LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@2
Resumo: O principal objetivo da pesquisa foi investigar relações entre atividades pedagógicas da disciplina escolar Ciências e processos de ensino-aprendizagem de leitura e de escrita. Considerando que a aquisição da linguagem escrita é um compromisso da educação escolar, especialmente em sociedades grafocêntricas atuais, o estudo procurou construir reflexões sobre possíveis contribuições do ensino de Ciências para formação de estudantes leitores e produtores de textos escritos. A investigação incluiu observações de aulas de Ciências de três diferentes professoras em três turmas de sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e grupos de alunos das turmas, e análise dos materiais utilizados nas aulas. Os referenciais teórico-metodológicos baseiam-se em Bakhtin e trazem contribuições da perspectiva sociointeracionista da linguagem. A teoria sócio-histórica de Goodson colabora para a compreensão de características da disciplina escolar Ciências. Os resultados mostram que o espaço-tempo das aulas de Ciências é também um espaço-tempo para ler e escrever. O conhecimento escolar em Ciências é construído através da linguagem escrita, de forma que diferentes atividades envolvendo leitura e escrita acontecem nas aulas de Ciências. As professoras realizam a mediação da interação entre os estudantes e a linguagem escrita, influenciando seus processos de leitura e produção textual. Na mediação, elas atuam mobilizando estratégias e sistemas de conhecimento (linguístico, de mundo e interacional) necessários para que os estudantes leiam e escrevam, possibilitando a construção de sentidos para os textos. No diálogo em torno dos textos, gêneros primários e secundários do discurso aparecem, de maneira que as professoras trazem elementos cotidianos para a interação entre o texto e os alunos e, ao mesmo tempo, contribuem para a complexificação da linguagem, aproximando-a da forma escrita. Na cadeia discursiva da sala de aula, textos de variados gêneros aparecem e se associam às diferentes tradições curriculares da disciplina escolar Ciências. As professoras mesclam em suas falas diferentes concepções, que perpassam desde o entendimento da leitura e da escrita com foco na estrutura do texto até a compreensão destas atividades como uma interação social entre autor-texto-leitor. A centralidade da linguagem escrita nas aulas de Ciências e os conhecimentos e estratégias ativadas para que os estudantes interajam com textos escritos mostram o potencial da disciplina escolar Ciências para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Limites são estabelecidos pelas dificuldades relacionadas à formação docente e por questões estruturais, referentes ao controle do trabalho das professoras pelas avaliações externas e à falta de recursos. Espera-se que a investigação possa contribuir com reflexões para o entendimento das aulas de Ciências como um espaço-tempo da linguagem escrita, importante para a formação de leitores e autores críticos e maduros, que possam se inserir em um mundo permeado por práticas sociais de leitura e escrita.
id PUC_RIO-1_c40ee2382e53909930c3bc1a2c620926
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34671
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITESREADING AND WRITING IN SCIENCE CLASSES: POTENTIALITIES AND LIMITATIONS2018-04-27ZENA WINONA EISENBERG10210009810lattes.cnpq.br/4966264375297426ERICA DOS SANTOS RODRIGUESPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAZENA WINONA EISENBERG05537075741lattes.cnpq.br/5835221152457532MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO principal objetivo da pesquisa foi investigar relações entre atividades pedagógicas da disciplina escolar Ciências e processos de ensino-aprendizagem de leitura e de escrita. Considerando que a aquisição da linguagem escrita é um compromisso da educação escolar, especialmente em sociedades grafocêntricas atuais, o estudo procurou construir reflexões sobre possíveis contribuições do ensino de Ciências para formação de estudantes leitores e produtores de textos escritos. A investigação incluiu observações de aulas de Ciências de três diferentes professoras em três turmas de sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e grupos de alunos das turmas, e análise dos materiais utilizados nas aulas. Os referenciais teórico-metodológicos baseiam-se em Bakhtin e trazem contribuições da perspectiva sociointeracionista da linguagem. A teoria sócio-histórica de Goodson colabora para a compreensão de características da disciplina escolar Ciências. Os resultados mostram que o espaço-tempo das aulas de Ciências é também um espaço-tempo para ler e escrever. O conhecimento escolar em Ciências é construído através da linguagem escrita, de forma que diferentes atividades envolvendo leitura e escrita acontecem nas aulas de Ciências. As professoras realizam a mediação da interação entre os estudantes e a linguagem escrita, influenciando seus processos de leitura e produção textual. Na mediação, elas atuam mobilizando estratégias e sistemas de conhecimento (linguístico, de mundo e interacional) necessários para que os estudantes leiam e escrevam, possibilitando a construção de sentidos para os textos. No diálogo em torno dos textos, gêneros primários e secundários do discurso aparecem, de maneira que as professoras trazem elementos cotidianos para a interação entre o texto e os alunos e, ao mesmo tempo, contribuem para a complexificação da linguagem, aproximando-a da forma escrita. Na cadeia discursiva da sala de aula, textos de variados gêneros aparecem e se associam às diferentes tradições curriculares da disciplina escolar Ciências. As professoras mesclam em suas falas diferentes concepções, que perpassam desde o entendimento da leitura e da escrita com foco na estrutura do texto até a compreensão destas atividades como uma interação social entre autor-texto-leitor. A centralidade da linguagem escrita nas aulas de Ciências e os conhecimentos e estratégias ativadas para que os estudantes interajam com textos escritos mostram o potencial da disciplina escolar Ciências para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Limites são estabelecidos pelas dificuldades relacionadas à formação docente e por questões estruturais, referentes ao controle do trabalho das professoras pelas avaliações externas e à falta de recursos. Espera-se que a investigação possa contribuir com reflexões para o entendimento das aulas de Ciências como um espaço-tempo da linguagem escrita, importante para a formação de leitores e autores críticos e maduros, que possam se inserir em um mundo permeado por práticas sociais de leitura e escrita.The main objective of this research was to investigate the pedagogical activities in Science classes that are related to the development of reading and writing skills. Taking into account that the acquisition of written language is a commitment of school education commitment, especially in current graphocentric societies, the present study sought to reflect on possible contributions of Science classes to the development of readers and writers. Three sixth grade classrooms located in Rio de Janeiro were observed along with their science teachers. Semi-structured interviews were conducted both with the teachers and students, and the didactic materials used by them were analyzed. The theoretical-methodological framework is based on Bakhtin and on the social interactionist perspective of language. Goodson s sociohistorical theory was used for understanding the characteristics of Science as a school discipline. Results show that Science class space-time is also space-time for reading and writing. Science knowledge is constructed in school through written language and, because of that, many different activities involving reading and writing take place in Science classes. The teachers mediate the interaction between the students and the written language, guiding their reading and textual production processes. Through mediation, they act in the mobilization of strategies and systems of knowledge (linguistic, world and interactional ones) that contribute to students’ reading and writing skills, making the meaningful construction of texts possible. When talking about the texts, primary and secondary discourse genres appear, as the teachers bring everyday elements to the interaction between text and students and, at the same time, contribute to the complexity of language, bringing it closer to the written form. In the discursive chain of the classroom, texts of various genres are used and are associated with the different curricular traditions of Science as a school discipline. The teachers mix in their speech different conceptions of reading and writing: from one that focuses on the structure of the text to another that sees it as a social interaction among author-text-reader. The wide presence of written discourse and activities that deal with text interaction in Science classes show the potential of this school discipline for the development of reading and writing skills. Poor teacher education and infrastructure problems, such as influence of external evaluations and lack of resources, present obstacles to this type of work. It is expected that this research may contribute with reflections about the understanding of Science classes as a space-time for written language that is important for the education of critical and mature readers and authors, and who can then be inserted in a world permeated by social practices of reading and writing.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:02Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34671Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv READING AND WRITING IN SCIENCE CLASSES: POTENTIALITIES AND LIMITATIONS
title LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
spellingShingle LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS
title_short LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
title_full LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
title_fullStr LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
title_full_unstemmed LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
title_sort LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
author MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS
author_facet MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10210009810
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4966264375297426
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05537075741
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5835221152457532
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS
contributor_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
ZENA WINONA EISENBERG
description O principal objetivo da pesquisa foi investigar relações entre atividades pedagógicas da disciplina escolar Ciências e processos de ensino-aprendizagem de leitura e de escrita. Considerando que a aquisição da linguagem escrita é um compromisso da educação escolar, especialmente em sociedades grafocêntricas atuais, o estudo procurou construir reflexões sobre possíveis contribuições do ensino de Ciências para formação de estudantes leitores e produtores de textos escritos. A investigação incluiu observações de aulas de Ciências de três diferentes professoras em três turmas de sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e grupos de alunos das turmas, e análise dos materiais utilizados nas aulas. Os referenciais teórico-metodológicos baseiam-se em Bakhtin e trazem contribuições da perspectiva sociointeracionista da linguagem. A teoria sócio-histórica de Goodson colabora para a compreensão de características da disciplina escolar Ciências. Os resultados mostram que o espaço-tempo das aulas de Ciências é também um espaço-tempo para ler e escrever. O conhecimento escolar em Ciências é construído através da linguagem escrita, de forma que diferentes atividades envolvendo leitura e escrita acontecem nas aulas de Ciências. As professoras realizam a mediação da interação entre os estudantes e a linguagem escrita, influenciando seus processos de leitura e produção textual. Na mediação, elas atuam mobilizando estratégias e sistemas de conhecimento (linguístico, de mundo e interacional) necessários para que os estudantes leiam e escrevam, possibilitando a construção de sentidos para os textos. No diálogo em torno dos textos, gêneros primários e secundários do discurso aparecem, de maneira que as professoras trazem elementos cotidianos para a interação entre o texto e os alunos e, ao mesmo tempo, contribuem para a complexificação da linguagem, aproximando-a da forma escrita. Na cadeia discursiva da sala de aula, textos de variados gêneros aparecem e se associam às diferentes tradições curriculares da disciplina escolar Ciências. As professoras mesclam em suas falas diferentes concepções, que perpassam desde o entendimento da leitura e da escrita com foco na estrutura do texto até a compreensão destas atividades como uma interação social entre autor-texto-leitor. A centralidade da linguagem escrita nas aulas de Ciências e os conhecimentos e estratégias ativadas para que os estudantes interajam com textos escritos mostram o potencial da disciplina escolar Ciências para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Limites são estabelecidos pelas dificuldades relacionadas à formação docente e por questões estruturais, referentes ao controle do trabalho das professoras pelas avaliações externas e à falta de recursos. Espera-se que a investigação possa contribuir com reflexões para o entendimento das aulas de Ciências como um espaço-tempo da linguagem escrita, importante para a formação de leitores e autores críticos e maduros, que possam se inserir em um mundo permeado por práticas sociais de leitura e escrita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34671@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324938942513152