[pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30154
Resumo: [pt] Esta tese consiste em uma análise crítica da reconfiguração do discurso do samba, entendendo a expressão samba não apenas como gênero musical, mas como um evento que reúne o samba enredo, seu par natural na escola de samba, e o produto final desta relação, o desfile. Entendendo tal fenômeno como uma manifestação da cultura popular, este trabalho objetiva analisar as diversas estratégias utilizadas pelo samba a fim de se transformar, mantendo-se hegemônico no cenário cultural brasileiro. Para tanto, esta tese debruça seu olhar sobre alguns elementos e momentos históricos que foram fundamentais para a consolidação do caráter dominante do samba. Em primeiro lugar, busca-se comprovar o espaço de fala do subalterno proporcionado pela força da configuração do samba no espaço cultural brasileiro. No segundo momento, faz-se uma análise das relações existentes entre o samba, o sambista, entendido aqui de forma mais abrangente possível, e a indústria cultural. Por fim, busca-se compreender de que forma se constrói o discurso do samba hoje em dia, que relações são tecidas e de que formas elas são utilizadas para garantir o objetivo fundamental do samba que é permanecer como principal manifestação de cultura popular brasileira.
id PUC_RIO-1_3d30173ec425d8b3af81293f63b5a6e6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30154
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA [en] THE [RE]CONFIGURING SAMBA SPEECH [pt] CULTURA POPULAR[pt] DESFILE[pt] ESCOLA DE SAMBA[pt] CARNAVAL[pt] SAMBA[pt] INDUSTRIA CULTURAL[en] POPULAR CULTURE[en] SAMBA SCHOOL[en] CARNIVAL[en] SAMBA[en] CULTURAL INDUSTRY[pt] Esta tese consiste em uma análise crítica da reconfiguração do discurso do samba, entendendo a expressão samba não apenas como gênero musical, mas como um evento que reúne o samba enredo, seu par natural na escola de samba, e o produto final desta relação, o desfile. Entendendo tal fenômeno como uma manifestação da cultura popular, este trabalho objetiva analisar as diversas estratégias utilizadas pelo samba a fim de se transformar, mantendo-se hegemônico no cenário cultural brasileiro. Para tanto, esta tese debruça seu olhar sobre alguns elementos e momentos históricos que foram fundamentais para a consolidação do caráter dominante do samba. Em primeiro lugar, busca-se comprovar o espaço de fala do subalterno proporcionado pela força da configuração do samba no espaço cultural brasileiro. No segundo momento, faz-se uma análise das relações existentes entre o samba, o sambista, entendido aqui de forma mais abrangente possível, e a indústria cultural. Por fim, busca-se compreender de que forma se constrói o discurso do samba hoje em dia, que relações são tecidas e de que formas elas são utilizadas para garantir o objetivo fundamental do samba que é permanecer como principal manifestação de cultura popular brasileira.[en] This thesis consists of a review of the reconfiguration of the discourse of samba, samba understand the expression not only as musical genre, but as an event that brings together the samba enredo, her natural pair in the school of samba, the end product of this relationship, the carnival parade. Understanding this phenomenon as a manifestation of popular culture, this work aims to analyze the different strategies used by Samba to become, keeping the hegemonic cultural scene in Brazil. To this end, this thesis focuses its look on some elements and historical moments that were essential for the consolidation of the dominant character of samba. First, it seeks to prove the speech of the subaltern space provided by the force of the samba configuration space of Brazilian culture. In the second moment, it is an analysis of the relationship between samba, sambista, understood more broadly as possible, and cultural industry. Finally, it seeks to understand how speech is constructed of samba nowadays, what relationships are woven and in what ways they are used to ensure the fundamental objective of samba that is to remain as the main manifestation of Brazilian popular culture.MAXWELLJULIO CESAR VALLADAO DINIZANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES2017-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30154porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30154Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
[en] THE [RE]CONFIGURING SAMBA SPEECH
title [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
spellingShingle [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
[pt] CULTURA POPULAR
[pt] DESFILE
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] CARNAVAL
[pt] SAMBA
[pt] INDUSTRIA CULTURAL
[en] POPULAR CULTURE
[en] SAMBA SCHOOL
[en] CARNIVAL
[en] SAMBA
[en] CULTURAL INDUSTRY
title_short [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
title_full [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
title_fullStr [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
title_full_unstemmed [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
title_sort [pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
author ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
author_facet ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CULTURA POPULAR
[pt] DESFILE
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] CARNAVAL
[pt] SAMBA
[pt] INDUSTRIA CULTURAL
[en] POPULAR CULTURE
[en] SAMBA SCHOOL
[en] CARNIVAL
[en] SAMBA
[en] CULTURAL INDUSTRY
topic [pt] CULTURA POPULAR
[pt] DESFILE
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] CARNAVAL
[pt] SAMBA
[pt] INDUSTRIA CULTURAL
[en] POPULAR CULTURE
[en] SAMBA SCHOOL
[en] CARNIVAL
[en] SAMBA
[en] CULTURAL INDUSTRY
description [pt] Esta tese consiste em uma análise crítica da reconfiguração do discurso do samba, entendendo a expressão samba não apenas como gênero musical, mas como um evento que reúne o samba enredo, seu par natural na escola de samba, e o produto final desta relação, o desfile. Entendendo tal fenômeno como uma manifestação da cultura popular, este trabalho objetiva analisar as diversas estratégias utilizadas pelo samba a fim de se transformar, mantendo-se hegemônico no cenário cultural brasileiro. Para tanto, esta tese debruça seu olhar sobre alguns elementos e momentos históricos que foram fundamentais para a consolidação do caráter dominante do samba. Em primeiro lugar, busca-se comprovar o espaço de fala do subalterno proporcionado pela força da configuração do samba no espaço cultural brasileiro. No segundo momento, faz-se uma análise das relações existentes entre o samba, o sambista, entendido aqui de forma mais abrangente possível, e a indústria cultural. Por fim, busca-se compreender de que forma se constrói o discurso do samba hoje em dia, que relações são tecidas e de que formas elas são utilizadas para garantir o objetivo fundamental do samba que é permanecer como principal manifestação de cultura popular brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30154
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822601558589440