ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JORGE TADEU BORGES LEAL
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2
Resumo: Nos últimos anos tem crescido o número de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o mercado cor-de-rosa, um nicho em franco crescimento. Há uma razão de mercado impulsionando a presença e a caracterização da homossexualidade nas mensagens produzidas pelo ambiente publicitário no atual contexto brasileiro: cresce o número de produtos e serviços voltados especificamente para o público homossexual, tais como turismo, moda, lazer, gastronomia, etc. Além do aspecto comercial, o valor gay tem sido trabalhado como um diferencial em ações e mensagens dirigidas a segmentos específicos de mercado, por conferir um conceito de modernidade e atualidade às ações voltadas para as faixas de público mais jovens e/ou com níveis de escolaridade mais elevados, auxiliando na construção e manutenção de marcas e valores a elas associados. Estamos diante de uma situação em que uma suposta minoria, com direitos constitucionalmente estabelecidos, precisa ter a sua condição identitária de cidadão-consumidor legitimada e até explorada pelas construções simbólicas das mensagens produzidas no âmbito publicitário brasileiro. É importante evidenciar a tensão e os campos de forças presentes no manejo dessa operação, no exato momento de transição da mensagem publicitária e da realidade gay, ambas reterritorializadas através do ambiente em rede e das novas tecnologias da informação e da comunicação.
id PUC_RIO-1_14ddc51a1c7d21edf30bf7348de54a24
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26997
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉADVERGAY: UMA AÇÃO PUBLICITÁRIA NO ARMÁRIO, IN BOX OU PUBLICIDADE-MICHÊ?2013-10-31JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES27474674734lattes.cnpq.br/0648443449014438ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHOJOSE EUDES ARAUJO ALENCARJOSE CARLOS SOUZA RODRIGUESARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHOFREDERICO AUGUSTO TAVARES JUNIOR33017166791lattes.cnpq.br/9868297180994369JORGE TADEU BORGES LEALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRNos últimos anos tem crescido o número de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o mercado cor-de-rosa, um nicho em franco crescimento. Há uma razão de mercado impulsionando a presença e a caracterização da homossexualidade nas mensagens produzidas pelo ambiente publicitário no atual contexto brasileiro: cresce o número de produtos e serviços voltados especificamente para o público homossexual, tais como turismo, moda, lazer, gastronomia, etc. Além do aspecto comercial, o valor gay tem sido trabalhado como um diferencial em ações e mensagens dirigidas a segmentos específicos de mercado, por conferir um conceito de modernidade e atualidade às ações voltadas para as faixas de público mais jovens e/ou com níveis de escolaridade mais elevados, auxiliando na construção e manutenção de marcas e valores a elas associados. Estamos diante de uma situação em que uma suposta minoria, com direitos constitucionalmente estabelecidos, precisa ter a sua condição identitária de cidadão-consumidor legitimada e até explorada pelas construções simbólicas das mensagens produzidas no âmbito publicitário brasileiro. É importante evidenciar a tensão e os campos de forças presentes no manejo dessa operação, no exato momento de transição da mensagem publicitária e da realidade gay, ambas reterritorializadas através do ambiente em rede e das novas tecnologias da informação e da comunicação.The number of academic papers and newspaper articles about the pink money, a fast-growing niche, has grown in the last years. There is a reason driving the market presence and characterization of homosexuality in the messages produced by the current advertising environment in the Brazilian context: an increasing number of goods and services designed specifically for gay audiences, such as tourism, fashion, leisure, food, etc. Beyond the commercial aspect, the value gay has been worked as a differential in actions and messages targeted at specific market segments, by giving a concept of modernity and relevance to the actions directed to younger customers and/or with higher educational levels, helping the building and the maintenance of the brands and values associated with them. We are facing a situation in which a presumed minority, with constitutionally established rights, need to have their identity condition of citizen-consumer legitimized and even exploited by the symbolic constructions of messages produced in Brazilian advertising. It is important to highlight the tension and force fields present in the management of this operation in the exact moment of transition of the advertising messages and of the gay reality, both re-territorialized through networked environment and the new information and communication technologies.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26997Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ADVERGAY: UMA AÇÃO PUBLICITÁRIA NO ARMÁRIO, IN BOX OU PUBLICIDADE-MICHÊ?
title ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
spellingShingle ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
JORGE TADEU BORGES LEAL
title_short ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
title_full ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
title_fullStr ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
title_full_unstemmed ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
title_sort ADVERGAY: AN ADVERTISING ACTION - IN THE CLOSET, IN BOX OR PUBLICITY-MICHÉ
author JORGE TADEU BORGES LEAL
author_facet JORGE TADEU BORGES LEAL
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27474674734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0648443449014438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE EUDES ARAUJO ALENCAR
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FREDERICO AUGUSTO TAVARES JUNIOR
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 33017166791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9868297180994369
dc.contributor.author.fl_str_mv JORGE TADEU BORGES LEAL
contributor_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
JOSE EUDES ARAUJO ALENCAR
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
FREDERICO AUGUSTO TAVARES JUNIOR
description Nos últimos anos tem crescido o número de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o mercado cor-de-rosa, um nicho em franco crescimento. Há uma razão de mercado impulsionando a presença e a caracterização da homossexualidade nas mensagens produzidas pelo ambiente publicitário no atual contexto brasileiro: cresce o número de produtos e serviços voltados especificamente para o público homossexual, tais como turismo, moda, lazer, gastronomia, etc. Além do aspecto comercial, o valor gay tem sido trabalhado como um diferencial em ações e mensagens dirigidas a segmentos específicos de mercado, por conferir um conceito de modernidade e atualidade às ações voltadas para as faixas de público mais jovens e/ou com níveis de escolaridade mais elevados, auxiliando na construção e manutenção de marcas e valores a elas associados. Estamos diante de uma situação em que uma suposta minoria, com direitos constitucionalmente estabelecidos, precisa ter a sua condição identitária de cidadão-consumidor legitimada e até explorada pelas construções simbólicas das mensagens produzidas no âmbito publicitário brasileiro. É importante evidenciar a tensão e os campos de forças presentes no manejo dessa operação, no exato momento de transição da mensagem publicitária e da realidade gay, ambas reterritorializadas através do ambiente em rede e das novas tecnologias da informação e da comunicação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324925387571200