análise de Discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15). Nesse sentido, concebemos a leitura e, na mesma medida, a escrita enquanto práticas discursivas abertas ao equívoco, que funciona enquanto lugar preeminente. Nessa mesma obra, a autora complementou que “a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15, grifos nossos). Ao passo em que nossos grifos referem-se à teoria que anunciamos, também apresenta nossa entrevistada que, assim como a AD, está em constante movimento. A Professora Doutora Verli Fátima Petri da Silveira faz jus à teoria à qual se filia no sentido de que sua atuação facilmente seria representada pelo curso de um rio... com águas ora vorazes, ora tranquilas, mas jamais estanques. Assim é essa analista de discurso que tanto nos inspira e, assim como a própria AD, nos afeta (LEANDRO-FERREIRA, 2019, p. 42). Inicialmente pensamos em apresentar nossa convidada a partir das informações presentes em seu currículo, disponibilizado na Plataforma Lattes. No entanto, resolvemos não fazê-lo por entendermos que o link de acesso ao currículo da pesquisadora funcionaria melhor; seguimos pensando em apresentá-la por meio de sua produção e atuação, tomando como referência a data em que essa entrevista aconteceu, ano de 2020. Contudo, desse período até o prezado momento, a professora, assim como um rio, não parou, ela segue seu fluxo de trabalho e/com resistência. Isso significa, portanto, que muito já foi produzido por Verli Petri e alunos/colegas animados por ela. Assim, resolvemos apresentá-la fazendo destaque a dois de seus trabalhos atuais. O primeiro trata-se da obra Ditos e não-ditos: discursos da, na e sobre a pandemia (2021), publicado pela Pontes Editores, organizado por Verli Petri e demais pesquisadores que foram seus orientandos de doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); já o segundo, refere-se ao projeto interinstitucional, do qual a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) participa por meio de um aluno da Pós-graduação, Vocabulário da pandemia do novo coronavírus que até o presente momento já publicou 67 (sessenta e sete) verbetes sobre a pandemia do novo coronavírus. A entrevista, intitulada O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri, aconteceu no dia 23 de outubro de 2020, transmitida abertamente pela página do Facebook do Programa de Pós-graduação em Letras, da PUC Minas. Posteriormente, a entrevista foi transcrita na modalidade padrão, sendo assim, corrigida conforme a norma culta da língua portuguesa, sendo eliminadas expressões fáticas, interrupções, meias palavras, hesitações, gaguejos ou vícios de linguagem.  
id PUC_MINS-6_7dffa7ed3ad88ecd6bd0ca36fc405ecc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28260
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli PetriLeituraEscritaDiscurso científicoAnálise de DiscursoVerli PetriAs questões de leitura e escrita pensadas a partir do discurso científico, nesta entrevista, serão discutidas tendo a Análise de Discurso (AD), fundada por Michel Pêcheux, como terreno de sustentação. Tal orientação faz-se necessário porque se tomássemos, por exemplo, a leitura e a escrita pelo viés da Enunciação, certamente, outros efeitos de sentidos seriam mobilizados. Na obra Análise de Discurso: princípios e procedimentos ([1999] 2005), Orlandi pontuou que “A Análise de Discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15). Nesse sentido, concebemos a leitura e, na mesma medida, a escrita enquanto práticas discursivas abertas ao equívoco, que funciona enquanto lugar preeminente. Nessa mesma obra, a autora complementou que “a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15, grifos nossos). Ao passo em que nossos grifos referem-se à teoria que anunciamos, também apresenta nossa entrevistada que, assim como a AD, está em constante movimento. A Professora Doutora Verli Fátima Petri da Silveira faz jus à teoria à qual se filia no sentido de que sua atuação facilmente seria representada pelo curso de um rio... com águas ora vorazes, ora tranquilas, mas jamais estanques. Assim é essa analista de discurso que tanto nos inspira e, assim como a própria AD, nos afeta (LEANDRO-FERREIRA, 2019, p. 42). Inicialmente pensamos em apresentar nossa convidada a partir das informações presentes em seu currículo, disponibilizado na Plataforma Lattes. No entanto, resolvemos não fazê-lo por entendermos que o link de acesso ao currículo da pesquisadora funcionaria melhor; seguimos pensando em apresentá-la por meio de sua produção e atuação, tomando como referência a data em que essa entrevista aconteceu, ano de 2020. Contudo, desse período até o prezado momento, a professora, assim como um rio, não parou, ela segue seu fluxo de trabalho e/com resistência. Isso significa, portanto, que muito já foi produzido por Verli Petri e alunos/colegas animados por ela. Assim, resolvemos apresentá-la fazendo destaque a dois de seus trabalhos atuais. O primeiro trata-se da obra Ditos e não-ditos: discursos da, na e sobre a pandemia (2021), publicado pela Pontes Editores, organizado por Verli Petri e demais pesquisadores que foram seus orientandos de doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); já o segundo, refere-se ao projeto interinstitucional, do qual a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) participa por meio de um aluno da Pós-graduação, Vocabulário da pandemia do novo coronavírus que até o presente momento já publicou 67 (sessenta e sete) verbetes sobre a pandemia do novo coronavírus. A entrevista, intitulada O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri, aconteceu no dia 23 de outubro de 2020, transmitida abertamente pela página do Facebook do Programa de Pós-graduação em Letras, da PUC Minas. Posteriormente, a entrevista foi transcrita na modalidade padrão, sendo assim, corrigida conforme a norma culta da língua portuguesa, sendo eliminadas expressões fáticas, interrupções, meias palavras, hesitações, gaguejos ou vícios de linguagem.   PUC Minas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2826010.5752/P.2358-3428.2023v27n59p433-457Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-457Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-457Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-4572358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28260/20882Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Heitor Pereira de2023-08-01T13:52:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28260Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2023-08-01T13:52:21Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
title O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
spellingShingle O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
Lima, Heitor Pereira de
Leitura
Escrita
Discurso científico
Análise de Discurso
Verli Petri
title_short O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
title_full O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
title_fullStr O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
title_full_unstemmed O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
title_sort O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri
author Lima, Heitor Pereira de
author_facet Lima, Heitor Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Heitor Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Discurso científico
Análise de Discurso
Verli Petri
topic Leitura
Escrita
Discurso científico
Análise de Discurso
Verli Petri
description As questões de leitura e escrita pensadas a partir do discurso científico, nesta entrevista, serão discutidas tendo a Análise de Discurso (AD), fundada por Michel Pêcheux, como terreno de sustentação. Tal orientação faz-se necessário porque se tomássemos, por exemplo, a leitura e a escrita pelo viés da Enunciação, certamente, outros efeitos de sentidos seriam mobilizados. Na obra Análise de Discurso: princípios e procedimentos ([1999] 2005), Orlandi pontuou que “A Análise de Discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15). Nesse sentido, concebemos a leitura e, na mesma medida, a escrita enquanto práticas discursivas abertas ao equívoco, que funciona enquanto lugar preeminente. Nessa mesma obra, a autora complementou que “a palavra discurso, etimologicamente, tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento” (ORLANDI, [1999] 2005, p. 15, grifos nossos). Ao passo em que nossos grifos referem-se à teoria que anunciamos, também apresenta nossa entrevistada que, assim como a AD, está em constante movimento. A Professora Doutora Verli Fátima Petri da Silveira faz jus à teoria à qual se filia no sentido de que sua atuação facilmente seria representada pelo curso de um rio... com águas ora vorazes, ora tranquilas, mas jamais estanques. Assim é essa analista de discurso que tanto nos inspira e, assim como a própria AD, nos afeta (LEANDRO-FERREIRA, 2019, p. 42). Inicialmente pensamos em apresentar nossa convidada a partir das informações presentes em seu currículo, disponibilizado na Plataforma Lattes. No entanto, resolvemos não fazê-lo por entendermos que o link de acesso ao currículo da pesquisadora funcionaria melhor; seguimos pensando em apresentá-la por meio de sua produção e atuação, tomando como referência a data em que essa entrevista aconteceu, ano de 2020. Contudo, desse período até o prezado momento, a professora, assim como um rio, não parou, ela segue seu fluxo de trabalho e/com resistência. Isso significa, portanto, que muito já foi produzido por Verli Petri e alunos/colegas animados por ela. Assim, resolvemos apresentá-la fazendo destaque a dois de seus trabalhos atuais. O primeiro trata-se da obra Ditos e não-ditos: discursos da, na e sobre a pandemia (2021), publicado pela Pontes Editores, organizado por Verli Petri e demais pesquisadores que foram seus orientandos de doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); já o segundo, refere-se ao projeto interinstitucional, do qual a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) participa por meio de um aluno da Pós-graduação, Vocabulário da pandemia do novo coronavírus que até o presente momento já publicou 67 (sessenta e sete) verbetes sobre a pandemia do novo coronavírus. A entrevista, intitulada O discurso científico: questões de leitura e escrita – uma conversa com a Profa. Dra. Verli Petri, aconteceu no dia 23 de outubro de 2020, transmitida abertamente pela página do Facebook do Programa de Pós-graduação em Letras, da PUC Minas. Posteriormente, a entrevista foi transcrita na modalidade padrão, sendo assim, corrigida conforme a norma culta da língua portuguesa, sendo eliminadas expressões fáticas, interrupções, meias palavras, hesitações, gaguejos ou vícios de linguagem.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28260
10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p433-457
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28260
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p433-457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28260/20882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-457
Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-457
Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 433-457
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526823944192