AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2
Resumo: Trata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar.
id PUC_RIO-1_4b660f1d24df49d4d9c985b632b23669
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7712
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERSPOLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO2005-06-29VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299ROSALIA MARIA DUARTEVERA MARIA FERRAO CANDAUELIZABETH FERNANDES DE MACEDO01225459718DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIMPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRTrata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar.The current study focuses on the adoption of affirmative action policies by the public sector higher education system in Brazil, more specifically by the State University of Rio de Janeiro (UERJ). The overall purpose of the research was to analyse the UERJ experience of introducing affirmative action in 2003 by means of a quota system, taking into consideration its genesis, characteristics, implementation and initial results. The study aimed in particular at investigating the experience within the boundaries of a highly prestigious academic space in this University - the Law School - focusing on the stance adopted by the faculty with regard tothe experience already being implemented in their classrooms. We have opted for a qualitative approach in our research. To this end, a review of the literature on the topic of affirmative action, a survey of University official documents and statistical data as well as semi-structured interviews with Law School faculty members were carried out. The 2003 experience proved the political and academic viability of a more democratic access to courses of higher social status. However, the issue of the permanence of quota students in a context where University resources are insufficient has generated tensions and challenges that both the UERJ and the wider communities will inevitably have to meet.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:42Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7712Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO
title AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
spellingShingle AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
title_short AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
title_full AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
title_fullStr AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
title_full_unstemmed AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
title_sort AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
author_facet DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09093079700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6133365056620299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01225459718
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM
contributor_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
ROSALIA MARIA DUARTE
VERA MARIA FERRAO CANDAU
ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO
description Trata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324886619619328