Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marqueze,Elaine Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moreno,Claudia Roberta de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100010
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi verificar a correlação entre satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho de docentes universitários. Este é um estudo transversal de abordagem quantitativa. Dele fizeram parte 154 docentes, dos quais 50,6% eram homens e 49,4% eram mulheres e cuja idade média era de 39,25 anos. A coleta de dados incluiu três questionários: 1. Dados sociodemográficos e funcionais, 2. Escala de satisfação no trabalho; 3. Índice de capacidade para o Trabalho - ICT. A satisfação no trabalho e o ICT mostraram correlação estatisticamente significativa (r=0,23, p<0,01). Conclui-se que o aumento da satisfação no trabalho pode melhorar a capacidade para o trabalho entre os docentes.
id PUC_RIO-24_79b4d9a3f6efee58e416ea6219e5929d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722009000100010
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitáriossatisfação no trabalhoíndice de capacidade para o trabalhodocenteO objetivo principal deste estudo foi verificar a correlação entre satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho de docentes universitários. Este é um estudo transversal de abordagem quantitativa. Dele fizeram parte 154 docentes, dos quais 50,6% eram homens e 49,4% eram mulheres e cuja idade média era de 39,25 anos. A coleta de dados incluiu três questionários: 1. Dados sociodemográficos e funcionais, 2. Escala de satisfação no trabalho; 3. Índice de capacidade para o Trabalho - ICT. A satisfação no trabalho e o ICT mostraram correlação estatisticamente significativa (r=0,23, p<0,01). Conclui-se que o aumento da satisfação no trabalho pode melhorar a capacidade para o trabalho entre os docentes.Universidade Estadual de Maringá2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100010Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722009000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMarqueze,Elaine CristinaMoreno,Claudia Roberta de Castropor2009-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722009000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2009-06-29T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
title Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
spellingShingle Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
Marqueze,Elaine Cristina
satisfação no trabalho
índice de capacidade para o trabalho
docente
title_short Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
title_full Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
title_fullStr Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
title_full_unstemmed Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
title_sort Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários
author Marqueze,Elaine Cristina
author_facet Marqueze,Elaine Cristina
Moreno,Claudia Roberta de Castro
author_role author
author2 Moreno,Claudia Roberta de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marqueze,Elaine Cristina
Moreno,Claudia Roberta de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv satisfação no trabalho
índice de capacidade para o trabalho
docente
topic satisfação no trabalho
índice de capacidade para o trabalho
docente
description O objetivo principal deste estudo foi verificar a correlação entre satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho de docentes universitários. Este é um estudo transversal de abordagem quantitativa. Dele fizeram parte 154 docentes, dos quais 50,6% eram homens e 49,4% eram mulheres e cuja idade média era de 39,25 anos. A coleta de dados incluiu três questionários: 1. Dados sociodemográficos e funcionais, 2. Escala de satisfação no trabalho; 3. Índice de capacidade para o Trabalho - ICT. A satisfação no trabalho e o ICT mostraram correlação estatisticamente significativa (r=0,23, p<0,01). Conclui-se que o aumento da satisfação no trabalho pode melhorar a capacidade para o trabalho entre os docentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722009000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.14 n.1 2009
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904633847808