PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
Resumo: É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
id PUC_RIO-1_d10dff8d235605b57f9548095d47802d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:55298
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/20082016-09-14EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES91754828787lattes.cnpq.br/7157112238347898EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOCARINA MARTINS COSTA11632063778MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRÉ apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.Is presented a didactic material for Elementary School II thought an educational game that aims to inform about contemporary indigenous. Through this game , students will have access to data about some ethnic groups in the Parque Indígena do Xingu ( PIX ) and the issues related them, such as territory formation and dispute; relationship between indigenous people and nature; relationship between different indigenous to each other; relationship between indigenous people and the rest of society . The game aims to build a different historical perspective away from the linear narrative model that presents truths and promoting a sense of dynamic history , permeated by conflicts and unresolved issues , expressing that the story is change . The game bid in the presentation of indigenous with protagonists in contemporary society.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55298Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-10-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008
title PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
spellingShingle PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
title_short PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_full PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_fullStr PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_full_unstemmed PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_sort PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
author_facet MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 91754828787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7157112238347898
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CARINA MARTINS COSTA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11632063778
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
contributor_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
CARINA MARTINS COSTA
description É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324959565905920