A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
PUC_RIO-1_7dfad79f7d49f992c9d39ca723db42ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25362 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOTHE ADOPTION OF M-LEARNING ATTITUDE OF THE PROFESSORS OF HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY2015-04-07JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAJORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAREBECCA ARKADER 05594210792lattes.cnpq.br/7131943256330935FERNANDA DA SILVA APARICIO PINAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.The purpose of this study is to explain the perceptions of professors about learning and using mobile devices (mobile learning or m-learning). It s also to identify points that favor and inhibit its adoption. Through exploratory interviews based on diffusion theory innovations Rogers (2003) and related studies Kapooret al. (2014), eighteen professors made their considerations. These professors were grouped as non-adopters of m-learning, with exclusive dedication to a university; non-adopters, operates in other market sectors; and adopters of m-learning. Making use of content analysis, factors were categorized according to the innovation attributes, seeking to indicate facilities and/or difficulty to the adoption of m-learning. The study concluded that, although contradictory, at times, the speeches of respondents indicated three pillars that support the deployment of mobile learning in higher education: teacher interest, institutional support and government support. In each of these pillars teachers have highlighted the need to enhance the teaching methods and the adoption of technology in education as a means to improve the teaching and learning process.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25362Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE ADOPTION OF M-LEARNING ATTITUDE OF THE PROFESSORS OF HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY |
title |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
spellingShingle |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA |
title_short |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_fullStr |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full_unstemmed |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_sort |
A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
author |
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA |
author_facet |
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
REBECCA ARKADER |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05594210792 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7131943256330935 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA |
contributor_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA JORGE BRANTES FERREIRA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA REBECCA ARKADER |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324922066731008 |