Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Erivania Melo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Elda Silva do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329
Resumo: This present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically.
id PUC_MINS-9_5f8f9123fe15122979b7ff48a4a76015
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26329
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociaisHistória da formação docenteHistória da educaçãoTeoria das Representações SociaisThis present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically.O presente estudo foi um recorte de nossa dissertação e tem como finalidade problematizar a formação docente e suas representações sociais, constituídas ao longo dos processos sócio-históricos da educação. E para uma melhor sistematização desse balanço histórico, delimitamos como objetivos específicos: localizar a formação docente entre o período colonial e imperial; Apontar os avanços e recuos da formação entre o período republicano e ditadura militar e por fim refletir acerca das rupturas e continuidades da formação pós ditadura até os anos 90, que é o momento que se delineia uma concepção de formação docente que tem se perpetuado hodiernamente. Para isso, buscamos a partir de uma metodologia de caráter bibliográfica com base em Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini e Lugli (2009), Villela (2003), entre outros autores e com base nos fundamentos epistemológicos apoiados na Teoria das Representações Sociais sob a égide de  Moscovici (1978) e Jodelet (2001), propondo assim uma aproximação do movimento dialógico, complexo e crítico da história da educação brasileira e pontuando especificamente algumas reflexões acerca da docência e das suas respectivas representações constituídas socialmente e historicamente. Assim, podemos apontar que as representações sociais de docência estão atravessadas pelos processos de significação e ressignificação social que são atravessados pela realidade, pela historicidade e pelos projetos societários em disputa.Editora PUC Minas2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2632910.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143Cadernos de História; v. 23 n. 39 (2022): Temática Livre; 121-1432237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329/20395Copyright (c) 2022 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Erivania Melo deMelo, Elda Silva do Nascimento 2023-05-31T14:52:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26329Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2023-05-31T14:52:40Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
title Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
spellingShingle Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
Morais, Erivania Melo de
História da formação docente
História da educação
Teoria das Representações Sociais
title_short Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
title_full Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
title_fullStr Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
title_full_unstemmed Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
title_sort Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
author Morais, Erivania Melo de
author_facet Morais, Erivania Melo de
Melo, Elda Silva do Nascimento
author_role author
author2 Melo, Elda Silva do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Erivania Melo de
Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv História da formação docente
História da educação
Teoria das Representações Sociais
topic História da formação docente
História da educação
Teoria das Representações Sociais
description This present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329
10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329/20395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 23 n. 39 (2022): Temática Livre; 121-143
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096287584256