As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439 |
Resumo: | Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociação” e “diálogo”, marcando suas diferenças na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situações reais de fala, as separamos aqui por uma questão de clareza e método, para, então, analisá-las em interações durante reuniões de formação em serviço entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Político Pedagógico Escola Plural. Entendendo como “ inclusão” as medidas que visam garantir educação a “todos” os cidadãos a quem o direito à escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reuniões, os segmentos que giram em torno de discussões relacionadas à inclusão social na escola. |
id |
PUC_MINS-6_e51f30bb7bc6dccd7eb572623da0b48a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4439 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professoresNegociaçãoDiálogoAtividade significanteInterlocutores.Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociação” e “diálogo”, marcando suas diferenças na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situações reais de fala, as separamos aqui por uma questão de clareza e método, para, então, analisá-las em interações durante reuniões de formação em serviço entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Político Pedagógico Escola Plural. Entendendo como “ inclusão” as medidas que visam garantir educação a “todos” os cidadãos a quem o direito à escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reuniões, os segmentos que giram em torno de discussões relacionadas à inclusão social na escola. PUC Minas2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439Scripta; Vol 12 No 22 (2008): Scripta 22; 175-193Scripta; v. 12 n. 22 (2008): Scripta 22; 175-1932358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439/4596Gomes de Oliveira, Míriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-01T13:28:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4439Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2021-09-01T13:28:45Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
title |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
spellingShingle |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores Gomes de Oliveira, Míria Negociação Diálogo Atividade significante Interlocutores. |
title_short |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
title_full |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
title_fullStr |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
title_full_unstemmed |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
title_sort |
As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores |
author |
Gomes de Oliveira, Míria |
author_facet |
Gomes de Oliveira, Míria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Oliveira, Míria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negociação Diálogo Atividade significante Interlocutores. |
topic |
Negociação Diálogo Atividade significante Interlocutores. |
description |
Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociação” e “diálogo”, marcando suas diferenças na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situações reais de fala, as separamos aqui por uma questão de clareza e método, para, então, analisá-las em interações durante reuniões de formação em serviço entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Político Pedagógico Escola Plural. Entendendo como “ inclusão” as medidas que visam garantir educação a “todos” os cidadãos a quem o direito à escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reuniões, os segmentos que giram em torno de discussões relacionadas à inclusão social na escola. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4439/4596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 12 No 22 (2008): Scripta 22; 175-193 Scripta; v. 12 n. 22 (2008): Scripta 22; 175-193 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527695310848 |