[en] A COUNTERPOINT TO BIOPOWER AND HELPLESSNESS IN THE CONTEMPORARY CONTEXT: WINNICOTTIAN REFLEXIONS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11500@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11500@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11500 |
Resumo: | [pt] O presente estudo aborda o pensamento de Winnicott, buscando nele uma outra concepção da relação indivíduo/ sociedade distinta daquela que predomina hoje em nosso cenário social. A sua idéia de uma vitalidade espontânea e das condições necessárias para sua plena expressão contrasta com os dispositivos do biopoder descritos por Foucault que se apropriam da vida de modo a maximizar sua utilidade econômica. Ao mesmo tempo, a sua suposição de uma subjetividade que só pode emergir e diferenciar-se a partir da consistência do ambiente contrasta com a experiência de desamparo e vulnerabilidade descrita por Castel como característica do homem contemporâneo. Além disso, a noção winnicottiana de uma capacidade de preocupação com o outro que não depende de coerções e controles, mas de um ambiente cuidadoso internalizado, muito se aproxima das últimas análises de Foucault que tratam do cuidado de si antigo. Em tais análises, a ética greco-romana é entendida como expressão de liberdade, sendo retomada no presente sob a forma da amizade. Tanto Winnicott quanto Foucault sustentam a idéia de uma abertura potencial do indivíduo para o outro, mas é o primeiro autor quem, reconhecendo claramente as necessidades e tendências naturais da vida criativa, sem fechá-la em padrões normativos, nos permite criticar, por outro lado, o novo ideal de um sujeito totalmente aberto às demandas externas. |
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[en] A COUNTERPOINT TO BIOPOWER AND HELPLESSNESS IN THE CONTEMPORARY CONTEXT: WINNICOTTIAN REFLEXIONS[pt] UM CONTRAPONTO AO BIOPODER E AO DESAMPARO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES WINNICOTTIANAS[pt] RESISTENCIA[pt] BIOPODER[pt] DESAMPARO[en] RESISTANCE [en] BIOPOWER[en] HELPLESSNESS[pt] O presente estudo aborda o pensamento de Winnicott, buscando nele uma outra concepção da relação indivíduo/ sociedade distinta daquela que predomina hoje em nosso cenário social. A sua idéia de uma vitalidade espontânea e das condições necessárias para sua plena expressão contrasta com os dispositivos do biopoder descritos por Foucault que se apropriam da vida de modo a maximizar sua utilidade econômica. Ao mesmo tempo, a sua suposição de uma subjetividade que só pode emergir e diferenciar-se a partir da consistência do ambiente contrasta com a experiência de desamparo e vulnerabilidade descrita por Castel como característica do homem contemporâneo. Além disso, a noção winnicottiana de uma capacidade de preocupação com o outro que não depende de coerções e controles, mas de um ambiente cuidadoso internalizado, muito se aproxima das últimas análises de Foucault que tratam do cuidado de si antigo. Em tais análises, a ética greco-romana é entendida como expressão de liberdade, sendo retomada no presente sob a forma da amizade. Tanto Winnicott quanto Foucault sustentam a idéia de uma abertura potencial do indivíduo para o outro, mas é o primeiro autor quem, reconhecendo claramente as necessidades e tendências naturais da vida criativa, sem fechá-la em padrões normativos, nos permite criticar, por outro lado, o novo ideal de um sujeito totalmente aberto às demandas externas.[en] The current study deals with Winnicott`s thought, searching in it another conception of the individual/society relationship, different from the one that prevails today in the social scenario. His idea of a spontaneous vitality, and the necessary conditions for its full expression, opposes the biopower mechanisms described by Foucault that take life in a way to maximize its economic use. At the same time, his assumption of a subjectivity that can only emerge and differentiate itself supported by a consistent environment opposes the helplessness and vulnerability experience described by Castel as characteristic of the contemporaneous man. Besides that, Winnicott´s notion of a capacity of concern with the other that does not depend on coercion and controls, but on an internalized careful environment, seems very close to Foucault latest analysis that deals with the concern of self in antiquity. In such analysis, the Greek-Roman ethics is understood as the expression of freedom, being recovered to the present in the form of friendship. Both Winninicott and Foucault support an idea of a potential openess of the individual to the other, but the former is the one who, clearly recognizing the needs and natural trends of creative life, without closing it in normative standards, allows us to criticize the new ideal of a subject completely open to the external demands.MAXWELLCLAUDIA AMORIM GARCIABEATRIZ GANG MIZRAHI2008-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11500@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11500@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11500porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11500Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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