DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@2
Resumo: Esse trabalho investiga o papel da descoberta de produto na demanda por jogos eletrônicos. Nós mostramos que o padrão de vendas para jogos eletrônicos é bastante variado, com alguns jogos tendo suas vendas imediatamente depois de seus lançamentos, e outros com caldas de venda maiores. Para entender essas diferenças nós propomos um modelo de demanda em que consumidores são periodicamente informados sobre a existência de um jogo e exploramos o padrão de vendas que isso implica. Em seguida aplicamos o modelo aos dados usando dados de preços e vendas da plataforma digital Steam e dados e busca online do google trends. Nossos resultados sugerem que vendas três meses depois do lançamento são em média metade do que seria caso consumidores tivessem informação completa.
id PUC_RIO-1_8977ca939685ec45c4de751c16613720
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31789
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC PRODUCT DISCOVERY IN THE PC GAMES MARKET 2017-03-27LEONARDO BANDEIRA REZENDE01672139708lattes.cnpq.br/9707169827151889LEONARDO BANDEIRA REZENDEFABIO ADRIANO MIESSI SANCHESANDRE GARCIA DE OLIVEIRA TRINDADEFABIO ADRIANO MIESSI SANCHES08776998606lattes.cnpq.br/7912174825642556LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBREsse trabalho investiga o papel da descoberta de produto na demanda por jogos eletrônicos. Nós mostramos que o padrão de vendas para jogos eletrônicos é bastante variado, com alguns jogos tendo suas vendas imediatamente depois de seus lançamentos, e outros com caldas de venda maiores. Para entender essas diferenças nós propomos um modelo de demanda em que consumidores são periodicamente informados sobre a existência de um jogo e exploramos o padrão de vendas que isso implica. Em seguida aplicamos o modelo aos dados usando dados de preços e vendas da plataforma digital Steam e dados e busca online do google trends. Nossos resultados sugerem que vendas três meses depois do lançamento são em média metade do que seria caso consumidores tivessem informação completa.This paper investigates the role of product discovery in the demand for video games. We show that the lifetime sales patterns for video games vary widely, with some games selling most of their units in the first months after launch and others having longer tails. To understand these differences we propose a demand model in which consumers are periodically informed about the existence of a game and explore the lifetime sales patterns that this implies. We then take it to the data using price and sales figures from the Steam digital platform and web search figures from google trends. Our results imply that sales three months after launch are on average half of what they should be were consumers fully informed.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31789Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-10-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PRODUCT DISCOVERY IN THE PC GAMES MARKET
title DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
spellingShingle DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGE
title_short DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
title_full DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
title_fullStr DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
title_full_unstemmed DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
title_sort DESCOBERTA DE PRODUTOS NO MERCADO DE JOGOS PARA PC
author LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGE
author_facet LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEONARDO BANDEIRA REZENDE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01672139708
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9707169827151889
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LEONARDO BANDEIRA REZENDE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANDRE GARCIA DE OLIVEIRA TRINDADE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08776998606
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7912174825642556
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIS PAULO FERNANDES BRETANHA JORGE
contributor_str_mv LEONARDO BANDEIRA REZENDE
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
ANDRE GARCIA DE OLIVEIRA TRINDADE
FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
description Esse trabalho investiga o papel da descoberta de produto na demanda por jogos eletrônicos. Nós mostramos que o padrão de vendas para jogos eletrônicos é bastante variado, com alguns jogos tendo suas vendas imediatamente depois de seus lançamentos, e outros com caldas de venda maiores. Para entender essas diferenças nós propomos um modelo de demanda em que consumidores são periodicamente informados sobre a existência de um jogo e exploramos o padrão de vendas que isso implica. Em seguida aplicamos o modelo aos dados usando dados de preços e vendas da plataforma digital Steam e dados e busca online do google trends. Nossos resultados sugerem que vendas três meses depois do lançamento são em média metade do que seria caso consumidores tivessem informação completa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31789@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ECONOMIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324934167298048