GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@2
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro se comportam com a aplicação da Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática, uma vez que apresentam, com grande frequência, dificuldades nesta disciplina. Para atingir o objetivo proposto elaboramos uma sequência didática que consistia na realização dos jogos Barganha com Ultimato e Dilema do Prisioneiro em sala de aula, sem qualquer explicação prévia sobre os conceitos básicos da Teoria dos Jogos. Nesta sequência didática, após a realização de cada jogo explicamos os resultados previstos pela teoria, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos, estratégia dominante e equilíbrio de Nash, e explicamos o funcionamento do jogo Pôquer Simplificado com seus resultados teóricos. Ao término da aplicação da sequência didática, realizamos um teste de auto-avaliação simples, para que pudéssemos verificar o nível de aprendizado dos alunos envolvidos. Por fim, comparamos os resultados obtidos pelos pares de alunos que participaram do jogo Barganha com Ultimato (realizado quando ainda não possuíam qualquer experiência em Teoria dos Jogos) com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
id PUC_RIO-1_a72f92fcaea34fb10d2d67ad5484394d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24184
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUMTEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO DE NASH2014-09-11DEBORA FREIRE MONDAINI05703139708lattes.cnpq.br/9783235584753540DEBORA FREIRE MONDAINI05703139708lattes.cnpq.br/9783235584753540DEBORA FREIRE MONDAINIEDUARDO BARBOSA PINHEIROLHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFFDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINI09585186705THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM MATEMÁTICA PUC-RioBRO objetivo deste trabalho é investigar como os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro se comportam com a aplicação da Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática, uma vez que apresentam, com grande frequência, dificuldades nesta disciplina. Para atingir o objetivo proposto elaboramos uma sequência didática que consistia na realização dos jogos Barganha com Ultimato e Dilema do Prisioneiro em sala de aula, sem qualquer explicação prévia sobre os conceitos básicos da Teoria dos Jogos. Nesta sequência didática, após a realização de cada jogo explicamos os resultados previstos pela teoria, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos, estratégia dominante e equilíbrio de Nash, e explicamos o funcionamento do jogo Pôquer Simplificado com seus resultados teóricos. Ao término da aplicação da sequência didática, realizamos um teste de auto-avaliação simples, para que pudéssemos verificar o nível de aprendizado dos alunos envolvidos. Por fim, comparamos os resultados obtidos pelos pares de alunos que participaram do jogo Barganha com Ultimato (realizado quando ainda não possuíam qualquer experiência em Teoria dos Jogos) com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.The objective of this work is to investigate the effect of game theory as a motivator for mathematics education on those second year high school students in the state public schools of Rio de Janeiro who have already shown frequent difficulties with the discipline. In order to achieve the proposed goal, we develop a didactic sequence involving the application in the classroom of the games the Ultimatum Game and the Prisoner s Dilema without any prior introduction to the basic concepts of game theory. After the completion of each game, we explain the results predicted by the theory, introducing the concepts of the payoff matrix, the dominant strategy and the Nash Equilibrium. In addition, we explain the operation of the game of Simplified Poker along which its theoretical results. Upon completion of the application of this didactic sequence, we apply a simple self-evaluation test in order to verify the academic level of the students involved. Finally, we compare the results obtained by the pairs of students who participated in the game the Ultimatum Game (performed when the students still had no experience of Game Theory) with the results obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24184Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO DE NASH
title GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
spellingShingle GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO
title_short GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
title_full GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
title_fullStr GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
title_full_unstemmed GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
title_sort GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION: INTRODUCTION TO NASH EQUILIBRIUM
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO
author_facet THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 05703139708
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05703139708
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9783235584753540
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9783235584753540
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09585186705
dc.contributor.author.fl_str_mv THIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO
contributor_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
description O objetivo deste trabalho é investigar como os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro se comportam com a aplicação da Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática, uma vez que apresentam, com grande frequência, dificuldades nesta disciplina. Para atingir o objetivo proposto elaboramos uma sequência didática que consistia na realização dos jogos Barganha com Ultimato e Dilema do Prisioneiro em sala de aula, sem qualquer explicação prévia sobre os conceitos básicos da Teoria dos Jogos. Nesta sequência didática, após a realização de cada jogo explicamos os resultados previstos pela teoria, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos, estratégia dominante e equilíbrio de Nash, e explicamos o funcionamento do jogo Pôquer Simplificado com seus resultados teóricos. Ao término da aplicação da sequência didática, realizamos um teste de auto-avaliação simples, para que pudéssemos verificar o nível de aprendizado dos alunos envolvidos. Por fim, comparamos os resultados obtidos pelos pares de alunos que participaram do jogo Barganha com Ultimato (realizado quando ainda não possuíam qualquer experiência em Teoria dos Jogos) com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24184@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324919382376448