ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia. |
id |
PUC_RIO-1_ebd96e188edc11e26e1cd84b1733f57c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:22204 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLDCONSUMO DE PROPAGANDA: A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DAS MÍDIAS2013-02-18LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA38954168787lattes.cnpq.br/4125143035504078ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAEVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA51770210920JOAO RICARDO NOBRE MATTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia.This paper aims to explore the manner in which young Brazilians relate to and are impacted by advertising, taking into account the contemporary scenario of media abundance and interconnection and the proliferation of information. Its intention was to investigate this segment s perception regarding the different kinds of advertising and strategies, for example, merchandising actions, transmedia storytelling and multi-media advertising, among others. The approach used was an exploratory qualitative study, interviewing a group of 15 young college students on the proposed theme. The results indicated the need subjects in the study have to express an allegedly critical discourse, demonstrating a representative degree of discomfort with the fact of being able to be, in a way, manipulated by all kinds of advertising actions. In this sense, it was perceived that even in situations in which the youths agreed with the influence of the advertising, the power of TV or the strength of consumption influencing their lives, they prefer to express a certain level of distance from this reality, in some ways placing themselves as being immune to these processes. The results of this paper also encompass relevant aspects of themes like the stories inserted in advertising, media as an object of consumption, advertising in the digital world and the evolution and omnipresence of media.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22204Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
CONSUMO DE PROPAGANDA: A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DAS MÍDIAS |
title |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
spellingShingle |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD JOAO RICARDO NOBRE MATTA |
title_short |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
title_full |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
title_fullStr |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
title_full_unstemmed |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
title_sort |
ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
JOAO RICARDO NOBRE MATTA |
author_facet |
JOAO RICARDO NOBRE MATTA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
38954168787 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4125143035504078 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
51770210920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOAO RICARDO NOBRE MATTA |
contributor_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
description |
Este trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324916710604800 |