Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contesini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia Jr, Agenor, Caromano, Fátima Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21191
Resumo: Introdução: Os efeitos da postura sobre a função respiratória têm motivado pesquisas com o objetivo derastrear alterações nos mecanismos de adaptação à mudança da postura corporal. A importância desseconhecimento está em compreender como essas alterações podem interferir na função respiratória deindivíduos saudáveis e em condições especiais, como obesos e gestantes. Objetivo: Realizar uma revisãobibliográfica para descrever o conhecimento produzido sobre as alterações da função respiratória em diferentesposturas corporais, em especial na postura sentada. Métodos: Foram definidos os conceitos-chaveda pesquisa: postura, postura sentada, testes respiratórios e função respiratória ou pulmonar; em seguidadeterminou-se o período de pesquisa que envolveu os anos de 2000 a 2010 (inclusive) e as bases de dadospesquisadas: SciELO, PEDro, Cochrane e Pubmed. Resultado: Encontrou-se que as primeiras pesquisas sobrefunção respiratória enfocavam alterações encontradas em mudanças significativas da postura corporal,geralmente em indivíduos saudáveis. O aprimoramento científico permitiu a incorporação tecnológicaaos métodos de avaliação da função respiratória. Nos estudos sobre postura sentada, observa-se que asalterações são significativas em indivíduos com doenças pulmonares, cardíacas e idosos, entre outros, eque, mesmo em indivíduos saudáveis, as alterações nos testes de função podem ultrapassar a variação dos valores considerados normais para uma dada posição. Conclusão: São necessários maiores estudos paradeterminar o momento em que essas alterações podem ser significativas em indivíduos saudáveis e quais asalternativas possíveis para minimizar esses efeitos.
id PUC_PR-26_d0dce7a72048c90a69f1f7f08d80a820
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21191
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literaturaIntrodução: Os efeitos da postura sobre a função respiratória têm motivado pesquisas com o objetivo derastrear alterações nos mecanismos de adaptação à mudança da postura corporal. A importância desseconhecimento está em compreender como essas alterações podem interferir na função respiratória deindivíduos saudáveis e em condições especiais, como obesos e gestantes. Objetivo: Realizar uma revisãobibliográfica para descrever o conhecimento produzido sobre as alterações da função respiratória em diferentesposturas corporais, em especial na postura sentada. Métodos: Foram definidos os conceitos-chaveda pesquisa: postura, postura sentada, testes respiratórios e função respiratória ou pulmonar; em seguidadeterminou-se o período de pesquisa que envolveu os anos de 2000 a 2010 (inclusive) e as bases de dadospesquisadas: SciELO, PEDro, Cochrane e Pubmed. Resultado: Encontrou-se que as primeiras pesquisas sobrefunção respiratória enfocavam alterações encontradas em mudanças significativas da postura corporal,geralmente em indivíduos saudáveis. O aprimoramento científico permitiu a incorporação tecnológicaaos métodos de avaliação da função respiratória. Nos estudos sobre postura sentada, observa-se que asalterações são significativas em indivíduos com doenças pulmonares, cardíacas e idosos, entre outros, eque, mesmo em indivíduos saudáveis, as alterações nos testes de função podem ultrapassar a variação dos valores considerados normais para uma dada posição. Conclusão: São necessários maiores estudos paradeterminar o momento em que essas alterações podem ser significativas em indivíduos saudáveis e quais asalternativas possíveis para minimizar esses efeitos.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2119110.1590/S0103-51502011000400021Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 4 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 4 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21191/20325Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessContesini, Adriana MariaGarcia Jr, AgenorCaromano, Fátima Aparecida2022-03-07T19:00:18Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21191Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:18Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
title Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
spellingShingle Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
Contesini, Adriana Maria
title_short Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
title_full Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
title_fullStr Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
title_full_unstemmed Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
title_sort Influência das variações da postura sentada na função respiratória: revisão de literatura
author Contesini, Adriana Maria
author_facet Contesini, Adriana Maria
Garcia Jr, Agenor
Caromano, Fátima Aparecida
author_role author
author2 Garcia Jr, Agenor
Caromano, Fátima Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contesini, Adriana Maria
Garcia Jr, Agenor
Caromano, Fátima Aparecida
description Introdução: Os efeitos da postura sobre a função respiratória têm motivado pesquisas com o objetivo derastrear alterações nos mecanismos de adaptação à mudança da postura corporal. A importância desseconhecimento está em compreender como essas alterações podem interferir na função respiratória deindivíduos saudáveis e em condições especiais, como obesos e gestantes. Objetivo: Realizar uma revisãobibliográfica para descrever o conhecimento produzido sobre as alterações da função respiratória em diferentesposturas corporais, em especial na postura sentada. Métodos: Foram definidos os conceitos-chaveda pesquisa: postura, postura sentada, testes respiratórios e função respiratória ou pulmonar; em seguidadeterminou-se o período de pesquisa que envolveu os anos de 2000 a 2010 (inclusive) e as bases de dadospesquisadas: SciELO, PEDro, Cochrane e Pubmed. Resultado: Encontrou-se que as primeiras pesquisas sobrefunção respiratória enfocavam alterações encontradas em mudanças significativas da postura corporal,geralmente em indivíduos saudáveis. O aprimoramento científico permitiu a incorporação tecnológicaaos métodos de avaliação da função respiratória. Nos estudos sobre postura sentada, observa-se que asalterações são significativas em indivíduos com doenças pulmonares, cardíacas e idosos, entre outros, eque, mesmo em indivíduos saudáveis, as alterações nos testes de função podem ultrapassar a variação dos valores considerados normais para uma dada posição. Conclusão: São necessários maiores estudos paradeterminar o momento em que essas alterações podem ser significativas em indivíduos saudáveis e quais asalternativas possíveis para minimizar esses efeitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21191
10.1590/S0103-51502011000400021
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21191
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502011000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21191/20325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 4 (2011)
Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 4 (2011)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138746121060352