A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
id PUC_RIO-1_7dfad79f7d49f992c9d39ca723db42ca
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25362
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOTHE ADOPTION OF M-LEARNING ATTITUDE OF THE PROFESSORS OF HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY2015-04-07JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAJORGE BRANTES FERREIRAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAREBECCA ARKADER 05594210792lattes.cnpq.br/7131943256330935FERNANDA DA SILVA APARICIO PINAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.The purpose of this study is to explain the perceptions of professors about learning and using mobile devices (mobile learning or m-learning). It s also to identify points that favor and inhibit its adoption. Through exploratory interviews based on diffusion theory innovations Rogers (2003) and related studies Kapooret al. (2014), eighteen professors made their considerations. These professors were grouped as non-adopters of m-learning, with exclusive dedication to a university; non-adopters, operates in other market sectors; and adopters of m-learning. Making use of content analysis, factors were categorized according to the innovation attributes, seeking to indicate facilities and/or difficulty to the adoption of m-learning. The study concluded that, although contradictory, at times, the speeches of respondents indicated three pillars that support the deployment of mobile learning in higher education: teacher interest, institutional support and government support. In each of these pillars teachers have highlighted the need to enhance the teaching methods and the adoption of technology in education as a means to improve the teaching and learning process.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25362Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE ADOPTION OF M-LEARNING ATTITUDE OF THE PROFESSORS OF HIGHER EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY
title A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
title_short A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
author_facet FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv REBECCA ARKADER
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05594210792
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7131943256330935
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
contributor_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
JORGE BRANTES FERREIRA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
REBECCA ARKADER
description O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324922066731008