CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CECILIA MARIA MARAFELLI
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@2
Resumo: O presente trabalho retoma a questão da formação de professores pelos cursos de Pedagogia. Para tal empreendeu uma pesquisa com alunos, professores e coordenadores de dois cursos de Pedagogia considerados de qualidade, pertencentes a instituições voltadas para a pesquisa e que estão avaliadas entre as melhores da cidade do Rio de Janeiro, uma pública e uma privada comunitária. Buscamos compreender como se dá a atual formação de professores para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, uma vez que esta formação hoje, após um movimento de reestruturação, submete-se à exigência da formação em nível superior, num processo de universitarização, na suposição de que esta seria uma forma de qualificar melhor a formação docente e encaminhá-la para a profissionalização. Indagamos aos estudantes se percebem-se preparados para enfrentar os desafios da profissão a partir, principalmente, do valor atribuído às questões pedagógicas em sua trajetória acadêmica. Os motivos da escolha, as possibilidades de atuação dentro da profissão, as condições de formação e de desenvolvimento do trabalho estudantil dos futuros professores foram analisados através do olhar do próprio estudante e de seus professores. Os dois cursos foram investigados a partir da aplicação presencial de 252 questionários para alunos, 62 questionários online para professores, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos dois cursos. Os estudantes de Pedagogia da nossa pesquisa, da mesma forma como divulgado pela literatura, são, em sua maioria, provenientes de estratos de camadas populares, e demandariam, portanto, condições humanas e materiais para maior dedicação e investimento no curso superior, de modo a contrabalançar as possíveis deficiências de sua formação básica, buscamos identificar as possíveis oportunidades oferecidas pelas instituições para suplantar essa dificuldade inicial. Com este conjunto de elementos procuramos levantar algumas hipóteses sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelos cursos de Pedagogia e os rumos da formação docente em nosso país.
id PUC_RIO-1_658b5dc9c212cffbf851ce77681aa082
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:32246
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSESOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS: UM OLHAR SOBRE DOIS CURSOS DE PEDAGOGIA2017-04-24ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO00463051491lattes.cnpq.br/9820138057865750ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAOHUSTANA MARIA VARGASALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOHUSTANA MARIA VARGAS71313478768lattes.cnpq.br/5354012262411282CECILIA MARIA MARAFELLIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO presente trabalho retoma a questão da formação de professores pelos cursos de Pedagogia. Para tal empreendeu uma pesquisa com alunos, professores e coordenadores de dois cursos de Pedagogia considerados de qualidade, pertencentes a instituições voltadas para a pesquisa e que estão avaliadas entre as melhores da cidade do Rio de Janeiro, uma pública e uma privada comunitária. Buscamos compreender como se dá a atual formação de professores para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, uma vez que esta formação hoje, após um movimento de reestruturação, submete-se à exigência da formação em nível superior, num processo de universitarização, na suposição de que esta seria uma forma de qualificar melhor a formação docente e encaminhá-la para a profissionalização. Indagamos aos estudantes se percebem-se preparados para enfrentar os desafios da profissão a partir, principalmente, do valor atribuído às questões pedagógicas em sua trajetória acadêmica. Os motivos da escolha, as possibilidades de atuação dentro da profissão, as condições de formação e de desenvolvimento do trabalho estudantil dos futuros professores foram analisados através do olhar do próprio estudante e de seus professores. Os dois cursos foram investigados a partir da aplicação presencial de 252 questionários para alunos, 62 questionários online para professores, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos dois cursos. Os estudantes de Pedagogia da nossa pesquisa, da mesma forma como divulgado pela literatura, são, em sua maioria, provenientes de estratos de camadas populares, e demandariam, portanto, condições humanas e materiais para maior dedicação e investimento no curso superior, de modo a contrabalançar as possíveis deficiências de sua formação básica, buscamos identificar as possíveis oportunidades oferecidas pelas instituições para suplantar essa dificuldade inicial. Com este conjunto de elementos procuramos levantar algumas hipóteses sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelos cursos de Pedagogia e os rumos da formação docente em nosso país.The present work resume the question of teachers training under Pedagogy graduation courses. To do so, a research with students, professors and coordinators of two top quality Pedagogy courses was undertaken. Both of them belonging to research institutions evaluated among the best in the city of Rio de Janeiro, one public and one community private. We seek to understand how the present teachers training for initial school years of elementary school works. Since this qualification now a days, after a movement of restructuring, is under the demand of university diploma. A process that can be called universitization, in order to better qualify teachers training and enhance professionalization. We asked th students IF they see themselves prepared to face the challenges inherent to the profession, based on the value given to pedagogy questions in their academic trajectory. Why they chose the course, the possibilities of professional performance, the conditions of formation and the development of students work were questions asked and driven by the look of the students and their teachers themselfs. Both courses were researched through the application of 252 presence questionnaires for students, 62 online questionnaires for professors and semi structured interviews with both courses coordinators. The majority of the students in our research, as indicated by the literature, come from popular strata. There so, demanding more human and material conditions to increase dedication and investment to achieve university diploma, in order to counterbalance possible deficiencies in their basic education. We also aimed to identify opportunities offered by those institutions to overcome these initial difficulties. With this group of elements, we looked forward to raise some hypothesis about the challenges to be faced by the Pedagogy courses and the pathways of teachers training in our country.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:26Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32246Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS: UM OLHAR SOBRE DOIS CURSOS DE PEDAGOGIA
title CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
spellingShingle CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
CECILIA MARIA MARAFELLI
title_short CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
title_full CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
title_fullStr CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
title_full_unstemmed CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
title_sort CHALLENGES IN TEACHERS TRAINING FOR INITIAL SCHOOL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A LOOK ON TWO PEDAGOGY COURSES
author CECILIA MARIA MARAFELLI
author_facet CECILIA MARIA MARAFELLI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00463051491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9820138057865750
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv HUSTANA MARIA VARGAS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv HUSTANA MARIA VARGAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 71313478768
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5354012262411282
dc.contributor.author.fl_str_mv CECILIA MARIA MARAFELLI
contributor_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
HUSTANA MARIA VARGAS
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
HUSTANA MARIA VARGAS
description O presente trabalho retoma a questão da formação de professores pelos cursos de Pedagogia. Para tal empreendeu uma pesquisa com alunos, professores e coordenadores de dois cursos de Pedagogia considerados de qualidade, pertencentes a instituições voltadas para a pesquisa e que estão avaliadas entre as melhores da cidade do Rio de Janeiro, uma pública e uma privada comunitária. Buscamos compreender como se dá a atual formação de professores para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, uma vez que esta formação hoje, após um movimento de reestruturação, submete-se à exigência da formação em nível superior, num processo de universitarização, na suposição de que esta seria uma forma de qualificar melhor a formação docente e encaminhá-la para a profissionalização. Indagamos aos estudantes se percebem-se preparados para enfrentar os desafios da profissão a partir, principalmente, do valor atribuído às questões pedagógicas em sua trajetória acadêmica. Os motivos da escolha, as possibilidades de atuação dentro da profissão, as condições de formação e de desenvolvimento do trabalho estudantil dos futuros professores foram analisados através do olhar do próprio estudante e de seus professores. Os dois cursos foram investigados a partir da aplicação presencial de 252 questionários para alunos, 62 questionários online para professores, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos dois cursos. Os estudantes de Pedagogia da nossa pesquisa, da mesma forma como divulgado pela literatura, são, em sua maioria, provenientes de estratos de camadas populares, e demandariam, portanto, condições humanas e materiais para maior dedicação e investimento no curso superior, de modo a contrabalançar as possíveis deficiências de sua formação básica, buscamos identificar as possíveis oportunidades oferecidas pelas instituições para suplantar essa dificuldade inicial. Com este conjunto de elementos procuramos levantar algumas hipóteses sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelos cursos de Pedagogia e os rumos da formação docente em nosso país.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32246@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324934402179072