[en] INTERACTIONS, MEANINGS AND SENSES IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALECIR FRANCISCO DE CARVALHO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35950
Resumo: [pt] A presente tese é um estudo acerca das aproximações e distanciamentos entre os campos do Design e da Educação a Distância (EaD) e uma análise sobre as concepções dos agentes da EaD (gestores, docentes, designers e designers instrucionais) acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como suporte de significação e interação que media a relação educador-educando. Assumimos como marco teórico nesta pesquisa os conceitos de interação abordados por Jean Piaget e Lev Vygotsky e as concepções de Significados e Sentidos abordados por Mikhail Bakhtin. O foco analítico recai sobre as interseções possíveis entre esses dois campos e de modo particular sob a perspectiva da construção e configuração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Argumentamos na tese que as aproximações entre Design e Educação a Distância podem contribuir para o surgimento de novas práticas de ensino e favorecer a interação e a construção de sentidos em suportes e sistemas em situações de uso no contexto das comunidades de ensino-aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem como suporte de significação e interação, sendo facilitador de práticas mediadoras na relação educador-educando. Sendo assim, presume-se que tais agentes da EaD são aqueles sujeitos envolvidos diretamente no planejamento, na execução e no acompanhamento de cursos na modalidade a distância, tais como gestores, docentes, designers, designers instrucionais, discentes, entre outros. Considera-se, assim, o campo da EaD como um segmento que tem despontado na contemporaneidade e demandado a incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos fundamentais para a expansão dessa modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação conduzida pela pergunta que questiona quais as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o AVA como suporte de significação e interação. Em vista disso, por meio desta pesquisa, foi possível constatar que as instituições investigadas optam pelo uso de recursos comumente reconhecidos, demonstrando uma escassez de alternativas na produção e apropriação de novos AVAs no contexto de ensino do Design. Também foi possível reconhecer, por meio de nossa análise preliminar descritiva e comparativa, as potencialidades e limites em cinco ambientes virtuais de Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais utilizados no mundo: Moodle, Blackboard, EDX, Cousera e Edmodo.
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spelling [en] INTERACTIONS, MEANINGS AND SENSES IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS [pt] INTERAÇÕES, SIGNIFICADOS E SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM [pt] AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM[pt] SIGNIFICADOS E SENTIDOS EM AVAS[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA[en] VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT[en] MEANINGS AND SENSES IN AVAS[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION[pt] A presente tese é um estudo acerca das aproximações e distanciamentos entre os campos do Design e da Educação a Distância (EaD) e uma análise sobre as concepções dos agentes da EaD (gestores, docentes, designers e designers instrucionais) acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como suporte de significação e interação que media a relação educador-educando. Assumimos como marco teórico nesta pesquisa os conceitos de interação abordados por Jean Piaget e Lev Vygotsky e as concepções de Significados e Sentidos abordados por Mikhail Bakhtin. O foco analítico recai sobre as interseções possíveis entre esses dois campos e de modo particular sob a perspectiva da construção e configuração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Argumentamos na tese que as aproximações entre Design e Educação a Distância podem contribuir para o surgimento de novas práticas de ensino e favorecer a interação e a construção de sentidos em suportes e sistemas em situações de uso no contexto das comunidades de ensino-aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem como suporte de significação e interação, sendo facilitador de práticas mediadoras na relação educador-educando. Sendo assim, presume-se que tais agentes da EaD são aqueles sujeitos envolvidos diretamente no planejamento, na execução e no acompanhamento de cursos na modalidade a distância, tais como gestores, docentes, designers, designers instrucionais, discentes, entre outros. Considera-se, assim, o campo da EaD como um segmento que tem despontado na contemporaneidade e demandado a incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos fundamentais para a expansão dessa modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação conduzida pela pergunta que questiona quais as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o AVA como suporte de significação e interação. Em vista disso, por meio desta pesquisa, foi possível constatar que as instituições investigadas optam pelo uso de recursos comumente reconhecidos, demonstrando uma escassez de alternativas na produção e apropriação de novos AVAs no contexto de ensino do Design. Também foi possível reconhecer, por meio de nossa análise preliminar descritiva e comparativa, as potencialidades e limites em cinco ambientes virtuais de Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais utilizados no mundo: Moodle, Blackboard, EDX, Cousera e Edmodo.[en] The present thesis is a study about the approximations and distances between the fields of Design and Distance Education and an analysis of the conceptions of Distance Education agents (managers, teachers, designers and instructional designers) about what enhances the Virtual Learning Environment (VLE) as a support of signification and interaction that mediates the educator-educating relationship. We assume as theoretical framework in this research the concepts of interaction addressed by Jean Piaget and Lev Vygotsky and the conceptions of Meanings and Senses addressed by Mikhail Bakhtin. The analytical focus falls on the possible intersections between these two fields and particularly from the perspective of the construction and configuration of Virtual Learning Environments. We argue in the thesis that the approaches between Design and Distance Education can contribute to the emergence of new teaching practices and favor the interaction and the construction of meanings in supports and systems in situations of use in the context of the teaching-learning communities. The present research has as general objective to understand the concepts of the agents of Distance Education about what enhances the Virtual Learning Environment as a support of meaning and interaction and facilitates mediating practices in the educator-educating relationship. Thus, it is presumed that such agents of Distance Education are those subjects directly involved in the planning, execution and follow-up of courses in the distance modality, such as managers, teachers, designers, instructional designers, students, among others. Thus, the field of Distance Education is considered as a segment that has emerged in contemporary times and demanded the incorporation of digital information and communication technologies as fundamental resources for the expansion of this type of teaching. It is an investigation conducted by the question that questions the conceptions of the agents of the Distance Education about what potentiates the VLE as a support of signification and interaction. In view of this, through this research, it was possible to verify that the investigated institutions opt for the use of commonly recognized resources, demonstrating a shortage of alternatives in the production and appropriation of new VLE s in the context of Design teaching. It was also possible to recognize, through our preliminary descriptive and comparative analysis, the potentialities and limits in five virtual environments of Virtual Learning Environments most used in the world: Moodle, Blackboard, EDX, Cousera and Edmodo.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZALECIR FRANCISCO DE CARVALHO2018-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35950porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35950Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-12-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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