Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracioli,Sofia Muniz Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Linhares,Maria Beatriz Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000100009
Resumo: O temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode influenciar trajetórias de desenvolvimento de crianças. Estudos sobre o desenvolvimento emocional e social têm destacado a importância do temperamento como uma variável que influencia fundamentalmente o ajustamento saudável do indivíduo. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2007 a 2012, sobre o tema temperamento e suas relações com problemas emocionais e de comportamento em crianças na fase pré-escolar. Foram selecionados sistematicamente dezoito estudos empíricos indexados nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Scielo. Os resultados dos estudos evidenciaram, predominantemente, relações diretas entre fatores do temperamento e os tipos específicos de problemas emocionais e de comportamento internalizantes e externalizantes, em crianças na fase pré-escolar. O temperamento com traços de retraimento, timidez e medo mostrou associação com problemas internalizantes, enquanto o temperamento do tipo difícil ou com falta de controle inibitório comportamental mostrou associação com problemas externalizantes. Além disso, verificou-se que variáveis da criança do tipo nascimento prematuro, transtorno do autismo e alto nível de cortisol salivar, assim como variáveis de risco psicossocial do tipo baixo nível socioeconômico e depressão materna, foram fatores moderadores das relações entre os traços de temperamento e problemas de comportamento.
id PUC_RIO-24_dee6a70bb0561cae2e791c288426c1e4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722014000100009
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolaresTemperamentoproblemas de comportamentopré-escolaresO temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode influenciar trajetórias de desenvolvimento de crianças. Estudos sobre o desenvolvimento emocional e social têm destacado a importância do temperamento como uma variável que influencia fundamentalmente o ajustamento saudável do indivíduo. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2007 a 2012, sobre o tema temperamento e suas relações com problemas emocionais e de comportamento em crianças na fase pré-escolar. Foram selecionados sistematicamente dezoito estudos empíricos indexados nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Scielo. Os resultados dos estudos evidenciaram, predominantemente, relações diretas entre fatores do temperamento e os tipos específicos de problemas emocionais e de comportamento internalizantes e externalizantes, em crianças na fase pré-escolar. O temperamento com traços de retraimento, timidez e medo mostrou associação com problemas internalizantes, enquanto o temperamento do tipo difícil ou com falta de controle inibitório comportamental mostrou associação com problemas externalizantes. Além disso, verificou-se que variáveis da criança do tipo nascimento prematuro, transtorno do autismo e alto nível de cortisol salivar, assim como variáveis de risco psicossocial do tipo baixo nível socioeconômico e depressão materna, foram fatores moderadores das relações entre os traços de temperamento e problemas de comportamento.Universidade Estadual de Maringá2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000100009Psicologia em Estudo v.19 n.1 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-7372189590007info:eu-repo/semantics/openAccessGracioli,Sofia Muniz AlvesLinhares,Maria Beatriz Martinspor2014-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
title Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
spellingShingle Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
Gracioli,Sofia Muniz Alves
Temperamento
problemas de comportamento
pré-escolares
title_short Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
title_full Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
title_fullStr Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
title_full_unstemmed Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
title_sort Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares
author Gracioli,Sofia Muniz Alves
author_facet Gracioli,Sofia Muniz Alves
Linhares,Maria Beatriz Martins
author_role author
author2 Linhares,Maria Beatriz Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracioli,Sofia Muniz Alves
Linhares,Maria Beatriz Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Temperamento
problemas de comportamento
pré-escolares
topic Temperamento
problemas de comportamento
pré-escolares
description O temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode influenciar trajetórias de desenvolvimento de crianças. Estudos sobre o desenvolvimento emocional e social têm destacado a importância do temperamento como uma variável que influencia fundamentalmente o ajustamento saudável do indivíduo. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2007 a 2012, sobre o tema temperamento e suas relações com problemas emocionais e de comportamento em crianças na fase pré-escolar. Foram selecionados sistematicamente dezoito estudos empíricos indexados nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Scielo. Os resultados dos estudos evidenciaram, predominantemente, relações diretas entre fatores do temperamento e os tipos específicos de problemas emocionais e de comportamento internalizantes e externalizantes, em crianças na fase pré-escolar. O temperamento com traços de retraimento, timidez e medo mostrou associação com problemas internalizantes, enquanto o temperamento do tipo difícil ou com falta de controle inibitório comportamental mostrou associação com problemas externalizantes. Além disso, verificou-se que variáveis da criança do tipo nascimento prematuro, transtorno do autismo e alto nível de cortisol salivar, assim como variáveis de risco psicossocial do tipo baixo nível socioeconômico e depressão materna, foram fatores moderadores das relações entre os traços de temperamento e problemas de comportamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-7372189590007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.19 n.1 2014
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906108145664