INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEONARDO SANTOS SILVA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@2
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de professores formadores de quatro cursos presenciais de licenciatura em Química, localizados no estado do Rio de Janeiro, no que tange a articulação teoria-prática. Reconhece-se que esses cursos de formação de professores foram marcados, historicamente, por um modelo de racionalidade técnica que ocasionou dicotomias entre a teoria e a prática e entre os conhecimentos específicos e os pedagógicos, percebidas até os dias de hoje. Com efeito, buscou-se encontrar práticas docentes que se distanciassem desses modelos tecnicistas e/ ou conteudistas e apresentassem um caráter inovador, na medida em que trouxessem novas possibilidades de articulação teoria-prática para os cursos de licenciatura em Química. O percurso metodológico se construiu em duas etapas: aplicação de questionário online para os estudantes concluintes dos cursos de licenciatura e entrevistas semiestruturadas com os professores formadores indicados pelos alunos na primeira etapa da pesquisa. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Candau e Lelis, Nóvoa, Gatti e André. Os dados produzidos foram tratados utilizando a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados revelaram que os professores formadores indicados utilizam múltiplas estratégias de ensino com o intuito de atender aos seus objetivos educacionais, dentre tais destacam-se: a humanização do ensino, a contextualização dos conteúdos de Química e a importância do professor pesquisador. Percebeu-se também o efeito das tradições pedagógicas e disciplinares como entraves para a inovação das práticas pedagógicas na formação de novos professores de Química. Nesse sentido, conclui-se que os formadores se equilibram entre práticas tradicionais e inovadoras, na medida em que promovem momentos de trabalho coletivo, articulação curricular e aproximação com a escola, que são pressupostos para a articulação teoria-prática.
id PUC_RIO-1_c361fecfcc7508a7b9e1117fd2399ffe
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:57927
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERSPRÁTICAS INOVADORAS DE PROFESSORES FORMADORES: A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA2022-02-25SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA99201623704lattes.cnpq.br/3714198751601144SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA99201623704lattes.cnpq.br/3714198751601144GISELI BARRETO DA CRUZSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITAVERA MARIA FERRAO CANDAU13944026780LEONARDO SANTOS SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de professores formadores de quatro cursos presenciais de licenciatura em Química, localizados no estado do Rio de Janeiro, no que tange a articulação teoria-prática. Reconhece-se que esses cursos de formação de professores foram marcados, historicamente, por um modelo de racionalidade técnica que ocasionou dicotomias entre a teoria e a prática e entre os conhecimentos específicos e os pedagógicos, percebidas até os dias de hoje. Com efeito, buscou-se encontrar práticas docentes que se distanciassem desses modelos tecnicistas e/ ou conteudistas e apresentassem um caráter inovador, na medida em que trouxessem novas possibilidades de articulação teoria-prática para os cursos de licenciatura em Química. O percurso metodológico se construiu em duas etapas: aplicação de questionário online para os estudantes concluintes dos cursos de licenciatura e entrevistas semiestruturadas com os professores formadores indicados pelos alunos na primeira etapa da pesquisa. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Candau e Lelis, Nóvoa, Gatti e André. Os dados produzidos foram tratados utilizando a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados revelaram que os professores formadores indicados utilizam múltiplas estratégias de ensino com o intuito de atender aos seus objetivos educacionais, dentre tais destacam-se: a humanização do ensino, a contextualização dos conteúdos de Química e a importância do professor pesquisador. Percebeu-se também o efeito das tradições pedagógicas e disciplinares como entraves para a inovação das práticas pedagógicas na formação de novos professores de Química. Nesse sentido, conclui-se que os formadores se equilibram entre práticas tradicionais e inovadoras, na medida em que promovem momentos de trabalho coletivo, articulação curricular e aproximação com a escola, que são pressupostos para a articulação teoria-prática.The objective of this dissertation was to investigate the pedagogical practices of university professors from four Chemistry s teaching courses, located in the state of Rio de Janeiro, seeking a theory-practice articulation. It is recognized that these teacher s preparation courses were historically marked by a technicist model that caused dichotomies between theory and practice and between specific and pedagogical knowledge which are perceived to this day. There was a search for teaching practices that distanced themselves from these technical and/or content models and presented an innovative character when they brought new possibilities of theory-practice articulation to Chemistry s teaching courses. The methodology was built in two stages: application of an online questionnaire to graduate students and semi-structured interviews with university professors indicated by the students in the first stage of the research. The main theoretical references were the studies by Candau and Lelis, Nóvoa, Gatti and André. The data produced were treated using content analysis according to Bardin. The results revealed that the appointed university professors use multiple teaching strategies to achieve their educational goals. Among the objectives, the following stand out: the human dimension of education, the contextualization of Chemistry contents and the importance of the teacher being also a researcher. The effect of pedagogical traditions and disciplinary traditions was also perceived as obstacles to the innovation of pedagogical practices in the preparation of new Chemistry teachers. It is concluded that university professors balance themselves between traditional and innovative practices, as they promote moments of collective work, curriculum articulation and approximation with the school, which are fundamentals for the theory-practice articulation.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57927Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PRÁTICAS INOVADORAS DE PROFESSORES FORMADORES: A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
title INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
spellingShingle INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
LEONARDO SANTOS SILVA
title_short INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
title_full INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
title_fullStr INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
title_full_unstemmed INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
title_sort INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LEONARDO SANTOS SILVA
author_facet LEONARDO SANTOS SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 99201623704
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 99201623704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3714198751601144
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3714198751601144
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GISELI BARRETO DA CRUZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13944026780
dc.contributor.author.fl_str_mv LEONARDO SANTOS SILVA
contributor_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
GISELI BARRETO DA CRUZ
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
VERA MARIA FERRAO CANDAU
description Este trabalho teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de professores formadores de quatro cursos presenciais de licenciatura em Química, localizados no estado do Rio de Janeiro, no que tange a articulação teoria-prática. Reconhece-se que esses cursos de formação de professores foram marcados, historicamente, por um modelo de racionalidade técnica que ocasionou dicotomias entre a teoria e a prática e entre os conhecimentos específicos e os pedagógicos, percebidas até os dias de hoje. Com efeito, buscou-se encontrar práticas docentes que se distanciassem desses modelos tecnicistas e/ ou conteudistas e apresentassem um caráter inovador, na medida em que trouxessem novas possibilidades de articulação teoria-prática para os cursos de licenciatura em Química. O percurso metodológico se construiu em duas etapas: aplicação de questionário online para os estudantes concluintes dos cursos de licenciatura e entrevistas semiestruturadas com os professores formadores indicados pelos alunos na primeira etapa da pesquisa. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Candau e Lelis, Nóvoa, Gatti e André. Os dados produzidos foram tratados utilizando a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados revelaram que os professores formadores indicados utilizam múltiplas estratégias de ensino com o intuito de atender aos seus objetivos educacionais, dentre tais destacam-se: a humanização do ensino, a contextualização dos conteúdos de Química e a importância do professor pesquisador. Percebeu-se também o efeito das tradições pedagógicas e disciplinares como entraves para a inovação das práticas pedagógicas na formação de novos professores de Química. Nesse sentido, conclui-se que os formadores se equilibram entre práticas tradicionais e inovadoras, na medida em que promovem momentos de trabalho coletivo, articulação curricular e aproximação com a escola, que são pressupostos para a articulação teoria-prática.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324962863677440