A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VINICIUS LOPES DA CUNHA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@2
Resumo: O aumento do poder de compra das populações de mais baixa renda no Brasil fez as empresas perceberem a força consumidora desses indivíduos e a necessidade de se criar estratégias específicas para atender esse novo público-alvo, em vez de apenas adaptar as que eram utilizadas para as classes mais elevadas. Um setor que tem se voltado a esse segmento é o varejista. Historicamente, polos comerciais de rua (também conhecido como calçadões) sempre foram voltados a ele. Mas, de um tempo para cá, shopping centers também têm percebido o potencial de consumo desses indivíduos, oferecendo estrutura e conforto melhores do que os tradicionais calçadões. Apesar dos shoppings terem ofertas mais atrativas, consumidores de baixa renda continuam a frequentar e comprar significativamente nos calçadões. O presente estudo busca desvendar os motivos para esses consumidores ainda fazerem compras nos calçadões, em vista de haver shoppings próximos com mais conforto. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores de baixa renda frequentadores de um calçadão do Rio de Janeiro. A partir das entrevistas, foi possível identificar aspectos que levam esses consumidores a preferirem calçadões a shoppings, entre eles a questão do preço das mercadorias, embora nem sempre exista diferença entre produtos no calçadão e nos shoppings.
id PUC_RIO-1_8f1395ee311d4e0202ea3d57b83c22c8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25451
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS UM ESTUDO SOBRE AS PREFERÊNCIAS DE CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA ENTRE DOIS AMBIENTES VAREJISTAS 2015-04-13MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870MARCUS WILCOX HEMAISLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAMARCUS WILCOX HEMAISDENISE FRANCA BARROS05722391735lattes.cnpq.br/0061865751038310VINICIUS LOPES DA CUNHAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO aumento do poder de compra das populações de mais baixa renda no Brasil fez as empresas perceberem a força consumidora desses indivíduos e a necessidade de se criar estratégias específicas para atender esse novo público-alvo, em vez de apenas adaptar as que eram utilizadas para as classes mais elevadas. Um setor que tem se voltado a esse segmento é o varejista. Historicamente, polos comerciais de rua (também conhecido como calçadões) sempre foram voltados a ele. Mas, de um tempo para cá, shopping centers também têm percebido o potencial de consumo desses indivíduos, oferecendo estrutura e conforto melhores do que os tradicionais calçadões. Apesar dos shoppings terem ofertas mais atrativas, consumidores de baixa renda continuam a frequentar e comprar significativamente nos calçadões. O presente estudo busca desvendar os motivos para esses consumidores ainda fazerem compras nos calçadões, em vista de haver shoppings próximos com mais conforto. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores de baixa renda frequentadores de um calçadão do Rio de Janeiro. A partir das entrevistas, foi possível identificar aspectos que levam esses consumidores a preferirem calçadões a shoppings, entre eles a questão do preço das mercadorias, embora nem sempre exista diferença entre produtos no calçadão e nos shoppings.The increase in purchasing power of the lower-income population in Brazil highlighted the consumption strength of this new consumer group and changed the view companies had towards them and stressed the need to create specific strategies instead of simply adapting the existing knowledge focused on upper class consumers. A key sector facing this challenge is the retail business. Historically, street retail (also known in Brazil as calçadões ) has been focused on this segment. Recently, however, shopping centers have also perceived the potential coming from this consumer group and started to offer them improved infrastructure and comfort in comparison to the traditional street retail. In spite of this more attractive consumption environment, low-income consumers continue to shop in street retail stores. This study aims to understand the motivations that lead consumers to prefer shopping in the traditional street stores instead of nearby shopping centers that offer a planned environment, with more structure and with the same stores. To achieve this objective, in depth interviews were conducted with low-income consumers of a street retail area in Rio de Janeiro. From these interviews several aspects, such as price difference, were identified even in situations where this discrepancy does not exist.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE AS PREFERÊNCIAS DE CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA ENTRE DOIS AMBIENTES VAREJISTAS
title A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
spellingShingle A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
VINICIUS LOPES DA CUNHA
title_short A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
title_full A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
title_fullStr A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
title_full_unstemmed A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
title_sort A STUDY ABOUT THE PREFERENCES OF LOW-INCOME CONSUMERS BETWEEN TWO RETAIL ENVIRONMENTS
author VINICIUS LOPES DA CUNHA
author_facet VINICIUS LOPES DA CUNHA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08344808758
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08344808758
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7353015018963870
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7353015018963870
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DENISE FRANCA BARROS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05722391735
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0061865751038310
dc.contributor.author.fl_str_mv VINICIUS LOPES DA CUNHA
contributor_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
MARCUS WILCOX HEMAIS
DENISE FRANCA BARROS
description O aumento do poder de compra das populações de mais baixa renda no Brasil fez as empresas perceberem a força consumidora desses indivíduos e a necessidade de se criar estratégias específicas para atender esse novo público-alvo, em vez de apenas adaptar as que eram utilizadas para as classes mais elevadas. Um setor que tem se voltado a esse segmento é o varejista. Historicamente, polos comerciais de rua (também conhecido como calçadões) sempre foram voltados a ele. Mas, de um tempo para cá, shopping centers também têm percebido o potencial de consumo desses indivíduos, oferecendo estrutura e conforto melhores do que os tradicionais calçadões. Apesar dos shoppings terem ofertas mais atrativas, consumidores de baixa renda continuam a frequentar e comprar significativamente nos calçadões. O presente estudo busca desvendar os motivos para esses consumidores ainda fazerem compras nos calçadões, em vista de haver shoppings próximos com mais conforto. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores de baixa renda frequentadores de um calçadão do Rio de Janeiro. A partir das entrevistas, foi possível identificar aspectos que levam esses consumidores a preferirem calçadões a shoppings, entre eles a questão do preço das mercadorias, embora nem sempre exista diferença entre produtos no calçadão e nos shoppings.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25451@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324922108674048