Um projeto político-pedagógico de graduação em Fisioterapia pautado em três eixos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signorelli, Marcos Claudio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Israel, Vera Lucia, Corrêa, Clynton Lourenço, Motter, Arlete Ana, Takeda, Sibele Yoko Mattozo, Gomes, Anna Raquel Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/20827
Resumo: Introdução: O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com seu Projeto Político- Pedagógico (PPP) inovador, baseado na Teoria da Complexidade, está finalizando o processo de implantação de sua primeira turma de Fisioterapia. Objetivos: Comentar algumas das bases teóricas que sustentam tal projeto pedagógico, apresentando a experiência da construção coletiva de umPPP pautado em três eixos curriculares. Metodologia: De caráter qualitativo e de cunho teóricoreflexivo. Resultados: A construção do PPP resultou numa organização curricular em três eixos Fundamentos Teórico-Práticos (FTP), Projetos de Aprendizagem (PA) e Interações Culturais e Humanísticas (ICH). Os FTP (aproximadamente 60% do currículo) compreendem módulos temáticos elaborados por equipe interdisciplinar de professores, contextualizados com a realidade do mundo do trabalho, aproximando-se dos princípios do Sistema Único de Saúde(SUS) e atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Nos PA, o estudante desenvolve projetos mediados por docentes, que envolvem necessariamente a tríade “ensino-pesquisa-extensão”. Esses são imbricados àrealidade do litoral paranaense, extensiva e/ou ampliada para outras comunidades. Já as ICH (20% do currículo) são espaços para a vivência de um diferencial na gênese do fisioterapeuta: uma formação pautada na complexidade do ser humano e na integração deste com o meio, pois são realizadas em conjunto com outros cursos e comunidade. Considerações finais: Nessa trajetória, os estudantesque se desenvolvem pela UFPR já demonstram características diferenciadas, resultantes de práxis generalista, humanista, crítica e reflexiva, como preconizam as DCN. Esperamos que essa vivência proporcione articulação de saberes e práticas, formando profissionais qualificados, cidadãos conscientes e sensibilizados para a coletividade.
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