RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pravato, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Jeferson Francisco, Berbel, Andrea Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043
Resumo: INTRODUÇÃO: Síndrome do piriforme é a irritação do nervo isquiático, quando ele passa abaixo ou entre as fibras do músculo piriforme. Uma das causas que levam à síndrome é a variação anatômica entre este nervo e músculo. Dor isquiática é dor que ocorre no trajeto do nervo isquiático. A causa mais comum no indivíduo adulto é compressão de uma das 5 raízes dele, por hérnia de disco intervertebral na região da coluna lombar. O objetivo deste estudo de revisão bibliográfica é analisar a relação anatômica do nervo isquiático com o músculo piriforme e comparar a sintomatologia entre síndrome do piriforme e dor isquiática, durante avaliação fisioterapêutica. MATERIAIS E MÉTODO: Levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos científicos e banco de dados especializados para a aquisição destes periódicos e sites de internet. RESULTADOS: A variação anatômica mais comum é o nervo fibular comum perfurar o músculo piriforme e o nervo tibial passar inferiormente ao músculo piriforme. Os sintomas da síndrome do piriforme são dor profunda no quadril e nádega, irradiada para o membro inferior afetado, acentuando-se ao deitar-se. Os sintomas da dor isquiática são dor superficial e localizada na região lombar e/ou na nádega, irradiada para o membro inferior afetado, com distribuição do dermátomo. Esta dor melhora quando o indivíduo CONSIDERAÇÕES FINAIS: Variações anatômicas do nervo isquiático com o p merúmscaunleoc pe idriefiotardmoe. contribuem para síndrome do piriforme. O teste de AIF (adução, rotação interna e flexão do quadril) será positivo para a síndrome do piriforme, durante a avaliação fisioterapêutica.
id PUC_PR-26_750fa9c48aaf6915e81c86ac3f374290
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19043
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICAINTRODUÇÃO: Síndrome do piriforme é a irritação do nervo isquiático, quando ele passa abaixo ou entre as fibras do músculo piriforme. Uma das causas que levam à síndrome é a variação anatômica entre este nervo e músculo. Dor isquiática é dor que ocorre no trajeto do nervo isquiático. A causa mais comum no indivíduo adulto é compressão de uma das 5 raízes dele, por hérnia de disco intervertebral na região da coluna lombar. O objetivo deste estudo de revisão bibliográfica é analisar a relação anatômica do nervo isquiático com o músculo piriforme e comparar a sintomatologia entre síndrome do piriforme e dor isquiática, durante avaliação fisioterapêutica. MATERIAIS E MÉTODO: Levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos científicos e banco de dados especializados para a aquisição destes periódicos e sites de internet. RESULTADOS: A variação anatômica mais comum é o nervo fibular comum perfurar o músculo piriforme e o nervo tibial passar inferiormente ao músculo piriforme. Os sintomas da síndrome do piriforme são dor profunda no quadril e nádega, irradiada para o membro inferior afetado, acentuando-se ao deitar-se. Os sintomas da dor isquiática são dor superficial e localizada na região lombar e/ou na nádega, irradiada para o membro inferior afetado, com distribuição do dermátomo. Esta dor melhora quando o indivíduo CONSIDERAÇÕES FINAIS: Variações anatômicas do nervo isquiático com o p merúmscaunleoc pe idriefiotardmoe. contribuem para síndrome do piriforme. O teste de AIF (adução, rotação interna e flexão do quadril) será positivo para a síndrome do piriforme, durante a avaliação fisioterapêutica.Editora PUCPRESS2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 1 (2008)Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 1 (2008)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043/18391Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPravato, Elaine Cristinada Silva, Jeferson FranciscoBerbel, Andrea Marques2022-03-07T18:59:27Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19043Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:27Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
title RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
spellingShingle RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
Pravato, Elaine Cristina
title_short RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
title_full RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
title_fullStr RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
title_full_unstemmed RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
title_sort RELAÇÃO DA SÍNDROME DO PIRIFORME E DA DOR ISQUIÁTICA NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
author Pravato, Elaine Cristina
author_facet Pravato, Elaine Cristina
da Silva, Jeferson Francisco
Berbel, Andrea Marques
author_role author
author2 da Silva, Jeferson Francisco
Berbel, Andrea Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pravato, Elaine Cristina
da Silva, Jeferson Francisco
Berbel, Andrea Marques
description INTRODUÇÃO: Síndrome do piriforme é a irritação do nervo isquiático, quando ele passa abaixo ou entre as fibras do músculo piriforme. Uma das causas que levam à síndrome é a variação anatômica entre este nervo e músculo. Dor isquiática é dor que ocorre no trajeto do nervo isquiático. A causa mais comum no indivíduo adulto é compressão de uma das 5 raízes dele, por hérnia de disco intervertebral na região da coluna lombar. O objetivo deste estudo de revisão bibliográfica é analisar a relação anatômica do nervo isquiático com o músculo piriforme e comparar a sintomatologia entre síndrome do piriforme e dor isquiática, durante avaliação fisioterapêutica. MATERIAIS E MÉTODO: Levantamento bibliográfico, por meio de livros, artigos científicos e banco de dados especializados para a aquisição destes periódicos e sites de internet. RESULTADOS: A variação anatômica mais comum é o nervo fibular comum perfurar o músculo piriforme e o nervo tibial passar inferiormente ao músculo piriforme. Os sintomas da síndrome do piriforme são dor profunda no quadril e nádega, irradiada para o membro inferior afetado, acentuando-se ao deitar-se. Os sintomas da dor isquiática são dor superficial e localizada na região lombar e/ou na nádega, irradiada para o membro inferior afetado, com distribuição do dermátomo. Esta dor melhora quando o indivíduo CONSIDERAÇÕES FINAIS: Variações anatômicas do nervo isquiático com o p merúmscaunleoc pe idriefiotardmoe. contribuem para síndrome do piriforme. O teste de AIF (adução, rotação interna e flexão do quadril) será positivo para a síndrome do piriforme, durante a avaliação fisioterapêutica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19043/18391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 21 No. 1 (2008)
Fisioterapia em Movimento; v. 21 n. 1 (2008)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744884789248