EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ronald Nascimento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ordenes, IgoR Esteban U, Bigaton, Delaine Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar o efeito indireto da TENS sobre a dor e a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos esternocleidomastoideos (ECM) e trapézio fibras superiores (TRAP) em indivíduos portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM). Para tal, foram selecionadas 12 mulheres, entre 19 e 40 anos (24,3±6,1), portadoras de DTM, diagnosticadas por meio dos Critérios de Diagnóstico para Pesquisa em Desordens Temporomandibulares (RDC). A TENS (pulso quadrado bifásico simétrico, 10 Hz, 200 ms, intensidade limiar motor e modulação em freqüência-50%) foi aplicada uma vez, por 30 minutos, sobre a face. O exame EMG, colhido por meio de um sistema de aquisição de sinais (Miosystem I®), com eletrodos de superfície diferenciais simples (Lynx®), foi realizado antes e após a aplicação da TENS. Foi realizada a linha de base do sinal EMG (3 coletas em 3 dias alternados, numa mesma semana, sempre no mesmo período). Para avaliação da dor, foi utilizada a escala visual analógica (EVA) aplicada antes e após aplicação da TENS. O sinal EMG foi normalizado, tendo como valor de referência o valor de RMS médio da linha de base do sinal EMG. Os testes para dados pareados foram aplicados após o procedimento de normalização. Observou-se aumento significativo do sinal EMG apenas para o músculo ECM esquerdo, quando o músculo trapézio realizou contração isométrica após a aplicação da TENS. Os demais músculos não apresentaram alterações significativas do sinal EMG. A TENS é eficaz para o alívio da dor em pacientes com DTM e promove efeitos além do local da estimulação.
id PUC_PR-26_254be0f89469d590e84f75f810bff23f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18877
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTMO objetivo do presente estudo foi identificar o efeito indireto da TENS sobre a dor e a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos esternocleidomastoideos (ECM) e trapézio fibras superiores (TRAP) em indivíduos portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM). Para tal, foram selecionadas 12 mulheres, entre 19 e 40 anos (24,3±6,1), portadoras de DTM, diagnosticadas por meio dos Critérios de Diagnóstico para Pesquisa em Desordens Temporomandibulares (RDC). A TENS (pulso quadrado bifásico simétrico, 10 Hz, 200 ms, intensidade limiar motor e modulação em freqüência-50%) foi aplicada uma vez, por 30 minutos, sobre a face. O exame EMG, colhido por meio de um sistema de aquisição de sinais (Miosystem I®), com eletrodos de superfície diferenciais simples (Lynx®), foi realizado antes e após a aplicação da TENS. Foi realizada a linha de base do sinal EMG (3 coletas em 3 dias alternados, numa mesma semana, sempre no mesmo período). Para avaliação da dor, foi utilizada a escala visual analógica (EVA) aplicada antes e após aplicação da TENS. O sinal EMG foi normalizado, tendo como valor de referência o valor de RMS médio da linha de base do sinal EMG. Os testes para dados pareados foram aplicados após o procedimento de normalização. Observou-se aumento significativo do sinal EMG apenas para o músculo ECM esquerdo, quando o músculo trapézio realizou contração isométrica após a aplicação da TENS. Os demais músculos não apresentaram alterações significativas do sinal EMG. A TENS é eficaz para o alívio da dor em pacientes com DTM e promove efeitos além do local da estimulação.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 2 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 2 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877/18261Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ronald NascimentoOrdenes, IgoR Esteban UBigaton, Delaine Rodrigues2022-03-07T18:59:16Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18877Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:16Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
title EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
spellingShingle EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
Gonçalves, Ronald Nascimento
title_short EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
title_full EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
title_fullStr EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
title_full_unstemmed EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
title_sort EFEITO INDIRETO DA TENS SOBRE OS MÚSCULOS CERVICAIS EM PORTADORES DE DTM
author Gonçalves, Ronald Nascimento
author_facet Gonçalves, Ronald Nascimento
Ordenes, IgoR Esteban U
Bigaton, Delaine Rodrigues
author_role author
author2 Ordenes, IgoR Esteban U
Bigaton, Delaine Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ronald Nascimento
Ordenes, IgoR Esteban U
Bigaton, Delaine Rodrigues
description O objetivo do presente estudo foi identificar o efeito indireto da TENS sobre a dor e a atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos esternocleidomastoideos (ECM) e trapézio fibras superiores (TRAP) em indivíduos portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM). Para tal, foram selecionadas 12 mulheres, entre 19 e 40 anos (24,3±6,1), portadoras de DTM, diagnosticadas por meio dos Critérios de Diagnóstico para Pesquisa em Desordens Temporomandibulares (RDC). A TENS (pulso quadrado bifásico simétrico, 10 Hz, 200 ms, intensidade limiar motor e modulação em freqüência-50%) foi aplicada uma vez, por 30 minutos, sobre a face. O exame EMG, colhido por meio de um sistema de aquisição de sinais (Miosystem I®), com eletrodos de superfície diferenciais simples (Lynx®), foi realizado antes e após a aplicação da TENS. Foi realizada a linha de base do sinal EMG (3 coletas em 3 dias alternados, numa mesma semana, sempre no mesmo período). Para avaliação da dor, foi utilizada a escala visual analógica (EVA) aplicada antes e após aplicação da TENS. O sinal EMG foi normalizado, tendo como valor de referência o valor de RMS médio da linha de base do sinal EMG. Os testes para dados pareados foram aplicados após o procedimento de normalização. Observou-se aumento significativo do sinal EMG apenas para o músculo ECM esquerdo, quando o músculo trapézio realizou contração isométrica após a aplicação da TENS. Os demais músculos não apresentaram alterações significativas do sinal EMG. A TENS é eficaz para o alívio da dor em pacientes com DTM e promove efeitos além do local da estimulação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18877/18261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 2 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 2 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744805097472