HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2 |
Resumo: | O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado. |
id |
PUC_RIO-1_50cde0cf18f3e194d70bf67e55cead5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:17631 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONSHERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES2011-02-23RALPH INGS BANNELL01178648702lattes.cnpq.br/1672240438808894PAULO CESAR DUQUE ESTRADANADJA MARA AMILIBIA HERMANNRALPH INGS BANNELLNADJA MARA AMILIBIA HERMANN11005570752ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.The present work is situated in the field of philosophy of education and has got as its guiding theme the contributions that hermeneutics can provide for the debates in the area of pedagogy, especially in the reflection on learning processes and human formation. From this point on, we try to show how this current of thought can offer a critical perspective concerning those Universalist theories, which appear in Modernity, so that we can put in question fundamental notions such as subjectivity and rationality. Hence, we try to make clear in which way hermeneutics represents not just an alternative, but also a turning point in the understanding of educational processes, for it puts in check fundamental presuppositions, which are intrinsic to the ideas of subjectivity and rationality. In our work, we also try to think about the contributions that hermeneutics can bring to the search for non-hegemonic narratives in education, so that we can have in view a wider understanding of the plurality of discourses involved in learning processes. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17631Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-10-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES |
title |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
spellingShingle |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
title_short |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
title_full |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
title_fullStr |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
title_full_unstemmed |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
title_sort |
HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
author_facet |
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RALPH INGS BANNELL |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01178648702 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1672240438808894 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
NADJA MARA AMILIBIA HERMANN |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
RALPH INGS BANNELL |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
NADJA MARA AMILIBIA HERMANN |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11005570752 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
contributor_str_mv |
RALPH INGS BANNELL PAULO CESAR DUQUE ESTRADA NADJA MARA AMILIBIA HERMANN RALPH INGS BANNELL NADJA MARA AMILIBIA HERMANN |
description |
O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324909186023424 |