A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINA VILLAS BOAS DIAS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2
Resumo: Esse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.
id PUC_RIO-1_d61d49110a13de253751e3ae21ffb24f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31799
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASILDOES INFORMATION ON SCHOOL QUALITY AFFECT VOTING?: EVIDENCE FROM BRAZIL2017-03-30CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584GABRIEL LOPES DE ULYSSEACLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARALGABRIEL LOPES DE ULYSSEAGABRIEL LOPES DE ULYSSEAVLADIMIR PINHEIRO PONCZEK03615215109lattes.cnpq.br/6501710596891642MARINA VILLAS BOAS DIASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBREsse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.This paper examines if voters act upon information about the quality of public service delivery. We explore a natural experiment in Brazil, which provided an objective measure of quality for some public schools, but not others. This creates variation in the availability of information to voters about the quality of schools inside a municipality. To use this variation, we look at polling stations located in municipal schools and compare electoral outcomes in mayoral elections in informed and non-informed groups of voters, before and after the information release. We find that, when the information received by voters is good news, the support for the incumbent increases. For the worst performers in our sample, providing information about school quality implies a decrease in the vote-share of the incumbent. We find that these effects are stronger in municipalities without local radios and/or newspapers. We do not find relevant heterogeneities when decomposing our effects according to schooling.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31799Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DOES INFORMATION ON SCHOOL QUALITY AFFECT VOTING?: EVIDENCE FROM BRAZIL
title A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
spellingShingle A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
MARINA VILLAS BOAS DIAS
title_short A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
title_full A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
title_fullStr A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
title_full_unstemmed A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
title_sort A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
author MARINA VILLAS BOAS DIAS
author_facet MARINA VILLAS BOAS DIAS
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv VLADIMIR PINHEIRO PONCZEK
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03615215109
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6501710596891642
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINA VILLAS BOAS DIAS
contributor_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
GABRIEL LOPES DE ULYSSEA
VLADIMIR PINHEIRO PONCZEK
description Esse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ECONOMIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324934173589504