[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8762 |
Resumo: | [pt] O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos, para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve, segundo Ballou (1993), entre um e dois terços do total de custos logísticos. Dentro desse panorama desenvolveu-se este estudo sobre multimodalidade. O foco está nas instalações e serviços que compõem o sistema de transporte multimodal, com especial destaque para a infra-estrutura portuária, nas taxas (custos) e no desempenho dos vários serviços envolvidos. O principal objetivo do trabalho é compreender como o processo de privatização das estruturas de transporte, portos, ferrovias e rodovias, viabilizou a evolução da Multimodalidade como alternativa ao transporte nacional. Um assunto relativamente novo, ainda pouco explorado academicamente e com escassas referencias bibliográficas. Para que se tenha um entendimento de como o processo de privatização transformou as estruturas de transporte, especialmente a atividade portuária brasileira, viabilizando o transporte multimodal e obviamente as vantagens dele decorrentes, fez- se necessária a abordagem de temas congruentes, como a logística e também os cenários dos modos de transporte rodoviário, ferroviário e o marítimo (cabotagem). Nesta fase também se analisam os modos de transporte e os respectivos processos de privatização e cenário atual, de suas estruturas e os operadores logísticos, assuntos que contribuem para um melhor entendimento das questões relativas ao Operador de Transporte Multimodal. |
id |
PUC_RIO-1_5c5de7417b0f8df6380b652c86e1ba18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8762 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL [en] THE RECENT ADVANCES IN BRAZILIAN MULTIMODALITY [pt] MULTIMODALIDADE[pt] TERMINAL DE CONTAINERES[pt] CABOTAGEM[pt] TRANSPORTE FERROVIARIO[en] MULTIMODALITY[en] CONTAINERS TERMINAL[en] WATERWAYS[en] RAILROAD TRANSPORTATION[pt] O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos, para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve, segundo Ballou (1993), entre um e dois terços do total de custos logísticos. Dentro desse panorama desenvolveu-se este estudo sobre multimodalidade. O foco está nas instalações e serviços que compõem o sistema de transporte multimodal, com especial destaque para a infra-estrutura portuária, nas taxas (custos) e no desempenho dos vários serviços envolvidos. O principal objetivo do trabalho é compreender como o processo de privatização das estruturas de transporte, portos, ferrovias e rodovias, viabilizou a evolução da Multimodalidade como alternativa ao transporte nacional. Um assunto relativamente novo, ainda pouco explorado academicamente e com escassas referencias bibliográficas. Para que se tenha um entendimento de como o processo de privatização transformou as estruturas de transporte, especialmente a atividade portuária brasileira, viabilizando o transporte multimodal e obviamente as vantagens dele decorrentes, fez- se necessária a abordagem de temas congruentes, como a logística e também os cenários dos modos de transporte rodoviário, ferroviário e o marítimo (cabotagem). Nesta fase também se analisam os modos de transporte e os respectivos processos de privatização e cenário atual, de suas estruturas e os operadores logísticos, assuntos que contribuem para um melhor entendimento das questões relativas ao Operador de Transporte Multimodal.[en] Inside of this panorama this study was developed on multimodality. The focus is in the installations and services that compose the system of multimodal transport, with special prominence for the port infrastructure, in the taxes (costs) and the performance of the some involved services. The main objective of the work is to understand as the process of privatization of the transport structures, ports, railroads and highways, it made possible the evolution of Multimodalidade as alternative to the national transport. A relatively new subject, still little explored academically and with scarce bibliographical references. For a well understanding as the privatization process transformed the transport structures, especially the Brazilian port activity, making possible the multimodal transport and obviously the decurrently advantages of the boarding of congruence´s subjects became necessary, as logistic and also the scenes in the ways of road transport, railroad worker and the marine (cabotage). In this phase also the ways of transport and the respective processes of privatization and current scene are analyzed, of its structures and the logistic operators, subjects that contribute for one better agreement of the relative questions the Operator of Multimodal Transport.MAXWELLJOSE EUGENIO LEALADRIANA FERREIRA PEDREIRA2006-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8762porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8762Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-09-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL [en] THE RECENT ADVANCES IN BRAZILIAN MULTIMODALITY |
title |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
spellingShingle |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL ADRIANA FERREIRA PEDREIRA [pt] MULTIMODALIDADE [pt] TERMINAL DE CONTAINERES [pt] CABOTAGEM [pt] TRANSPORTE FERROVIARIO [en] MULTIMODALITY [en] CONTAINERS TERMINAL [en] WATERWAYS [en] RAILROAD TRANSPORTATION |
title_short |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
title_full |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
title_fullStr |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
title_sort |
[pt] OS RECENTES AVANÇOS DA MULTIMODALIDADE NO BRASIL |
author |
ADRIANA FERREIRA PEDREIRA |
author_facet |
ADRIANA FERREIRA PEDREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADRIANA FERREIRA PEDREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MULTIMODALIDADE [pt] TERMINAL DE CONTAINERES [pt] CABOTAGEM [pt] TRANSPORTE FERROVIARIO [en] MULTIMODALITY [en] CONTAINERS TERMINAL [en] WATERWAYS [en] RAILROAD TRANSPORTATION |
topic |
[pt] MULTIMODALIDADE [pt] TERMINAL DE CONTAINERES [pt] CABOTAGEM [pt] TRANSPORTE FERROVIARIO [en] MULTIMODALITY [en] CONTAINERS TERMINAL [en] WATERWAYS [en] RAILROAD TRANSPORTATION |
description |
[pt] O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos, para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve, segundo Ballou (1993), entre um e dois terços do total de custos logísticos. Dentro desse panorama desenvolveu-se este estudo sobre multimodalidade. O foco está nas instalações e serviços que compõem o sistema de transporte multimodal, com especial destaque para a infra-estrutura portuária, nas taxas (custos) e no desempenho dos vários serviços envolvidos. O principal objetivo do trabalho é compreender como o processo de privatização das estruturas de transporte, portos, ferrovias e rodovias, viabilizou a evolução da Multimodalidade como alternativa ao transporte nacional. Um assunto relativamente novo, ainda pouco explorado academicamente e com escassas referencias bibliográficas. Para que se tenha um entendimento de como o processo de privatização transformou as estruturas de transporte, especialmente a atividade portuária brasileira, viabilizando o transporte multimodal e obviamente as vantagens dele decorrentes, fez- se necessária a abordagem de temas congruentes, como a logística e também os cenários dos modos de transporte rodoviário, ferroviário e o marítimo (cabotagem). Nesta fase também se analisam os modos de transporte e os respectivos processos de privatização e cenário atual, de suas estruturas e os operadores logísticos, assuntos que contribuem para um melhor entendimento das questões relativas ao Operador de Transporte Multimodal. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8762 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8762@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822559348162560 |