TIRO AO ÁLVARO: CAMPOS SOB O OLHAR DO OUTRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14762 |
Resumo: | O presente trabalho pretende relacionar a obra poética de Fernando Pessoa, e mais especificamente do heterônimo Álvaro de Campos, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a modernidade, a partir de sua leitura da obra de Charles Baudelaire. Para tanto, fazemos uso do que Benjamin chama de "papel disponível do herói", relacionando esse conceito com o que definimos como sendo uma "poética do fingimento" em Fernando Pessoa. Em seguida, partindo dos ensaios de Eduardo Lourenço sobre a obra de Pessoa, analisamos o papel que a multidão e o "olhar do outro" subjacentes têm na obra de Álvaro de Campos, dividindo-a em dois momentos: um primeiro, marcado pelo choque entre a necessidade do outro e uma unidade independente (e impossível), e um segundo, marcado pelo desencanto e pelo afastamento desse olhar alheio, onde Campos assume o fracasso de sua tentativa de unidade. |
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TIRO AO ÁLVARO: CAMPOS SOB O OLHAR DO OUTROFernando Pessoa. Álvaro de Campos. Poesia moderna. Olhar do outro.O presente trabalho pretende relacionar a obra poética de Fernando Pessoa, e mais especificamente do heterônimo Álvaro de Campos, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a modernidade, a partir de sua leitura da obra de Charles Baudelaire. Para tanto, fazemos uso do que Benjamin chama de "papel disponível do herói", relacionando esse conceito com o que definimos como sendo uma "poética do fingimento" em Fernando Pessoa. Em seguida, partindo dos ensaios de Eduardo Lourenço sobre a obra de Pessoa, analisamos o papel que a multidão e o "olhar do outro" subjacentes têm na obra de Álvaro de Campos, dividindo-a em dois momentos: um primeiro, marcado pelo choque entre a necessidade do outro e uma unidade independente (e impossível), e um segundo, marcado pelo desencanto e pelo afastamento desse olhar alheio, onde Campos assume o fracasso de sua tentativa de unidade.Editora PUC Minas2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14762Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 15 (2007): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 182-1992358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14762/11441Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessTinti, Tauan Fernandes2018-06-04T15:41:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14762Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:41:58Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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O presente trabalho pretende relacionar a obra poética de Fernando Pessoa, e mais especificamente do heterônimo Álvaro de Campos, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a modernidade, a partir de sua leitura da obra de Charles Baudelaire. Para tanto, fazemos uso do que Benjamin chama de "papel disponível do herói", relacionando esse conceito com o que definimos como sendo uma "poética do fingimento" em Fernando Pessoa. Em seguida, partindo dos ensaios de Eduardo Lourenço sobre a obra de Pessoa, analisamos o papel que a multidão e o "olhar do outro" subjacentes têm na obra de Álvaro de Campos, dividindo-a em dois momentos: um primeiro, marcado pelo choque entre a necessidade do outro e uma unidade independente (e impossível), e um segundo, marcado pelo desencanto e pelo afastamento desse olhar alheio, onde Campos assume o fracasso de sua tentativa de unidade. |
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