CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CREMILDA BARRETO COUTO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@2
Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou- se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.
id PUC_RIO-1_a16aae2d8ee38d9f2cf170cd0c2874f5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12062
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICEESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA2008-04-14ARTHUR V HILLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAJEFFERSON MAINARDES 76770842784CREMILDA BARRETO COUTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou- se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.The objective of this research is to investigate the cycles proposal, into the context of practice, regarding the heterogeneity that refered to the performance of the students. As theoretical references, Ball and Bowe (the policy cycle approach) were used and also national authors, who have researched the cycles` school in Brazil, such as Sá Barreto, Gomes, and Mainardes, among others. We investigated the day life of a school in the city of Casimiro de Abreu, State of Rio de Janeiro, considered a reference school. The analysis was based on the observation of a teacher in class, interviews and documents. The researched practice showed possibilities of effective attending to the heterogeneity of the students in the cycles` school. Data revealed the importance of planning different activities, grouping students based on different levels, using didactic strategies with emphasis in art and music, using diagnostic evaluation and pedagogical support.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12062Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
spellingShingle CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
CREMILDA BARRETO COUTO
title_short CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
title_full CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
title_fullStr CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
title_full_unstemmed CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
title_sort CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CREMILDA BARRETO COUTO
author_facet CREMILDA BARRETO COUTO
author_role author
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ARTHUR V HILL
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JEFFERSON MAINARDES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 76770842784
dc.contributor.author.fl_str_mv CREMILDA BARRETO COUTO
contributor_str_mv ARTHUR V HILL
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
JEFFERSON MAINARDES
description O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou- se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324898256715776