REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUSTAVO MADEIRA KRIEGER
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@2
Resumo: Propagação de conhecimento é um dos pilares da evolução humana. Nossas descobertas são baseadas em conhecimentos já existentes, construídas em cima deles e então se tornam a fundação para a próxima geração de aprendizado. No ramo de Inteligência Artificial, existe o interesse em replicar esse aspecto da natureza humana em máquinas. Criando um primeiro modelo e treinando ele nos dados originais, outro modelo pode ser criado e aprender a partir dele ao invés de ter que começar todo o processo do zero. Se for comprovado que esse método é confiável, ele vai permitir várias mudanças na forma que nós abordamos machine learning, em que cada inteligência não será um microcosmo independente. Essa relação entre modelos é batizada de relação Professor-Aluno. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de dois modelos distintos e suas capacidades de aprender usando a informação dada em um ao outro. Os experimentos apresentados aqui mostram os resultados desse treino e as diferentes metodologias usadas em busca do cenário ótimo em que esse processo de aprendizado é viável para replicação futura.
id PUC_RIO-1_ab140beddc2fde9ba691ee7fe972deae
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:45743
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS REDUZINDO AS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO ENTRE DUAS REDES NEURAIS 2019-04-30SERGIO COLCHER92656625734lattes.cnpq.br/1104157433492666BRUNO FEIJORUY LUIZ MILIDIUSERGIO COLCHER13383137708lattes.cnpq.br/8264703582713352GUSTAVO MADEIRA KRIEGERPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRPropagação de conhecimento é um dos pilares da evolução humana. Nossas descobertas são baseadas em conhecimentos já existentes, construídas em cima deles e então se tornam a fundação para a próxima geração de aprendizado. No ramo de Inteligência Artificial, existe o interesse em replicar esse aspecto da natureza humana em máquinas. Criando um primeiro modelo e treinando ele nos dados originais, outro modelo pode ser criado e aprender a partir dele ao invés de ter que começar todo o processo do zero. Se for comprovado que esse método é confiável, ele vai permitir várias mudanças na forma que nós abordamos machine learning, em que cada inteligência não será um microcosmo independente. Essa relação entre modelos é batizada de relação Professor-Aluno. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de dois modelos distintos e suas capacidades de aprender usando a informação dada em um ao outro. Os experimentos apresentados aqui mostram os resultados desse treino e as diferentes metodologias usadas em busca do cenário ótimo em que esse processo de aprendizado é viável para replicação futura.Propagation of knowledge is one of the pillars of human evolution. Our discoveries are all based on preexisting knowledge, built upon them and then become the foundation for the next generation of learning. In the field of artificial intelligence, there s an interest in replicating this aspect of human nature on machines. By creating a first model and training it on the original data, another model can be created and learn from it instead of having to learn everything from scratch. If this method is proven to be reliable, it will allow many changes in the way that we approach machine learning, specially allowing different models to work together. This relation between models is nicknamed the Teacher-Student relation. This work describes the development of two separate models and their ability to learn using incomplete data and each other. The experiments presented here show the results of this training and the different methods used in the pursuit of an optimal scenario where such learning process is viable for future use.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:02Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:45743Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv REDUZINDO AS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO ENTRE DUAS REDES NEURAIS
title REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
spellingShingle REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
GUSTAVO MADEIRA KRIEGER
title_short REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
title_full REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
title_fullStr REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
title_full_unstemmed REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
title_sort REDUCING TEACHER-STUDENT INTERACTIONS BETWEEN TWO NEURAL NETWORKS
author GUSTAVO MADEIRA KRIEGER
author_facet GUSTAVO MADEIRA KRIEGER
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SERGIO COLCHER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92656625734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1104157433492666
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BRUNO FEIJO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SERGIO COLCHER
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13383137708
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8264703582713352
dc.contributor.author.fl_str_mv GUSTAVO MADEIRA KRIEGER
contributor_str_mv SERGIO COLCHER
BRUNO FEIJO
RUY LUIZ MILIDIU
SERGIO COLCHER
description Propagação de conhecimento é um dos pilares da evolução humana. Nossas descobertas são baseadas em conhecimentos já existentes, construídas em cima deles e então se tornam a fundação para a próxima geração de aprendizado. No ramo de Inteligência Artificial, existe o interesse em replicar esse aspecto da natureza humana em máquinas. Criando um primeiro modelo e treinando ele nos dados originais, outro modelo pode ser criado e aprender a partir dele ao invés de ter que começar todo o processo do zero. Se for comprovado que esse método é confiável, ele vai permitir várias mudanças na forma que nós abordamos machine learning, em que cada inteligência não será um microcosmo independente. Essa relação entre modelos é batizada de relação Professor-Aluno. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de dois modelos distintos e suas capacidades de aprender usando a informação dada em um ao outro. Os experimentos apresentados aqui mostram os resultados desse treino e as diferentes metodologias usadas em busca do cenário ótimo em que esse processo de aprendizado é viável para replicação futura.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45743@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946851921920