[pt] ADORNOS PESSOAIS E INTERNET: A ATUAÇÃO ON-LINE DE DESIGNERS EMPREENDEDORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILIPE DUARTE MARCELINO
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66393@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66393@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66393
Resumo: [pt] Na atual conjuntura do país os modos de trabalho tornam-se cada vez mais fragmentados, direcionando os profissionais para a atuação individual e informal. Este processo reverbera em diversos setores produtivos, dentre eles o Setor de Gemas, Joias e Afins. Para os profissionais do Campo do Design, que se direcionam para o trabalho com joalheria, a criação de marca própria é um destes modos de atuação autônoma proporcionados pela estrutura. Paralelamente, as redes sociais digitais são divulgadas como uma das formas de resolução para os problemas sociais que decorrem deste contexto. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a atuação profissional de designers de joias autônomos dentro de uma destas redes, o Instagram, tendo como ponto de partida a análise das construções sociais que deram origem ao Campo do Design no Brasil, bem como ao Setor de Gemas, Joias e Afins. Objetiva-se compreender como estes trabalhadores se constituem enquanto agentes do setor, e identificar as potencialidades e os obstáculos que encontram neste contexto.
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