Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329 |
Resumo: | This present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically. |
id |
PUC_MINS-9_5f8f9123fe15122979b7ff48a4a76015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26329 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-9 |
network_name_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociaisHistória da formação docenteHistória da educaçãoTeoria das Representações SociaisThis present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically.O presente estudo foi um recorte de nossa dissertação e tem como finalidade problematizar a formação docente e suas representações sociais, constituídas ao longo dos processos sócio-históricos da educação. E para uma melhor sistematização desse balanço histórico, delimitamos como objetivos específicos: localizar a formação docente entre o período colonial e imperial; Apontar os avanços e recuos da formação entre o período republicano e ditadura militar e por fim refletir acerca das rupturas e continuidades da formação pós ditadura até os anos 90, que é o momento que se delineia uma concepção de formação docente que tem se perpetuado hodiernamente. Para isso, buscamos a partir de uma metodologia de caráter bibliográfica com base em Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini e Lugli (2009), Villela (2003), entre outros autores e com base nos fundamentos epistemológicos apoiados na Teoria das Representações Sociais sob a égide de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), propondo assim uma aproximação do movimento dialógico, complexo e crítico da história da educação brasileira e pontuando especificamente algumas reflexões acerca da docência e das suas respectivas representações constituídas socialmente e historicamente. Assim, podemos apontar que as representações sociais de docência estão atravessadas pelos processos de significação e ressignificação social que são atravessados pela realidade, pela historicidade e pelos projetos societários em disputa.Editora PUC Minas2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2632910.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143Cadernos de História; v. 23 n. 39 (2022): Temática Livre; 121-1432237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329/20395Copyright (c) 2022 Cadernos de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Erivania Melo deMelo, Elda Silva do Nascimento 2023-05-31T14:52:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26329Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2023-05-31T14:52:40Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
title |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
spellingShingle |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais Morais, Erivania Melo de História da formação docente História da educação Teoria das Representações Sociais |
title_short |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
title_full |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
title_fullStr |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
title_full_unstemmed |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
title_sort |
Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais |
author |
Morais, Erivania Melo de |
author_facet |
Morais, Erivania Melo de Melo, Elda Silva do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Erivania Melo de Melo, Elda Silva do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da formação docente História da educação Teoria das Representações Sociais |
topic |
História da formação docente História da educação Teoria das Representações Sociais |
description |
This present study is part of an extract from our dissertation and aims toproblematize teaching formation and its representations, constituted over thesocio-historical processes of education. For a better systematization of this historical balance, we delimit as specific objectives: to locate the teaching formation among thecolonial and imperial period; Point out advances and retreats of training among the republican period and military dictatorship and, finally, to reflect on the ruptures and continuities of formation after the dictatorship until the 90s, which is the moment that outlines a conception teaching formation that has been perpetuating today. Therefore, we carry out a bibliographic review based on Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini and Lugli (2009), Villela (2003), among other authors, thus proposing a approach of the dialogical, complex and critical movement in the history of brazilian education and punctuating reflections on teaching and the representations constitutedsocially and historically. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329 10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2237-8871.2022v23n39p121-143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26329/20395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de História; v. 23 n. 39 (2022): Temática Livre; 121-143 2237-8871 1679-5636 reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br |
_version_ |
1798321096287584256 |