[pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEICAO SANTOS FERNANDES
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57444
Resumo: [pt] A teoria da mente (ToM) é definida como a habilidade de inferir estados mentais internos de outras pessoas. Há consenso na literatura de que ToM é um marcador sociocognitivo do Transtorno do Espectro autista-TEA. A testagem é realizada, em grande parte, a partir de um paradigma denominado falsa crença. Contudo, verifica-se a necessidade de instrumentos de avaliação mais apurados, que compreendam: a complexidade do constructo, a relação com outros domínios cognitivos como funções executivas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar evidências de validade de um novo instrumento que avalie os diferentes domínios de ToM para auxílio de diagnóstico em crianças com TEA. Este estudo foi registrado no Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio. O projeto foi dividido em quatro estudos, que englobavam desde uma revisão bibliográfica sobre as tarefas de ToM utilizadas em avaliações de crianças com diagnóstico de TEA, até mostrar evidências de validade do instrumento de nominado Bateria de avaliação em Teoria da Mente-BToM. Os resultados mostraram que BToM possui evidências de validade de conteúdo e de constructo, bem como de precisão. Além disso, identifica tarefas de Estados Mentais e Verbalizações, como possíveis marcadores sociocognitivos no diagnóstico de fenótipos mais leves do TEA.
id PUC_RIO-1_1b1785753100104d14aaeb8da2c430ec
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:57444
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE [en] DEVELOPMENT AND VALIDITY EVIDENCE OF A NEW THEORY OF MIND BATTERY FOR CHILDREN [pt] TEORIA DA MENTE[pt] MARCADOR SOCIOCOGNITIVO[pt] BTOM[pt] TEA[pt] FUNCAO EXECUTIVA[en] THEORY OF MIND[en] SOCIOCOGNITIVE MARKES[en] BTOM[en] ASD[en] EXECUTIVE FUNCTION[pt] A teoria da mente (ToM) é definida como a habilidade de inferir estados mentais internos de outras pessoas. Há consenso na literatura de que ToM é um marcador sociocognitivo do Transtorno do Espectro autista-TEA. A testagem é realizada, em grande parte, a partir de um paradigma denominado falsa crença. Contudo, verifica-se a necessidade de instrumentos de avaliação mais apurados, que compreendam: a complexidade do constructo, a relação com outros domínios cognitivos como funções executivas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar evidências de validade de um novo instrumento que avalie os diferentes domínios de ToM para auxílio de diagnóstico em crianças com TEA. Este estudo foi registrado no Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio. O projeto foi dividido em quatro estudos, que englobavam desde uma revisão bibliográfica sobre as tarefas de ToM utilizadas em avaliações de crianças com diagnóstico de TEA, até mostrar evidências de validade do instrumento de nominado Bateria de avaliação em Teoria da Mente-BToM. Os resultados mostraram que BToM possui evidências de validade de conteúdo e de constructo, bem como de precisão. Além disso, identifica tarefas de Estados Mentais e Verbalizações, como possíveis marcadores sociocognitivos no diagnóstico de fenótipos mais leves do TEA.[en] Theory of Mind (ToM) is defined as the ability to infer other s internal mental states. There is a consensus in the literature that ToM is a sociocognitive marker of Autism Spectrum Disorder-ASD. Performance is assessed in majority from false belief paradigm. However, there is a need for more accurate assessment tools, which include: complexity of the construct, interface with other cognitive domains as executive functions. The purpose of this work was to develop and verify validity’s evidences of a new instrument who evaluates differents ToM domains for diagnostic support in children with ASD. This study was registered in the Research Ethics Committee of Pontifical Catholical University of Rio de Janeiro-PUC-Rio. The project was divided into five studies, ranging from a literature review of ToM tasks used in assessments of ASD children, to show validity evidences of the instrument nominated Battery of Theory of Mind-BToM. The results showed BToM has evidence of content and construct validity as well as accuracy. In addition, it identifies Mental States and Verbalizations tasks as possible sociocognitive markers on diagnoses of lighter ASD phenotypes.MAXWELLHELENICE CHARCHAT FICHMANCONCEICAO SANTOS FERNANDES2022-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57444porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57444Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
[en] DEVELOPMENT AND VALIDITY EVIDENCE OF A NEW THEORY OF MIND BATTERY FOR CHILDREN
title [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
spellingShingle [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
CONCEICAO SANTOS FERNANDES
[pt] TEORIA DA MENTE
[pt] MARCADOR SOCIOCOGNITIVO
[pt] BTOM
[pt] TEA
[pt] FUNCAO EXECUTIVA
[en] THEORY OF MIND
[en] SOCIOCOGNITIVE MARKES
[en] BTOM
[en] ASD
[en] EXECUTIVE FUNCTION
title_short [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
title_full [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
title_fullStr [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
title_full_unstemmed [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
title_sort [pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE
author CONCEICAO SANTOS FERNANDES
author_facet CONCEICAO SANTOS FERNANDES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELENICE CHARCHAT FICHMAN
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEICAO SANTOS FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TEORIA DA MENTE
[pt] MARCADOR SOCIOCOGNITIVO
[pt] BTOM
[pt] TEA
[pt] FUNCAO EXECUTIVA
[en] THEORY OF MIND
[en] SOCIOCOGNITIVE MARKES
[en] BTOM
[en] ASD
[en] EXECUTIVE FUNCTION
topic [pt] TEORIA DA MENTE
[pt] MARCADOR SOCIOCOGNITIVO
[pt] BTOM
[pt] TEA
[pt] FUNCAO EXECUTIVA
[en] THEORY OF MIND
[en] SOCIOCOGNITIVE MARKES
[en] BTOM
[en] ASD
[en] EXECUTIVE FUNCTION
description [pt] A teoria da mente (ToM) é definida como a habilidade de inferir estados mentais internos de outras pessoas. Há consenso na literatura de que ToM é um marcador sociocognitivo do Transtorno do Espectro autista-TEA. A testagem é realizada, em grande parte, a partir de um paradigma denominado falsa crença. Contudo, verifica-se a necessidade de instrumentos de avaliação mais apurados, que compreendam: a complexidade do constructo, a relação com outros domínios cognitivos como funções executivas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar evidências de validade de um novo instrumento que avalie os diferentes domínios de ToM para auxílio de diagnóstico em crianças com TEA. Este estudo foi registrado no Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio. O projeto foi dividido em quatro estudos, que englobavam desde uma revisão bibliográfica sobre as tarefas de ToM utilizadas em avaliações de crianças com diagnóstico de TEA, até mostrar evidências de validade do instrumento de nominado Bateria de avaliação em Teoria da Mente-BToM. Os resultados mostraram que BToM possui evidências de validade de conteúdo e de constructo, bem como de precisão. Além disso, identifica tarefas de Estados Mentais e Verbalizações, como possíveis marcadores sociocognitivos no diagnóstico de fenótipos mais leves do TEA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57444
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790189671940096