AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2 |
Resumo: | Trata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar. |
id |
PUC_RIO-1_4b660f1d24df49d4d9c985b632b23669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7712 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERSPOLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO2005-06-29VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299ROSALIA MARIA DUARTEVERA MARIA FERRAO CANDAUELIZABETH FERNANDES DE MACEDO01225459718DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIMPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRTrata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar.The current study focuses on the adoption of affirmative action policies by the public sector higher education system in Brazil, more specifically by the State University of Rio de Janeiro (UERJ). The overall purpose of the research was to analyse the UERJ experience of introducing affirmative action in 2003 by means of a quota system, taking into consideration its genesis, characteristics, implementation and initial results. The study aimed in particular at investigating the experience within the boundaries of a highly prestigious academic space in this University - the Law School - focusing on the stance adopted by the faculty with regard tothe experience already being implemented in their classrooms. We have opted for a qualitative approach in our research. To this end, a review of the literature on the topic of affirmative action, a survey of University official documents and statistical data as well as semi-structured interviews with Law School faculty members were carried out. The 2003 experience proved the political and academic viability of a more democratic access to courses of higher social status. However, the issue of the permanence of quota students in a context where University resources are insufficient has generated tensions and challenges that both the UERJ and the wider communities will inevitably have to meet.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:42Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7712Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UERJ NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO |
title |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
spellingShingle |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM |
title_short |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
title_full |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
title_fullStr |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
title_full_unstemmed |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
title_sort |
AFFIRMATIVE ACTION POLICIES AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (UERJ) IN THE PERSPECTIVE OF THE LAW SCHOOL FACULTY MEMBERS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM |
author_facet |
DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
09093079700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6133365056620299 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01225459718 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIELA FRIDA DRELICH VALENTIM |
contributor_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU ROSALIA MARIA DUARTE VERA MARIA FERRAO CANDAU ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO |
description |
Trata o presente estudo da adoção de ações afirmativas no ensino superior público no Brasil, especificamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a experiência das ações afirmativas, modalidade cotas, implementadas no ano de 2003, pela UERJ, sua gênese, características, implantação e primeiros resultados. Pretendeu ainda, conhecer essa experiência mais especificamente, num espaço considerado de especial prestígio acadêmico na universidade: a Faculdade de Direito, tendo como recorte a posição de seus professores acerca daquela experiência já implementada em suas salas de aula. Optamos por uma abordagem do tipo qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática das ações afirmativas, um levantamento dos documentos e estatísticas oficiais da universidade e entrevistas semi-estruturadas com os professores da referida Faculdade. A experiência de 2003 demonstrou a viabilidade política e acadêmica de um acesso mais democrático aos cursos considerados de maior status social, entretanto, a questão da permanência dos alunos cotistas num quadro de insuficiência de recursos da universidade tem gerado tensões e desafios que cabem à comunidade interna da UERJ e também a externa enfrentar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7712@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324886619619328 |