POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@2
Resumo: Usando uma base de dados inédita com informações sobre o gasto do governo federal brasileira com propaganda, nós lançamos luz sobre o comportamento de anunciantes do setor público a relação entre propaganda governamental e voto. Em particular, nós investigamos possíveis motivações políticas por trás da alocação do orçamento dedicado à propaganda governamental e seu impacto sobre voto. No espírito da literatura de distributive politics, primeiro nós calculamos a correlação entre gasto com anúncios por entes públicos e votos no partido do governo no nível local. Em seguida, nós exploramos a variação exógena gerada pela cobertura de sinais de rádio para testar a hipótese de que o gasto com propaganda aumenta os votos recebidos pelo partido do governo. Nossos resultados sugerem que, ainda que resultados de eleições passadas prevêem onde no território o governo anuncia, os eleitores não parecem ser persuadidos pelos anúncios a votar em favor do partido no poder.
id PUC_RIO-1_4e05ba6bf3330236fa1b98cc037f1686
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31792
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPOLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZILPOLÍTICA E PROGANDA: EVIDÊNCIA DO BRASIL2017-03-27CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAOCLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARALJULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAORAPHAEL BOTTURA CORBICLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL10749360780lattes.cnpq.br/1198468499793833BERNARDO BARBOZA RIBEIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBRUsando uma base de dados inédita com informações sobre o gasto do governo federal brasileira com propaganda, nós lançamos luz sobre o comportamento de anunciantes do setor público a relação entre propaganda governamental e voto. Em particular, nós investigamos possíveis motivações políticas por trás da alocação do orçamento dedicado à propaganda governamental e seu impacto sobre voto. No espírito da literatura de distributive politics, primeiro nós calculamos a correlação entre gasto com anúncios por entes públicos e votos no partido do governo no nível local. Em seguida, nós exploramos a variação exógena gerada pela cobertura de sinais de rádio para testar a hipótese de que o gasto com propaganda aumenta os votos recebidos pelo partido do governo. Nossos resultados sugerem que, ainda que resultados de eleições passadas prevêem onde no território o governo anuncia, os eleitores não parecem ser persuadidos pelos anúncios a votar em favor do partido no poder.Using a unique data set of central government expenditure on advertising in Brazil, we shed light on the behavior of public advertisers and the relation between government ads and voting. In particular, we investigate political motivations behind the allocation of the advertisement budget by the federal government and its impacts on voting. Borrowing insights from the literature of distributive politics, we first correlate ad money and votes for the government s party on the local level. Next, we exploit plausible exogenous variation on radio signal coverage to test if money spent on ads turn into votes for the government s party. Our findings show that although past presidential election outcomes predict where in the territory the government places ads, voters do not seem to be persuaded by those ads to favor the party in power.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31792Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv POLÍTICA E PROGANDA: EVIDÊNCIA DO BRASIL
title POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
spellingShingle POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
title_short POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
title_full POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
title_fullStr POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
title_full_unstemmed POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
title_sort POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
author BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
author_facet BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RAPHAEL BOTTURA CORBI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10749360780
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1198468499793833
dc.contributor.author.fl_str_mv BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
contributor_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
RAPHAEL BOTTURA CORBI
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
description Usando uma base de dados inédita com informações sobre o gasto do governo federal brasileira com propaganda, nós lançamos luz sobre o comportamento de anunciantes do setor público a relação entre propaganda governamental e voto. Em particular, nós investigamos possíveis motivações políticas por trás da alocação do orçamento dedicado à propaganda governamental e seu impacto sobre voto. No espírito da literatura de distributive politics, primeiro nós calculamos a correlação entre gasto com anúncios por entes públicos e votos no partido do governo no nível local. Em seguida, nós exploramos a variação exógena gerada pela cobertura de sinais de rádio para testar a hipótese de que o gasto com propaganda aumenta os votos recebidos pelo partido do governo. Nossos resultados sugerem que, ainda que resultados de eleições passadas prevêem onde no território o governo anuncia, os eleitores não parecem ser persuadidos pelos anúncios a votar em favor do partido no poder.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ECONOMIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324934170443776