ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOAO RICARDO NOBRE MATTA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia.
id PUC_RIO-1_ebd96e188edc11e26e1cd84b1733f57c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22204
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLDCONSUMO DE PROPAGANDA: A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DAS MÍDIAS2013-02-18LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA38954168787lattes.cnpq.br/4125143035504078ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAEVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA51770210920JOAO RICARDO NOBRE MATTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia.This paper aims to explore the manner in which young Brazilians relate to and are impacted by advertising, taking into account the contemporary scenario of media abundance and interconnection and the proliferation of information. Its intention was to investigate this segment s perception regarding the different kinds of advertising and strategies, for example, merchandising actions, transmedia storytelling and multi-media advertising, among others. The approach used was an exploratory qualitative study, interviewing a group of 15 young college students on the proposed theme. The results indicated the need subjects in the study have to express an allegedly critical discourse, demonstrating a representative degree of discomfort with the fact of being able to be, in a way, manipulated by all kinds of advertising actions. In this sense, it was perceived that even in situations in which the youths agreed with the influence of the advertising, the power of TV or the strength of consumption influencing their lives, they prefer to express a certain level of distance from this reality, in some ways placing themselves as being immune to these processes. The results of this paper also encompass relevant aspects of themes like the stories inserted in advertising, media as an object of consumption, advertising in the digital world and the evolution and omnipresence of media.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22204Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CONSUMO DE PROPAGANDA: A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DAS MÍDIAS
title ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
spellingShingle ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
JOAO RICARDO NOBRE MATTA
title_short ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
title_full ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
title_fullStr ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
title_full_unstemmed ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
title_sort ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author JOAO RICARDO NOBRE MATTA
author_facet JOAO RICARDO NOBRE MATTA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 38954168787
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4125143035504078
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51770210920
dc.contributor.author.fl_str_mv JOAO RICARDO NOBRE MATTA
contributor_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
description Este trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324916710604800