CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IVO FERNANDES GOMES
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@2
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as concepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre a aprendizagem de conhecimentos escolares relacionando-as às suas experiências com a mídia audiovisual, em particular as videoaulas. Para a realização da investigação foi selecionada uma escola pública de Ensino Médio localizada em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. A pesquisa na escola aconteceu no período de março a outubro de 2019 e contou com a participação de 462 estudantes, contemplando os primeiros, segundos e terceiros anos, nos três turnos de funcionamento (matutino, vespertino e noturno) da instituição. Na construção dos dados foi utilizado um questionário com vistas a traçar o perfil dos estudantes em relação a algumas práticas escolares e experiências com videoaulas. Também foram realizados 3 grupos focais, envolvendo 30 estudantes, com o objetivo de colher mais detalhadamente informações sobre o entendimento que possuíam sobre aprendizagem e as estratégias utilizadas para aprender os conhecimentos abordados pela escola. Os dados oriundos dos questionários foram submetidos a uma análise descritiva, passando por tabulação e tratamento estatístico. Os dos grupos focais, audiogravados, foram transcritos e analisados com o auxílio do software Atlas.ti, com base no método de Análise de Conteúdo (AC), e após análise, foram interpretados assumindo uma perspectiva de escola como cultura. Os resultados indicam que não há um consenso no entendimento sobre a aprendizagem entre os estudantes, e, que diversas crenças sobre o ato de conhecer e aprender se mesclam, contemplando às vezes ideias contraditórias, como as inatistas de dom e aptidão paralelas à de aprendizagem pela experiência, por exemplo, envolvendo a compreensão aguçada de mediação, tanto material quanto simbólica, e, a participação do corpo, dos sentidos e das emoções no processo de aprendizagem. Outra constatação foi em relação ao aspecto social que enxergam na aprendizagem, o que faz com que atribuam valor e significado à escola, e, às relações humanas que se estabelecem nesse contexto. Foi possível inferir que a ideia de aprendizagem, ainda em construção pelos jovens pesquisados é influenciada pelo modus operandi da escola, que tem o ensino centrado na memorização, e, provas e notas sem vínculo com aprendizagem, fazendo com que muitos estudantes interpretem memorização como aprendizagem. Número expressivo de estudantes afirma manter experiências com as videoaulas como estratégias de estudo. Entretanto, ficou evidente que estas, em sua maioria, reproduzem o padrão das aulas tradicionais. Mas, isso não permite afirmar sobre o nível de influência nas concepções de aprendizagem dos estudantes. Pois, como estratégia para atender à lógica da avaliação classificatória, findam por consolidar ideias de aprendizagem pré-formadas pela escola. A pesquisa, não propõe responder às variadas questões que emergiram dos diálogos com os estudantes, mas, ao revelá-las, conclui que há uma necessidade urgente de se organizar tempos e espaços para se discutir junto aos jovens integrantes do Ensino Médio questões relativas às suas concepções de conhecimento e aprendizagem, considerando estes atores como sujeitos autônomos, corresponsáveis pelas suas próprias aprendizagens e desempenho escolar.
id PUC_RIO-1_fedf5215cab33142774b51d47b848d45
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:57701
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSESCONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE APRENDIZAGEM: CULTURA ESCOLAR E VIDEOAULAS2021-02-22SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA99201623704lattes.cnpq.br/3714198751601144SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA99201623704lattes.cnpq.br/3714198751601144MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659ROSALIA MARIA DUARTEALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHIMAGDA PISCHETOLASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA53136233549IVO FERNANDES GOMESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa buscou compreender as concepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre a aprendizagem de conhecimentos escolares relacionando-as às suas experiências com a mídia audiovisual, em particular as videoaulas. Para a realização da investigação foi selecionada uma escola pública de Ensino Médio localizada em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. A pesquisa na escola aconteceu no período de março a outubro de 2019 e contou com a participação de 462 estudantes, contemplando os primeiros, segundos e terceiros anos, nos três turnos de funcionamento (matutino, vespertino e noturno) da instituição. Na construção dos dados foi utilizado um questionário com vistas a traçar o perfil dos estudantes em relação a algumas práticas escolares e experiências com videoaulas. Também foram realizados 3 grupos focais, envolvendo 30 estudantes, com o objetivo de colher mais detalhadamente informações sobre o entendimento que possuíam sobre aprendizagem e as estratégias utilizadas para aprender os conhecimentos abordados pela escola. Os dados oriundos dos questionários foram submetidos a uma análise descritiva, passando por tabulação e tratamento estatístico. Os dos grupos focais, audiogravados, foram transcritos e analisados com o auxílio do software Atlas.ti, com base no método de Análise de Conteúdo (AC), e após análise, foram interpretados assumindo uma perspectiva de escola como cultura. Os resultados indicam que não há um consenso no entendimento sobre a aprendizagem entre os estudantes, e, que diversas crenças sobre o ato de conhecer e aprender se mesclam, contemplando às vezes ideias contraditórias, como as inatistas de dom e aptidão paralelas à de aprendizagem pela experiência, por exemplo, envolvendo a compreensão aguçada de mediação, tanto material quanto simbólica, e, a participação do corpo, dos sentidos e das emoções no processo de aprendizagem. Outra constatação foi em relação ao aspecto social que enxergam na aprendizagem, o que faz com que atribuam valor e significado à escola, e, às relações humanas que se estabelecem nesse contexto. Foi possível inferir que a ideia de aprendizagem, ainda em construção pelos jovens pesquisados é influenciada pelo modus operandi da escola, que tem o ensino centrado na memorização, e, provas e notas sem vínculo com aprendizagem, fazendo com que muitos estudantes interpretem memorização como aprendizagem. Número expressivo de estudantes afirma manter experiências com as videoaulas como estratégias de estudo. Entretanto, ficou evidente que estas, em sua maioria, reproduzem o padrão das aulas tradicionais. Mas, isso não permite afirmar sobre o nível de influência nas concepções de aprendizagem dos estudantes. Pois, como estratégia para atender à lógica da avaliação classificatória, findam por consolidar ideias de aprendizagem pré-formadas pela escola. A pesquisa, não propõe responder às variadas questões que emergiram dos diálogos com os estudantes, mas, ao revelá-las, conclui que há uma necessidade urgente de se organizar tempos e espaços para se discutir junto aos jovens integrantes do Ensino Médio questões relativas às suas concepções de conhecimento e aprendizagem, considerando estes atores como sujeitos autônomos, corresponsáveis pelas suas próprias aprendizagens e desempenho escolar.This research aimed to understand the conceptions of young high school students about the learning process of school knowledge related to their personal experiences with audiovisual media, particularly video classes. In order to investigate the needed aspects, a public high school in Teixeira de Freitas located at the south region of Bahia was chosen. The study was during the period of March until October of 2019, and had the collaboration of 462 students from junior to senior years and from the three different shifts existent in the school system, which are the mornings, the afternoons and the evenings. During the collection of the data, a questionnaire aiming to identify the profile of students related to some school practices and experiences with video classes had been used. In addition to that, three focus groups, with 30 students each, were created with the goal of collecting, in a more detailed way, information on their understanding about learning and the strategies used to learn the knowledge taught in school. The data from the questionnaires were submitted to a descriptive analysis, going through tabulation and statistical treatment. Those of the focus groups, audio-recorded, were transcribed and analyzed with the aid of the Atlas.ti software, based on the Content Analysis (CA) method, and after analysis, they were interpreted assuming a perspective of school as culture. The results indicate that there is no consensus in the understanding about learning among students, and that different beliefs about the act of knowing and learning are mixed, sometimes contemplating contradictory ideas, such as the innate gift and aptitude parallel to that of learning by experience. For example, involving a keen understanding of mediation, both material and symbolic, and the participation of the body, the senses and emotions in the learning process. Other observation was related to the social aspect that they see in learning, which makes them assign value and meaning to the school and to the human relations that are established in this context. It was possible to infer that the idea of learning, still under construction by the young people surveyed is influenced by the school s modus operandi, which has teaching methods centered on memorization, and tests and notes without a link to learning, causing many students to think in memorization as learning. A great number of students claims to have experiences with video classes as study strategies; however, it was evident that these classes, in a great majority, reproduce the pattern of traditional classes. On the other hand, this does not allow affirming about the level of influence on the conceptions of learning of students. Therefore, as a strategy to meet the logic of classificatory assessment, they end up consolidating learning ideas pre formed by the school. This research does not offer to answer the variety of questions that emerged from the dialogues with the students, but by revealing them, it concludes that there is an urgent need to organize time and spaces to discuss with the young students issues related to their conceptions of knowledge and learning, considering these actors as autonomous subjects, co-responsible for their own learning and school performance.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57701Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE APRENDIZAGEM: CULTURA ESCOLAR E VIDEOAULAS
title CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
spellingShingle CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
IVO FERNANDES GOMES
title_short CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
title_full CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
title_fullStr CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
title_full_unstemmed CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
title_sort CONCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS ON LEARNING: SCHOOL CULTURE AND VIDEO CLASSES
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author IVO FERNANDES GOMES
author_facet IVO FERNANDES GOMES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 99201623704
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 99201623704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3714198751601144
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3714198751601144
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 53136233549
dc.contributor.author.fl_str_mv IVO FERNANDES GOMES
contributor_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
MAGDA PISCHETOLA
MAGDA PISCHETOLA
ROSALIA MARIA DUARTE
ALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHI
MAGDA PISCHETOLA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
description Esta pesquisa buscou compreender as concepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre a aprendizagem de conhecimentos escolares relacionando-as às suas experiências com a mídia audiovisual, em particular as videoaulas. Para a realização da investigação foi selecionada uma escola pública de Ensino Médio localizada em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. A pesquisa na escola aconteceu no período de março a outubro de 2019 e contou com a participação de 462 estudantes, contemplando os primeiros, segundos e terceiros anos, nos três turnos de funcionamento (matutino, vespertino e noturno) da instituição. Na construção dos dados foi utilizado um questionário com vistas a traçar o perfil dos estudantes em relação a algumas práticas escolares e experiências com videoaulas. Também foram realizados 3 grupos focais, envolvendo 30 estudantes, com o objetivo de colher mais detalhadamente informações sobre o entendimento que possuíam sobre aprendizagem e as estratégias utilizadas para aprender os conhecimentos abordados pela escola. Os dados oriundos dos questionários foram submetidos a uma análise descritiva, passando por tabulação e tratamento estatístico. Os dos grupos focais, audiogravados, foram transcritos e analisados com o auxílio do software Atlas.ti, com base no método de Análise de Conteúdo (AC), e após análise, foram interpretados assumindo uma perspectiva de escola como cultura. Os resultados indicam que não há um consenso no entendimento sobre a aprendizagem entre os estudantes, e, que diversas crenças sobre o ato de conhecer e aprender se mesclam, contemplando às vezes ideias contraditórias, como as inatistas de dom e aptidão paralelas à de aprendizagem pela experiência, por exemplo, envolvendo a compreensão aguçada de mediação, tanto material quanto simbólica, e, a participação do corpo, dos sentidos e das emoções no processo de aprendizagem. Outra constatação foi em relação ao aspecto social que enxergam na aprendizagem, o que faz com que atribuam valor e significado à escola, e, às relações humanas que se estabelecem nesse contexto. Foi possível inferir que a ideia de aprendizagem, ainda em construção pelos jovens pesquisados é influenciada pelo modus operandi da escola, que tem o ensino centrado na memorização, e, provas e notas sem vínculo com aprendizagem, fazendo com que muitos estudantes interpretem memorização como aprendizagem. Número expressivo de estudantes afirma manter experiências com as videoaulas como estratégias de estudo. Entretanto, ficou evidente que estas, em sua maioria, reproduzem o padrão das aulas tradicionais. Mas, isso não permite afirmar sobre o nível de influência nas concepções de aprendizagem dos estudantes. Pois, como estratégia para atender à lógica da avaliação classificatória, findam por consolidar ideias de aprendizagem pré-formadas pela escola. A pesquisa, não propõe responder às variadas questões que emergiram dos diálogos com os estudantes, mas, ao revelá-las, conclui que há uma necessidade urgente de se organizar tempos e espaços para se discutir junto aos jovens integrantes do Ensino Médio questões relativas às suas concepções de conhecimento e aprendizagem, considerando estes atores como sujeitos autônomos, corresponsáveis pelas suas próprias aprendizagens e desempenho escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57701@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324962431664128